Repository logo
 
Publication

Reconhecimento, validação e certificação de competências do nível básico três e o ensino básico recorrente do terceiro ciclo: contributos para a empregabilidade

dc.contributor.advisorCarreira, Teresa Pires
dc.contributor.authorFaleiro, Rosa Maria Ribeiro
dc.date.accessioned2011-09-07T16:04:19Z
dc.date.available2011-09-07T16:04:19Z
dc.date.issued2005
dc.descriptionDissertação de mest., Ciências da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2006por
dc.description.abstractO presente trabalho de investigação estuda o Ensino Básico Recorrente do terceiro ciclo e o Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências do nível básico três, na qualidade de sistemas de certificação do nono ano que podem contribuir para a empregabilidade. Pretende analisar os resultados de certificação (conclusão/não conclusão do nono ano) do Ensino Básico Recorrente do terceiro ciclo e do Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências do nível básico três, procurando ainda estabelecer relações entre esses resultados e as características quer do funcionamento organizativo e pedagógico-didáctico dos sistemas em causa, quer do perfil social dos formandos. Constitui também um objectivo da investigação, analisar os contributos dos dois sistemas na empregabilidade dos adultos que os frequentaram. O quadro teórico de referência é construído em torno das temáticas de: Aprendizagem ao Longo da Vida; Educação e Formação de Adultos; Ensino Básico Recorrente do terceiro ciclo; Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências do nível básico três; e Empregabilidade. O estudo empírico, desenvolvido através do método exploratório, tem como ponto de partida três hipóteses: os diferentes resultados de certificação do nono ano no Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências do nível básico três e no Ensino Básico Recorrente do terceiro ciclo estão relacionados com o perfil social dos adultos que os frequentaram; os diferentes resultados de certificação do nono ano no Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências do nível básico três e no Ensino Básico Recorrente do terceiro ciclo estão relacionados com o funcionamento organizativo e pedagógico-didáctico desses processos; o Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências do nível básico três e o Ensino Básico Recorrente do terceiro ciclo têm diferentes contributos na empregabilidade dos adultos. Os principais resultados do estudo, circunscritos ao respectivo campo de análise e amostra, permitem concluir que: o Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências do nível básico três produz melhores resultados de certificação (conclusão do nono ano) do que o Ensino Básico Recorrente do terceiro ciclo; no Ensino Básico Recorrente do terceiro ciclo existe uma relação entre a idade dos alunos, a condição perante o trabalho no ano de dois mil e um ou de dois mil e dois, e os resultados de certificação, bem como entre alguns aspectos do seu funcionamento (organizativo e pedagógico-didáctico) e os resultados de certificação; nos momentos observados, a maioria dos formandos do Ensino Básico Recorrente do terceiro ciclo e do Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências do nível básico três, não altera a condição perante o trabalho, mantendo-se na condição de empregado.
dc.formatapplication/pdfpor
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/277
dc.language.isoporpor
dc.subjectEnsino básico recorrentepor
dc.subjectTerceiro ciclopor
dc.subjectReconhecimentopor
dc.subjectValidaçãopor
dc.subjectCertificaçãopor
dc.subjectNível básico trêspor
dc.subjectEmpregabilidadepor
dc.titleReconhecimento, validação e certificação de competências do nível básico três e o ensino básico recorrente do terceiro ciclo: contributos para a empregabilidadepor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade e Ciências e Tecnologiapor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação. Especialização em Educação e Formação de Adultospor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Tese Mestrado_RVCC-3 e o EBR-3.º-Contributos para a Empregabilidade_ 2006.doc
Size:
4.84 MB
Format:
Microsoft Word