Publication
Suporte Parental Percebido e Exploração de Carreira - estudo do impacto de uma intervenção de carreira promotora das atividades conjuntas pais-filhos
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Gamboa, Vítor | |
dc.contributor.author | Bértolo, Filipa Alexandra Pacheco | |
dc.date.accessioned | 2021-02-12T16:35:18Z | |
dc.date.available | 2021-02-12T16:35:18Z | |
dc.date.issued | 2020-05-28 | |
dc.description.abstract | De acordo com a literatura vocacional, o desenvolvimento de carreira, enquanto processo que ocorre ao longo de todo o ciclo de vida, pode ser explicado, de certa forma, por fatores relacionais e contextuais mais proximais, como é o caso do suporte parental (e.g., Carvalho & Taveira, 2012; Dietrich & Kracke, 2009; Porfeli & Lee, 2012; Turner et al., 2003; Vondracek, Lerner, & Schulenberg, 1986). Estudos empíricos evidenciam que o suporte parental surge positivamente associado aos comportamentos de exploração e aos níveis de confiança para a tomada de decisão de carreira (e.g., Estreia, Gamboa, Rodrigues, & Paixão, 2018; Garcia, Restubog, Toledano, Tolentino, & Rafferty, 2012; Hargrove, Creagh, & Keller, 2002; Rodrigues, Gamboa, Vieira, Paixão, & Domingues, 2017; Schmitt-Rodermund & Vondracek, 1999; Whiston & Keller, 2004). Neste âmbito, o objetivo geral deste estudo pretende analisar o efeito de uma intervenção de carreira, assente nas atividades conjuntas pais-filhos, no suporte parental percebido, nos processos vocacionais de exploração e na autoeficácia para a tomada de decisão de carreira, em alunos do 7.º ano do ensino básico. Os resultados permitiram observar o impacto da intervenção, de acordo com a análise das variâncias com medições repetidas, ao revelar efeito significativo na autoeficácia para a tomada de decisão. Por fim, este resultado é discutido e as suas implicações são avançadas para a prática vocacional. | pt_PT |
dc.description.abstract | According to vocational literature, career development as a process that occurs throughout the life-span of the individual, can in a way be explained by more proximal relational and contextual factors such as parental support (e.g., Carvalho & Taveira, 2012; Dietrich & Kracke, 2009; Porfeli & Lee, 2012; Turner et al., 2003; Vondracek, Lerner, & Schulenberg, 1986). Empirical studies show that parental support is positively associated with exploration activities and levels of confidence for career decision-making process (e.g., Estreia, Gamboa, Rodrigues, & Paixão, 2018; Garcia, Restubog, Toledano, Tolentino, & Rafferty, 2012; Hargrove, Creagh, & Keller, 2002; Rodrigues, Gamboa, Vieira, Paixão, & Domingues, 2017; Schmitt-Rodermund & Vondracek, 1999; Whiston & Keller, 2004). In this context, the main objective of this study is to analyze the effect of a career intervention, based on conjoint (parent-student) activities, in perceived parental support, career exploration processes and self-efficacy for career decision-making, in students from the 7th grade. The results allowed to observe the impact of the intervention, according to the analysis of variances with repeated measures, by revealing a significant effect on self-efficacy for decision-making process. Finally, the results are discussed and the implications are advanced for vocational practice. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202497178 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/15085 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Suporte parental | pt_PT |
dc.subject | Exploração de carreira | pt_PT |
dc.subject | Intervenção de carreira | pt_PT |
dc.subject | Atividades conjuntas | pt_PT |
dc.subject | Autoeficácia | pt_PT |
dc.title | Suporte Parental Percebido e Exploração de Carreira - estudo do impacto de uma intervenção de carreira promotora das atividades conjuntas pais-filhos | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia da Educação | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Dissertação Filipa Bértolo n.º47786.pdf
- Size:
- 3.26 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format