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Abstract(s)
O insucesso escolar verifica-se quando os alunos não atingem os resultados definidos no tempo previsto, e implica a repetição do ano curricular, com consequências individuais presentes e futuras e consequências coletivas, decorrentes de se considerar desejável, em termos sociais e políticos, que todos os alunos progridam. De acordo com a teoria contribuem para explicar o insucesso escolar diversas ordens de fatores, como os individuais, os socioinstitucionais e os sociofamiliares. Sem deixar de considerar as outras dimensões, e tendo em conta que a família continua a ser a principal responsável pela educação dos jovens, o presente trabalho focou-se no papel da família. Com o objetivo conhecer as perceções familiares sobre o percurso escolar de jovens, com insucesso escolar repetido, ou seja, com duas ou mais retenções, que frequentavam escolas integradas num Território Educativo de Intervenção Prioritária (TEIP), optou-se por uma abordagem metodológica de natureza qualitativa. Realizaram-se 12 entrevistas semidiretivas a encarregados de educação de jovens do 2.º e 3.º ciclo de escolaridade. Na análise sistemática dos dados verificou-se que no início do percurso os jovens gostavam da escola, mas desenvolveram atitudes negativas face a esta, chegando a manter-se a estudar apenas porque é obrigatório. O insucesso escolar é justificado pelas características das respostas curriculares, com as dificuldades de aprendizagem e com os traços de personalidade dos jovens. A educação dos jovens tem como figura central a mãe que: contacta com a escola, em momentos de crise, procurando fazê-lo através de contactos menos formais e de funcionários da escola; em casa define as regras e supervisiona o seu cumprimento, ainda que na maioria dos casos com um estilo parental permissivo. Para as encarregadas de educação o insucesso escolar é normal enquanto parte do percurso escolar dos jovens e não coloca em causa a concretização dos seus desejos de futuro para os filhos.
Description
Dissertação de mestrado, Ciências da Educação e da Formação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2017
Keywords
Insucesso escolar Família Território educativo de intervenção prioritária (TEIP) Metodologias qualitativas