Repository logo
 
Publication

Suporte Parental Percebido e Exploração de Carreira - estudo do impacto de uma intervenção de carreira promotora das atividades conjuntas pais-filhos

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorGamboa, Vítor
dc.contributor.authorBértolo, Filipa Alexandra Pacheco
dc.date.accessioned2021-02-12T16:35:18Z
dc.date.available2021-02-12T16:35:18Z
dc.date.issued2020-05-28
dc.description.abstractDe acordo com a literatura vocacional, o desenvolvimento de carreira, enquanto processo que ocorre ao longo de todo o ciclo de vida, pode ser explicado, de certa forma, por fatores relacionais e contextuais mais proximais, como é o caso do suporte parental (e.g., Carvalho & Taveira, 2012; Dietrich & Kracke, 2009; Porfeli & Lee, 2012; Turner et al., 2003; Vondracek, Lerner, & Schulenberg, 1986). Estudos empíricos evidenciam que o suporte parental surge positivamente associado aos comportamentos de exploração e aos níveis de confiança para a tomada de decisão de carreira (e.g., Estreia, Gamboa, Rodrigues, & Paixão, 2018; Garcia, Restubog, Toledano, Tolentino, & Rafferty, 2012; Hargrove, Creagh, & Keller, 2002; Rodrigues, Gamboa, Vieira, Paixão, & Domingues, 2017; Schmitt-Rodermund & Vondracek, 1999; Whiston & Keller, 2004). Neste âmbito, o objetivo geral deste estudo pretende analisar o efeito de uma intervenção de carreira, assente nas atividades conjuntas pais-filhos, no suporte parental percebido, nos processos vocacionais de exploração e na autoeficácia para a tomada de decisão de carreira, em alunos do 7.º ano do ensino básico. Os resultados permitiram observar o impacto da intervenção, de acordo com a análise das variâncias com medições repetidas, ao revelar efeito significativo na autoeficácia para a tomada de decisão. Por fim, este resultado é discutido e as suas implicações são avançadas para a prática vocacional.pt_PT
dc.description.abstractAccording to vocational literature, career development as a process that occurs throughout the life-span of the individual, can in a way be explained by more proximal relational and contextual factors such as parental support (e.g., Carvalho & Taveira, 2012; Dietrich & Kracke, 2009; Porfeli & Lee, 2012; Turner et al., 2003; Vondracek, Lerner, & Schulenberg, 1986). Empirical studies show that parental support is positively associated with exploration activities and levels of confidence for career decision-making process (e.g., Estreia, Gamboa, Rodrigues, & Paixão, 2018; Garcia, Restubog, Toledano, Tolentino, & Rafferty, 2012; Hargrove, Creagh, & Keller, 2002; Rodrigues, Gamboa, Vieira, Paixão, & Domingues, 2017; Schmitt-Rodermund & Vondracek, 1999; Whiston & Keller, 2004). In this context, the main objective of this study is to analyze the effect of a career intervention, based on conjoint (parent-student) activities, in perceived parental support, career exploration processes and self-efficacy for career decision-making, in students from the 7th grade. The results allowed to observe the impact of the intervention, according to the analysis of variances with repeated measures, by revealing a significant effect on self-efficacy for decision-making process. Finally, the results are discussed and the implications are advanced for vocational practice.pt_PT
dc.identifier.tid202497178pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/15085
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectSuporte parentalpt_PT
dc.subjectExploração de carreirapt_PT
dc.subjectIntervenção de carreirapt_PT
dc.subjectAtividades conjuntaspt_PT
dc.subjectAutoeficáciapt_PT
dc.titleSuporte Parental Percebido e Exploração de Carreira - estudo do impacto de uma intervenção de carreira promotora das atividades conjuntas pais-filhospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação Filipa Bértolo n.º47786.pdf
Size:
3.26 MB
Format:
Adobe Portable Document Format