Publication
O vocabulário em crianças com perturbação da aquisição de linguagem: estudos de caso
dc.contributor.advisor | Conceição, Manuel Célio | |
dc.contributor.author | Lacão, Milene Alexandra Candeias | |
dc.date.accessioned | 2014-03-19T11:50:07Z | |
dc.date.available | 2014-03-19T11:50:07Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description | Dissertação de mest., Ciências da Linguagem, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2013 | por |
dc.description.abstract | O objetivo deste estudo é o de averiguar o conhecimento e utilização vocabular das crianças com diagnóstico de perturbação específica da linguagem (PEL) e perturbação do espetro do autismo (PEA) que têm sido confundidos devido ao desenvolvimento da linguagem semelhante e às dificuldades na realização frásica. Assim, duas crianças com diagnóstico de PEL e PEA são estudadas a nível vocabular, através de provas de nomeação, definição, preenchimento de lacunas em frase e diversidade lexical. Os itens lexicais foram controlados por campos lexicais e classe de palavras. A criança com PEL apresenta resultados de nomeação próximos dos que são realizados pelos falantes da língua portuguesa, embora tenha existido fragilidade na nomeação de verbos. O mesmo se verificou em tarefas de definição em que os verbos foram mais difíceis de definir face a itens mais concretos. A definição que a criança com PEL utilizou demonstra conceitos mais estáveis com a denominação de categorias e informação agregada aos itens apresentados. Apresenta um conhecimento vocabular abrangente com boa organização entre os itens (relações paradigmáticas e sintagmáticas), no entanto o seu desempenho nas provas foi influenciado pelas características dos itens (grau de saliência e número de atributos ex. verbos e palavras de classe fechada). Apesar da criança PEA ter conseguido mostrar conhecimento sobre o rótulo (significante) dos itens mostrou também dificuldade em abstrair-se do que se considera a sua experiência no dia-a-dia referindo na maioria dos itens o contexto de utilização. Demostra fraca organização de itens (relações paradigmáticas e sintagmáticas) com influência da classe a que pertencem os itens (ex. verbos e itens de classe fechada) e a sua utilização em discurso confirma o fraco conhecimento face a itens mais abstratos como os verbos e itens pertencentes à classe fechada). Verificaram-se dificuldades a nível de itens de vocabulário mais abstratos constatados nas crianças em estudo. No entanto, a criança PEL tem um conhecimento e utilização de vocabulário que a criança com PEA não acompanha. Os resultados são indicativos de que é possível distinguir as crianças PEL e PEA através do conhecimento vocabular destas crianças. | por |
dc.identifier.tid | 202486168 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/3665 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.title | O vocabulário em crianças com perturbação da aquisição de linguagem: estudos de caso | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Linguagem | por |