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Inclusão escolar de crianças e jovens com deficiência auditiva

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O presente estudo teve como objectivo investigar a influência do contacto escolar e do ano de escolaridade em alunos ouvintes relativamente à inclusão de crianças e jovens deficientes auditivos no ensino regular. A amostra, num total de sessenta participantes provenientes de Escolas Básicas de 2º e 3º Ciclos de Beja, dividiu-se em quatro grupos, de acordo com dois níveis de contacto escolar (contacto próximo e contacto nulo) e dois níveis de escolaridade distintos (6º e 9º anos). Os instrumentos de investigação utilizados consistiram numa entrevista semi-directiva, numa escala de atitudes multidimensional e num teste sociométrico. Os alunos pertencentes a turmas integradas responderam aos três instrumentos enquanto que os alunos procedentes de turmas não integradas apenas contribuíram com as suas opiniões relativamente aos dois primeiros instrumentos. As hipóteses traçadas sustentavam que os alunos ouvintes pertencentes a turmas integradas, com contacto próximo, assim como os que frequentam um ano de escolaridade inferior, neste caso 6º ano, tendem a revelar atitudes menos favoráveis face à inclusão de crianças e jovens deficientes auditivos, quando comparados com alunos de turmas não integradas, com contacto nulo, a frequentar um nível escolar mais elevado, 9º ano. Os resultados demonstraram, na generalidade, atitudes favoráveis no total da amostra, ainda que sejam os alunos de 6º ano de escolaridade e aqueles que mantêm um contacto próximo que apresentam atitudes mais favoráveis face à inclusão escolar de crianças e jovens deficientes auditivos na escola regular. Contudo, no teste sociométrico os dados apontaram para a existência de uma integração apenas física dos alunos com Deficiência Auditiva e, por conseguinte, ainda distante da inclusão que hoje se preconiza.

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Dissertação de mest., Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2013

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