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Advisor(s)
Abstract(s)
O presente estudo teve como objectivo investigar a influência do contacto escolar e do ano
de escolaridade em alunos ouvintes relativamente à inclusão de crianças e jovens
deficientes auditivos no ensino regular.
A amostra, num total de sessenta participantes provenientes de Escolas Básicas de 2º e 3º
Ciclos de Beja, dividiu-se em quatro grupos, de acordo com dois níveis de contacto escolar
(contacto próximo e contacto nulo) e dois níveis de escolaridade distintos (6º e 9º anos).
Os instrumentos de investigação utilizados consistiram numa entrevista semi-directiva,
numa escala de atitudes multidimensional e num teste sociométrico. Os alunos
pertencentes a turmas integradas responderam aos três instrumentos enquanto que os
alunos procedentes de turmas não integradas apenas contribuíram com as suas opiniões
relativamente aos dois primeiros instrumentos.
As hipóteses traçadas sustentavam que os alunos ouvintes pertencentes a turmas
integradas, com contacto próximo, assim como os que frequentam um ano de escolaridade
inferior, neste caso 6º ano, tendem a revelar atitudes menos favoráveis face à inclusão de
crianças e jovens deficientes auditivos, quando comparados com alunos de turmas não
integradas, com contacto nulo, a frequentar um nível escolar mais elevado, 9º ano.
Os resultados demonstraram, na generalidade, atitudes favoráveis no total da amostra,
ainda que sejam os alunos de 6º ano de escolaridade e aqueles que mantêm um contacto
próximo que apresentam atitudes mais favoráveis face à inclusão escolar de crianças e
jovens deficientes auditivos na escola regular. Contudo, no teste sociométrico os dados
apontaram para a existência de uma integração apenas física dos alunos com Deficiência
Auditiva e, por conseguinte, ainda distante da inclusão que hoje se preconiza.
Description
Dissertação de mest., Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2013