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Emoção e comunicação: a dimensão emocional na interpretação de mensagens publicitárias

dc.contributor.advisorJesus, Saul Neves de
dc.contributor.authorSchütz, Ronaldo Luís Arias
dc.date.accessioned2011-09-07T16:05:23Z
dc.date.available2011-09-07T16:05:23Z
dc.date.issued2005
dc.descriptionTese de Doutoramento, Psicologia, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2004por
dc.description.abstractNos finais do século XIX, e coincidindo com os primórdios da afirmação da Psicologia enquanto ciência, a emoção é foco das atenções em áreas do conhecimento como a Filosofia, a Biologia e a Medicina. Com raízes nestes campos, e dada a sua natureza, a Psicologia não lhe poderia ser indiferente, tendo sido realizados vários trabalhos em que a emoção aparece evidenciada. Posteriormente, são poucos os autores que, com algum método e consistência, se dedicaram ao seu estudo, provavelmente em razão das dificuldades existentes na sua operacionalização. Este alheamento é mais vincado sobretudo nos autores de expressão anglo-saxónica, que acabam por ser determinantes nas tendências mais genericamente assumidas pela comunidade científica. Assim, a libertação da emoção do seu ostracismo científico apenas vai se verificar nos finais do século XX, com o surgimento, consequente aos avanços tecnológicos, de possibilidades de controlo e avaliação bastante mais refinadas. Mais uma vez, o interesse pela emoção faz eco em diferentes áreas do conhecimento, onde também se inclui a Psicologia. Concomitantemente, e também como consequência do rápido desenvolvimento tecnológico, observamos a progressiva transformação do mundo numa "aldeia global", cumprindo-se a previsão das teorias da comunicação dos anos 60 e 70, na medida em que, de forma quase instantânea, podemos ter acesso a múltiplas informações e situações consideradas mediatizáveis por diversos decisores, naturalmente influenciados por condicionalismos sócio-político-económicos.pt_PT
dc.formatapplication/pdfpor
dc.identifier.otherAUT: RSC00605
dc.identifier.tid101130252
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/715
dc.language.isoporpor
dc.subjectTesespor
dc.subjectPsicologia socialpor
dc.subjectPublicidadepor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.titleEmoção e comunicação: a dimensão emocional na interpretação de mensagens publicitáriaspor
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccess
rcaap.typedoctoralThesispor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
thesis.degree.levelDoutor

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