Repository logo
 
Publication

Centros do triângulo: uma visão da demonstração em contexto escolar

datacite.subject.fosCiências Naturais::Outras Ciências Naturaispt_PT
dc.contributor.advisorAmado, Nélia Maria Pontes
dc.contributor.advisorRodrigues, Juan Carlos Sanchez
dc.contributor.authorPinto, Jorge do Nascimento Lobão
dc.date.accessioned2018-12-05T17:50:17Z
dc.date.available2018-12-05T17:50:17Z
dc.date.issued2011
dc.date.submitted2011
dc.description.abstractEste estudo debruça-se sobre a demonstração como forma de justificar, explicar e comunicar resultados geométricos. Com este trabalho pretende-se descrever como é que a demonstração na matemática escolar contribui para melhorar a compreensão matemática e de que forma os ambientes de geometria dinâmica potenciam o raciocínio lógico-dedutivo. A metodologia seguida foi de natureza qualitativa, de carácter interpretativo, com foco na análise de dados recolhidos através de observação participante, de gravações áudio e vídeo, produções escritas pelos alunos e entrevistas aos alunos. A investigação envolveu um grupo de alunos do 9.º ano nas aulas de Estudo Acompanhado e foram realizadas diversas actividades relacionadas com os pontos notáveis do triângulo e suas propriedades. No trabalho em sala de aula recorreu-se ao Geogebra como um meio para potenciar a actividade demonstrativa dos alunos. O recurso ao computador revelou-se determinante na resolução das actividades propostas. O trabalho com o Geogebra foi motivante para todos os alunos envolvidos independentemente de terem, ou não, sido capazes de construir uma cadeia argumentativa. Nem todos os alunos conseguiram estabelecer conexões entre os vários objectos e relacioná-los entre si através das suas propriedades e encadeá-las de forma lógica de modo a justificar matematicamente o resultado pretendido. A demonstração deve ser uma tarefa a propor aos alunos ao longo de todo o 3.º ciclo e não apenas no 9.º ano. A demonstração promove o conhecimento matemático, dando um contributo significativo na construção de bases essenciais ao seu desenvolvimento, contribuindo para a compreensão e comunicação matemática.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/11065
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDemonstraçãopt_PT
dc.subjectGeometriapt_PT
dc.subjectGeogebrapt_PT
dc.subjectTriângulopt_PT
dc.subjectPontos notáveispt_PT
dc.titleCentros do triângulo: uma visão da demonstração em contexto escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências e Tecnologia
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Didáctica e Inovação no Ensino das Ciênciaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
tese_final _impressao_4Marco.pdf
Size:
2.42 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.41 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: