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O impacto da qualidade do estágio nos recursos de empregabilidade e na exploração de carreira: estudo com alunos dos Cursos Profissionais do Ensino Secundáriol

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Abstract(s)

Os Cursos Profissionais no Ensino Secundário, surgem como uma modalidade de formação prática e profissionalizante, contendo um elemento fundamental para o processo de aprendizagem e para a inserção no mercado de trabalho, o estágio curricular. Neste sentido, e com o aumento que se tem registado em território continental e nas ilhas, no que diz respeito ao número de alunos inscritos em cursos profissionais, parece-nos pertinente estudar o impacto da qualidade dos estágios nos recursos de empregabilidade e na exploração de carreira, assim como nas intenções de abandono. Apresenta-se um estudo longitudinal, divido em dois momentos. No primeiro momento, participaram 137 alunos e no segundo momento houve uma diminuição do número da amostra, por diversos fatores, passando este para 87 participantes. Os recursos de empregabilidade foram avaliados através da Medida Multidimensional de Empregabilidade (Lo Presti et al., (2019) adapt. Gamboa et al., 2023), Career Exploration Survey (CES) (Stumpf et al., (1983), adapt. Taveira, 1997), Risco de Abandono (Casanova et al., 2021) e o Inventário da Qualidade do Estágio (Gamboa, 2011). Foram realizadas análises de estatística descritiva das variáveis em estudo, como sociodemográficas, exploração de carreira, empregabilidade, entre outras. Posteriormente, procedemos a análises de correlações e ao cálculo de regressões. Experiências de estágio mais satisfatórias estiveram associadas a maiores níveis de exploração de carreira assim como a maiores recursos de empregabilidade. Ao contrário estiveram as intenções de abandono que aumentavam quando os recursos de empregabilidade eram menores, assim como com a exploração de carreira e quando vivenciavam experiências de estágio pouco satisfatórias. Estes resultados foram discutidos na articulação com a literatura da carreira e, depois das implicações, foram apresentadas limitações e apontada futura investigação.
Vocational Courses in Secondary Education emerge as a form of practical and vocational training, featuring a key element for the learning process and entry into the job market: the curricular internship. In this context, and with the increasing number of students enrolled in professional courses both on the mainland and the islands, it seems relevant to study the impact of internship quality on employability resources, career exploration, and abandonment intentions. A longitudinal study was conducted, divided into two moments. In the first moment, 137 students participated, while in the second moment, the sample size decreased to 87 participants due to various factors. Employability resources were assessed using the Multidimensional Employability Measure (Lo Presti et al., 2019, adapted by Gamboa et al., 2023), the Career Exploration Survey (CES) (Stumpf et al., 1983, adapted by Taveira, 1997), Abandonment Intentions (Casanova et al., 2021), and the Internship Quality Inventory (Gamboa, 2011). Descriptive statistical analyses of variables such as sociodemographic, career exploration, and employability, among others, were performed. Subsequently, correlation analyses and regression calculations were conducted. More satisfactory internship experiences were associated with higher levels of career exploration and greater employability resources. In contrast, abandonment intentions increased when employability resources were lower, career exploration was limited, and internship experiences were unsatisfactory. These findings were discussed in connection with career literature, followed by implications, limitations, and suggestions for future research.

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Cursos profissionais Empregabilidade Exploração de carreira Qualidade do estágio Risco de abandono

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