Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Suporte Parental Percebido e Exploração de Carreira - estudo do impacto de uma intervenção de carreira promotora das atividades conjuntas pais-filhos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissertação Filipa Bértolo n.º47786.pdf3.26 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

De acordo com a literatura vocacional, o desenvolvimento de carreira, enquanto processo que ocorre ao longo de todo o ciclo de vida, pode ser explicado, de certa forma, por fatores relacionais e contextuais mais proximais, como é o caso do suporte parental (e.g., Carvalho & Taveira, 2012; Dietrich & Kracke, 2009; Porfeli & Lee, 2012; Turner et al., 2003; Vondracek, Lerner, & Schulenberg, 1986). Estudos empíricos evidenciam que o suporte parental surge positivamente associado aos comportamentos de exploração e aos níveis de confiança para a tomada de decisão de carreira (e.g., Estreia, Gamboa, Rodrigues, & Paixão, 2018; Garcia, Restubog, Toledano, Tolentino, & Rafferty, 2012; Hargrove, Creagh, & Keller, 2002; Rodrigues, Gamboa, Vieira, Paixão, & Domingues, 2017; Schmitt-Rodermund & Vondracek, 1999; Whiston & Keller, 2004). Neste âmbito, o objetivo geral deste estudo pretende analisar o efeito de uma intervenção de carreira, assente nas atividades conjuntas pais-filhos, no suporte parental percebido, nos processos vocacionais de exploração e na autoeficácia para a tomada de decisão de carreira, em alunos do 7.º ano do ensino básico. Os resultados permitiram observar o impacto da intervenção, de acordo com a análise das variâncias com medições repetidas, ao revelar efeito significativo na autoeficácia para a tomada de decisão. Por fim, este resultado é discutido e as suas implicações são avançadas para a prática vocacional.
According to vocational literature, career development as a process that occurs throughout the life-span of the individual, can in a way be explained by more proximal relational and contextual factors such as parental support (e.g., Carvalho & Taveira, 2012; Dietrich & Kracke, 2009; Porfeli & Lee, 2012; Turner et al., 2003; Vondracek, Lerner, & Schulenberg, 1986). Empirical studies show that parental support is positively associated with exploration activities and levels of confidence for career decision-making process (e.g., Estreia, Gamboa, Rodrigues, & Paixão, 2018; Garcia, Restubog, Toledano, Tolentino, & Rafferty, 2012; Hargrove, Creagh, & Keller, 2002; Rodrigues, Gamboa, Vieira, Paixão, & Domingues, 2017; Schmitt-Rodermund & Vondracek, 1999; Whiston & Keller, 2004). In this context, the main objective of this study is to analyze the effect of a career intervention, based on conjoint (parent-student) activities, in perceived parental support, career exploration processes and self-efficacy for career decision-making, in students from the 7th grade. The results allowed to observe the impact of the intervention, according to the analysis of variances with repeated measures, by revealing a significant effect on self-efficacy for decision-making process. Finally, the results are discussed and the implications are advanced for vocational practice.

Description

Keywords

Suporte parental Exploração de carreira Intervenção de carreira Atividades conjuntas Autoeficácia

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License