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O perfil e o nível de satisfação dos clientes d’O Castelo

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorFerreira, Eugénia Maria Dores Maia
dc.contributor.authorNeto, Ana Luísa Gouveia Gonçalves
dc.date.accessioned2017-09-15T15:00:25Z
dc.date.available2017-09-15T15:00:25Z
dc.date.issued2016-11-14
dc.date.submitted2016
dc.descriptionDissertação de mestrado, Gestão Empresarial, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2016
dc.description.abstractO estudo do perfil do cliente e do seu nível de satisfação representa uma importante ferramenta empresarial por contribuir para a criação de estratégias direcionadas para a rentabilidade, a sustentabilidade e o desenvolvimento de vantagens competitivas. Compreender a personalidade e o comportamento do cliente consumidor é fundamental mas complexo, pois implica aceitar que o cliente é mutável e multifacetado, que num mesmo momento temporal coabitam clientes com diferentes perfis e necessidades e que a geração do séc. XXI é exigente, com experiência de compra, aberta à mudança, sociável e adepta das tecnologias. De entre os fenómenos que têm contribuído para esta alteração de perfis, destaca-se a globalização e desaceleração da economia, o rápido acesso à informação e a proliferação das tecnologias com destaque para as aplicações móveis e sociais. Neste contexto, e com o cliente a ter um papel cada vez mais ativo na decisão de compra, a tarefa do gestor empresarial é complexa, mas pode ser facilitada com estudos que segmentem o mercado para otimizar estratégias de marketing e de comunicação. O presente estudo pretendeu compreender o perfil e o nível de satisfação dos clientes de um empreendimento multifacetado do sector da restauração localizado em Faro, com serviço de bar, restaurante e entretenimento. Elaborou-se um inquérito, implementado online, referente às características, interesses e perceções dos seus clientes e obteve-se uma base de dados que, ao ser sujeita às técnicas da análise estatística multivariada, espera-se obter clusters de clientes que sirvam de suporte a tomadas de decisões estratégicas. Espera-se que estas últimas sejam voltadas para a inovação, qualidade do serviço e oferta de experiências singulares, criando vantagem competitiva como resposta a uma concorrência que é hoje mais diversificada.pt_PT
dc.identifier.tid201708477pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/9955
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectClientept_PT
dc.subjectPerfilpt_PT
dc.subjectSatisfaçãopt_PT
dc.subjectCastelopt_PT
dc.subjectBarpt_PT
dc.subjectFaropt_PT
dc.titleO perfil e o nível de satisfação dos clientes d’O Castelopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve, Faculdade de Economia
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameGestão Empresarialpt_PT

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