Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O rizoma: Conceito, definições e aplicações como metodologia de análise em Comunicação e Cultura

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
150-Texto_Artigo-957-1-10-20230228.pdf296.55 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este artigo tem como objetivo explicitar o conceito de rizoma proposto por Deleuze e Guattari. A partir da obra Mil platôs (1995), abordamos o conceito mencionado, suas propriedades e princípios. Para tanto, destacamos primeiramente a importância da elaboração de conceitos na filosofia, conforme esses autores, e em seguida, discutimos o conceito de rizoma e os seus desdobramentos. Termo extraído da botânica, o rizoma é um tipo de raiz sem um caule central, que se espalha e se ramifica, podendo gerar segmentos equivalentes, igualmente capazes de se conectarem a qualquer outro. Transposto para o contexto dos media contemporâneos, e dada a sua natureza múltipla e acêntrica, capaz de conectar as mais diversas esferas, como tecnologia, cultura e sociedade, este conceito pode ser aplicado como metodologia para análise de diversos processos e produtos culturais e comunicacionais, os quais apresentamos como exemplo: os mapas das mediações de Jesús Martín-Barbero, abordados por Lopes (2018); o rizoma como estratégia de leitura hipertextual, segundo Santis (2020); e o rizoma como metodologia de mapeamento mediático e social de acontecimentos, de acordo com Frigo (2019). O rizoma se revela particularmente importante na contemporaneidade digital por descrever conceitualmente formas de leitura não lineares, tradicionais de meios hipertextuais como a world wide web, assim como se mostra relevante para as pesquisas no campo da comunicação e cultura por apontar caminhos múltiplos para a produção de significados, em especial na complexidade das sociedades e dos media digitais atuais.

Description

Keywords

Comunicação Filosofia Rizoma Deleuze Guattari

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CIAC - Centro de Investigação em Artes e Comunicação

Altmetrics