Publication
Reconhecimento, validação e certificação de competências do nível básico três e o ensino básico recorrente do terceiro ciclo: contributos para a empregabilidade
dc.contributor.advisor | Carreira, Teresa Pires | |
dc.contributor.author | Faleiro, Rosa Maria Ribeiro | |
dc.date.accessioned | 2011-09-07T16:04:19Z | |
dc.date.available | 2011-09-07T16:04:19Z | |
dc.date.issued | 2005 | |
dc.description | Dissertação de mest., Ciências da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2006 | por |
dc.description.abstract | O presente trabalho de investigação estuda o Ensino Básico Recorrente do terceiro ciclo e o Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências do nível básico três, na qualidade de sistemas de certificação do nono ano que podem contribuir para a empregabilidade. Pretende analisar os resultados de certificação (conclusão/não conclusão do nono ano) do Ensino Básico Recorrente do terceiro ciclo e do Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências do nível básico três, procurando ainda estabelecer relações entre esses resultados e as características quer do funcionamento organizativo e pedagógico-didáctico dos sistemas em causa, quer do perfil social dos formandos. Constitui também um objectivo da investigação, analisar os contributos dos dois sistemas na empregabilidade dos adultos que os frequentaram. O quadro teórico de referência é construído em torno das temáticas de: Aprendizagem ao Longo da Vida; Educação e Formação de Adultos; Ensino Básico Recorrente do terceiro ciclo; Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências do nível básico três; e Empregabilidade. O estudo empírico, desenvolvido através do método exploratório, tem como ponto de partida três hipóteses: os diferentes resultados de certificação do nono ano no Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências do nível básico três e no Ensino Básico Recorrente do terceiro ciclo estão relacionados com o perfil social dos adultos que os frequentaram; os diferentes resultados de certificação do nono ano no Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências do nível básico três e no Ensino Básico Recorrente do terceiro ciclo estão relacionados com o funcionamento organizativo e pedagógico-didáctico desses processos; o Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências do nível básico três e o Ensino Básico Recorrente do terceiro ciclo têm diferentes contributos na empregabilidade dos adultos. Os principais resultados do estudo, circunscritos ao respectivo campo de análise e amostra, permitem concluir que: o Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências do nível básico três produz melhores resultados de certificação (conclusão do nono ano) do que o Ensino Básico Recorrente do terceiro ciclo; no Ensino Básico Recorrente do terceiro ciclo existe uma relação entre a idade dos alunos, a condição perante o trabalho no ano de dois mil e um ou de dois mil e dois, e os resultados de certificação, bem como entre alguns aspectos do seu funcionamento (organizativo e pedagógico-didáctico) e os resultados de certificação; nos momentos observados, a maioria dos formandos do Ensino Básico Recorrente do terceiro ciclo e do Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências do nível básico três, não altera a condição perante o trabalho, mantendo-se na condição de empregado. | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/277 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Ensino básico recorrente | por |
dc.subject | Terceiro ciclo | por |
dc.subject | Reconhecimento | por |
dc.subject | Validação | por |
dc.subject | Certificação | por |
dc.subject | Nível básico três | por |
dc.subject | Empregabilidade | por |
dc.title | Reconhecimento, validação e certificação de competências do nível básico três e o ensino básico recorrente do terceiro ciclo: contributos para a empregabilidade | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade e Ciências e Tecnologia | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação. Especialização em Educação e Formação de Adultos | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Tese Mestrado_RVCC-3 e o EBR-3.º-Contributos para a Empregabilidade_ 2006.doc
- Size:
- 4.84 MB
- Format:
- Microsoft Word