Repository logo
 
Publication

A equoterapia no desenvolvimento cognitivo das crianças autistas

dc.contributor.advisorPacheco, José Eusébio Palma
dc.contributor.authorPires, Fátima Cristina Pina Ribeiro
dc.date.accessioned2011-09-07T16:04:31Z
dc.date.available2011-09-07T16:04:31Z
dc.date.issued2009
dc.descriptionDissertação de mest., Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2009por
dc.description.abstractPara a realização deste estudo exploratório, recorreu-se à Equoterapia como um método terapêutico nas áreas de prevenção e reabilitação em saúde e educação, procurando-se estudar a eventual evolução (ou não) no desenvolvimento cognitivo de quatro crianças diagnosticadas com perturbações do espectro do autismo, todas do sexo masculino (entre os cinco e os doze anos), durante a prática da Equoterapia e averiguar se após esta prática (num período de dez sessões com duração de sete semanas) estas crianças foram influenciadas ao nível do desenvolvimento cognitivo (realização cognitiva nas suas modalidades de resposta- Sucesso, Emergente e Insucesso) e das relações sociais (relacionamento nas suas modalidades de resposta- Apropriado, Moderado e Severo). A metodologia utilizada centrou-se na observação directa de todas as sessões com recurso a técnicas de audiovisual, bem como, na utilização de grelhas de observação individual; na aplicação, aos sujeitos, do Psychoeducational Profile Revised (PEP-R) e da escala Childhood Autism Rating Scale (C.A.R.S.) antes da primeira sessão e após o término das sessões de Equoterapia e, por último, na aplicação de entrevistas semiestruturadas às Professoras de Apoio Educativo. Os resultados mostram-se na generalidade concordantes com as hipóteses em que o método da Equoterapia potencia o desenvolvimento cognitivo (realização cognitiva) destes sujeitos. Contudo, constatou-se que na generalidade a Equoterapia não potencia as relações sociais nestas crianças, sendo que na análise individual verifica-se em dois sujeitos o desenvolvimento das relações sociais.
dc.formatapplication/pdfpor
dc.identifier.other159.92 PIR*Equ Cave
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/357
dc.language.isoporpor
dc.subjectTesespor
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectAutismopor
dc.subjectEquoterapiapor
dc.titleA equoterapia no desenvolvimento cognitivo das crianças autistaspor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociaispor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educação. Especialização em Necessidades Educativas Especiaispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 5 of 13
No Thumbnail Available
Name:
TESE_A_EQUOTERAPIA_NO_DESENVOLVIMENTO_COGNITIVO_DAS_CRIANÇAS_AUTISTAS.pdf
Size:
1.16 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
Pedido_de_autorizaçao_aos_pais_e_orgao_de_gestao_anexo_G_e_H.pdf
Size:
55.17 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
INTRODUÇAO_so_primeira_página_da_tese.pdf
Size:
57.78 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
IDENTIFICAÇAO_E_CARACTERIZAÇAO_DOS_SUJEITOS_anexo_F.pdf
Size:
133.01 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
GRELHAS_DE_OBSERVAÇAO_DAS_SESSOES_DE_EQUOTERAPIA.pdf
Size:
880.33 KB
Format:
Adobe Portable Document Format