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O perfil do enoturista: o caso português

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O enoturismo adquire importância crescente para as regiões vitivinícolas, enquanto setor que promove o crescimento e origina lucro. Contudo, o enoturismo permanece pouco desenvolvido e uma das causas apontadas consiste na falta de investigação sobre o comportamento e características do visitante da adega. O presente trabalho tem como principais objetivos a determinação do perfil demográfico e psicográfico dos visitantes que se deslocam às quintas, adegas e caves e a segmentação dos enoturistas. Para alcançar os objetivos indicados, construiu-se um instrumento de pesquisa, tendo em vista a obtenção de dados quantitativos e qualitativos sobre o enoturista e os seus hábitos, comportamentos, preferências e motivações. O questionário realizado foi aplicado aos turistas que se deslocavam às quintas, adegas e caves, das 12 rotas de vinho existentes em Portugal. Os dados foram sujeitos a testes paramétricos e a técnicas estatísticas multivariadas, de modo a obterem-se diferentes clusters. Os resultados mostram que os turistas foram motivados para a sua visita por uma variedade de fatores, entre os quais a prova e a compra de vinhos ou a participação num curso de vinhos. Verificou-se que os enoturistas são maioritariamente de nacionalidade portuguesa, do sexo masculino, com um nível elevado de educação e com um rendimento mensal médio acima dos 1251€. Obtiveram-se quatro segmentos de enoturistas, que foram designados por: o turista apaixonado pelo vinho, o turista com curiosidade pelo vinho, o turista interessado pelo vinho e o turista indiferente. As conclusões indicam que o aumento do conhecimento sobre os enoturistas e suas finalidades e motivações para visitar a região permite melhorar a satisfação e a interação com eles, apoiando estratégias de marketing, de modo a reforçar a motivação e o apelo dos vinhos e das quintas.

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Tese de doutoramento, Turismo, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2015

Keywords

Turismo Enoturismo Caracterização Segmentos Motivação Rotas

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