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Authors
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Abstract(s)
o gain and maintain their competitiveness, destinations should have a strong and positive Destination Image. With the expansion of Web 2.0., social media and travel platforms it has become of foremost importance to acknowledge the strength online travel reviews (OTRs) have. Tourism generated content (TGC) can influence the choice of a destination and therefore shape the online destination image (Liu et al., 2020). The aim of this study is to identify and explore the theoretical and empirical state of the art regarding online destination image. To do so, systematic quantitative literature review (SQLR) has been selected as analysis method. Tripadvisor has been chosen as the main OTR platform since it is the world’s largest travel platform. After SQLR took place, the initial selection criteria identified 173 publications of which, after screening process, 22 final documents have been selected to proceed for further review. Issues addressed were commented throughout next contexts: Information sources; Dimensions of online Destination Image; Emotion abstraction in OTRs; Time and space effect on Destination Image; Stakeholders regarding Destination Image and Unique attributes of Destination Image. After detailed consideration next major findings were addressed: (i) organic information sources (TGC), (ii) (in)congruency of projected and perceived image (iii) Residents as “third side” on a “demand-supply” dichotomy, (iv) shift in dimensions of Destination Image (DI). As well, practical implications have been found. DMOs and marketiers should take into account organic information sources e.g. TGC as they can help them to act timely and enhance positive images of tourism destinations. Moreover, TGC can help them to bridge the gap between projected and perceived image that tourists have of a destination. In addition, enhancing unique attributes of toursim destination with the help of sentiments, especially nostalgia can evoke in tourists positive emotions and therefore positive Destination Image.
Para ganhar e manter a sua competitividade, os destinos devem ter uma imagem de destino forte e positiva. A imagem de destino é um conceito complexo e multidimensional e um dos tópicos mais estudados na literatura de turismo. A expansão da Web 2.0., das redes sociais e das plataformas de viagens, veio acentuar a importância das avaliações de viagens on-line (OTRs – online travel reviews). O conteúdo gerado pelo turismo (TGC – tourism generated content) pode influenciar a escolha de um destino e, portanto, moldar a respetiva imagem online (Liu et al., 2020). O objetivo do estudo é analisar a literatura mais recente sobre imagem de destino online. Deste modo, o método de análise selecionado foi o da revisão sistemática e quantitativa da literatura (SQLR – systematic quantitative literature review). Para o efeito, escolheuse o Tripadvisor como a principal plataforma (OTRs) por ser a maior plataforma de viagens do mundo, que ajuda mensalmente 460 milhões de turistas a fazer da sua viagem, a melhor viagem (Tripadvisor, 2022). Foi definido o objetivo específico do estudo e as questões de pesquisa: -Identificar e explorar - No que respeita à Imagem do Destino manifestada nas revisões de turismo online, qual a literatura mais recente? - Quais são os principais elementos da imagem de destino online no Tripadvisor? Procedeu-se à revisão sistemática quantitativa da literatura (SQLR), pelo facto de este método permitir que uma grande quantidade de pesquisas de literatura sejam sistematizadas, abrangentes e com menos desvios à identificação do conhecimento empírico atual (Pickering et. al., 2015). Foram critérios de inclusão na seleção de literatura, todos os artigos publicados entre 2015-2021, em língua inglesa, e que incluíssem as palavras-chave “Imagem de destino” e “Tripadvisor” para a seleção de literatura. Foram usadas duas bases de dados, Scopus e Web of Science (WoS), e identificadas 173 publicações de acordo com os critérios iniciais. Após o processo de triagem, 22 documentos finais foram selecionados para prosseguir com a revisão. Com base nos artigos identificados com os critérios de elegibilidade (22), o resultado do SQLR forneceu uma visão geral das características encontradas no tópico revisto, da imagem de destino, no contexto online no Tripadvisor. Os resultados do SQLR revelaram a distribuição geográfica por país de afiliação dos autores, destinos selecionados, autores, jornais, número de citações, abordagens metodológicas, seleção de dados e técnica de análise de dados. Em relação à imagem de Destino online no Tripadvisor, as questões abordadas foram comentadas ao longo dos próximos contextos: fontes de informação; dimensões da imagem de destino online; abstração de emoções em OTRs; efeito de tempo e espaço na imagem de destino; partes interessadas em relação à imagem de destino e atributos exclusivos da imagem de destino. Após uma análise detalhada, foram abordados os seguintes resultados principais: (i) fontes de informação orgânica (TGC), (ii) (in)congruência da imagem projetada e percebida (iii) Residentes como “terceiro lado” numa dicotomia “procura-oferta”, ( iv) deslocamento nas dimensões do DI. As fontes de informação orgânicas mais detalhadas são as mais frequentes encontradas no TGC no Tripadvisor e estão marcadas como fontes de informação orgânicas solicitadas e não solicitadas (Ferrer-Rosell & Marine-Roig, 2020; Garay & Cànoves, 2016; Garay & Cànoves, 2017; Kladou & Mavragani, 2015; Llodrà-Riera et al., 2015) e os resultados vão ao encontro da classificação de fontes de informação do Gartner (1993). Além disso, as fontes orgânicas parecem ser mais fidedignas uma vez que as pessoas confiam mais nelas, independentemente de serem de pessoas familiares, no caso da família e amigos, ou de conteúdo gerado pelo utilizador/viagem, que parece ter o mesmo efeito. Além disso, para ter uma imagem de Destino forte, é importante ter uma imagem projetada e prevista correspondente. Quanto maior for a diferença/lacuna entre as diferentes fontes de informação, maior será a inconsistência entre a imagem prevista e a projetada, o que pode, no final, levar a turistas insatisfeitos com sentimentos negativos em relação à imagem do Destino. A sugestão é acrescentar (in)congruência à classificação do Gartner (1993) (Ferrer-Rosell & Marine-Roig, 2020; Koufodontis & Gaki, 2020a; Liu et al., 2020; Marine-Roig & Ferrer-Rosell, 2018). Também foi destacada a importância dos moradores locais, pois são cocriadores de imagem. Os moradores locais são geralmente os primeiros a estarem em contato com os turistas, pois podem atuar como prestadores de serviços diretamente no destino turístico ou online nas redes de comunicação social ou na plataforma OTR, como o Tripadvisor. Sugere-se que os moradores locais sejam adicionados como uma nova fonte aos modelos tradicionais de criação de imagem em relação à oferta de um e do lado da procura de outro, por exemplo. Tasci & Gartner (2007) (Garay & Cànoves 2016; Garay & Cànoves, 2017; Smith et al., 2018). Outra coisa que tem sido sugerida é uma mudança do modelo cognitivo-afetivo-conativo das dimensões da imagem para um modelo mais detalhado de Pocok et. al. (1978) que utiliza o modelo designativo-apreciador-avaliativo. Como a dimensão designativa é composta por componentes espaciais e temporais, o próprio modelo pode ser útil para medição de espaço e tempo (Marine-Roig, 2017). Além disso, foram encontradas implicações práticas. Uma das principais implicações é que os DMOs e profissionais de marketing devem ter em conta as fontes de informações orgânicas, como o exemplo do TGC, que pode ajudar a agir em tempo útil e melhorar as imagens positivas dos destinos turísticos. Além disso, o TGC pode ajudar a preencher a lacuna entre a imagem projetada que estão a tentar transmitir e a imagem prevista que os turistas têm de um destino. Além de melhorar os atributos únicos do destino turístico com a ajuda de sentimentos, especialmente a nostalgia, pode evocar no turista emoções positivas e, portanto, imagem positiva do destino. Além disso, sabendo que a imagem do Destino pode mudar ao longo do tempo e do espaço e também durante a crise, os DMOs avaliam suas estratégias de gestão de crise. Existem também algumas limitações para o estudo. Embora o SQLR seja uma forma eficaz de analisar a literatura de forma mais eficaz e abrangente, no caso deste estudo existem algumas melhorias a serem feitas. Como um dos critérios incluídos e elegíveis foi o Tripadvisor, seria interessante ver os resultados realizados em outras redes sociais e plataformas de OTRs como: Booking, Airbnb, Facebook, Instagram etc. talvez fosse melhor conferir o período de tempo ou expandir o período de tempo por, pelo menos, alguns anos. O período de tempo definido foi de 2015 a 2021, mas seria interessante ver, por exemplo. resultados no período de pelo menos 10 anos.
Para ganhar e manter a sua competitividade, os destinos devem ter uma imagem de destino forte e positiva. A imagem de destino é um conceito complexo e multidimensional e um dos tópicos mais estudados na literatura de turismo. A expansão da Web 2.0., das redes sociais e das plataformas de viagens, veio acentuar a importância das avaliações de viagens on-line (OTRs – online travel reviews). O conteúdo gerado pelo turismo (TGC – tourism generated content) pode influenciar a escolha de um destino e, portanto, moldar a respetiva imagem online (Liu et al., 2020). O objetivo do estudo é analisar a literatura mais recente sobre imagem de destino online. Deste modo, o método de análise selecionado foi o da revisão sistemática e quantitativa da literatura (SQLR – systematic quantitative literature review). Para o efeito, escolheuse o Tripadvisor como a principal plataforma (OTRs) por ser a maior plataforma de viagens do mundo, que ajuda mensalmente 460 milhões de turistas a fazer da sua viagem, a melhor viagem (Tripadvisor, 2022). Foi definido o objetivo específico do estudo e as questões de pesquisa: -Identificar e explorar - No que respeita à Imagem do Destino manifestada nas revisões de turismo online, qual a literatura mais recente? - Quais são os principais elementos da imagem de destino online no Tripadvisor? Procedeu-se à revisão sistemática quantitativa da literatura (SQLR), pelo facto de este método permitir que uma grande quantidade de pesquisas de literatura sejam sistematizadas, abrangentes e com menos desvios à identificação do conhecimento empírico atual (Pickering et. al., 2015). Foram critérios de inclusão na seleção de literatura, todos os artigos publicados entre 2015-2021, em língua inglesa, e que incluíssem as palavras-chave “Imagem de destino” e “Tripadvisor” para a seleção de literatura. Foram usadas duas bases de dados, Scopus e Web of Science (WoS), e identificadas 173 publicações de acordo com os critérios iniciais. Após o processo de triagem, 22 documentos finais foram selecionados para prosseguir com a revisão. Com base nos artigos identificados com os critérios de elegibilidade (22), o resultado do SQLR forneceu uma visão geral das características encontradas no tópico revisto, da imagem de destino, no contexto online no Tripadvisor. Os resultados do SQLR revelaram a distribuição geográfica por país de afiliação dos autores, destinos selecionados, autores, jornais, número de citações, abordagens metodológicas, seleção de dados e técnica de análise de dados. Em relação à imagem de Destino online no Tripadvisor, as questões abordadas foram comentadas ao longo dos próximos contextos: fontes de informação; dimensões da imagem de destino online; abstração de emoções em OTRs; efeito de tempo e espaço na imagem de destino; partes interessadas em relação à imagem de destino e atributos exclusivos da imagem de destino. Após uma análise detalhada, foram abordados os seguintes resultados principais: (i) fontes de informação orgânica (TGC), (ii) (in)congruência da imagem projetada e percebida (iii) Residentes como “terceiro lado” numa dicotomia “procura-oferta”, ( iv) deslocamento nas dimensões do DI. As fontes de informação orgânicas mais detalhadas são as mais frequentes encontradas no TGC no Tripadvisor e estão marcadas como fontes de informação orgânicas solicitadas e não solicitadas (Ferrer-Rosell & Marine-Roig, 2020; Garay & Cànoves, 2016; Garay & Cànoves, 2017; Kladou & Mavragani, 2015; Llodrà-Riera et al., 2015) e os resultados vão ao encontro da classificação de fontes de informação do Gartner (1993). Além disso, as fontes orgânicas parecem ser mais fidedignas uma vez que as pessoas confiam mais nelas, independentemente de serem de pessoas familiares, no caso da família e amigos, ou de conteúdo gerado pelo utilizador/viagem, que parece ter o mesmo efeito. Além disso, para ter uma imagem de Destino forte, é importante ter uma imagem projetada e prevista correspondente. Quanto maior for a diferença/lacuna entre as diferentes fontes de informação, maior será a inconsistência entre a imagem prevista e a projetada, o que pode, no final, levar a turistas insatisfeitos com sentimentos negativos em relação à imagem do Destino. A sugestão é acrescentar (in)congruência à classificação do Gartner (1993) (Ferrer-Rosell & Marine-Roig, 2020; Koufodontis & Gaki, 2020a; Liu et al., 2020; Marine-Roig & Ferrer-Rosell, 2018). Também foi destacada a importância dos moradores locais, pois são cocriadores de imagem. Os moradores locais são geralmente os primeiros a estarem em contato com os turistas, pois podem atuar como prestadores de serviços diretamente no destino turístico ou online nas redes de comunicação social ou na plataforma OTR, como o Tripadvisor. Sugere-se que os moradores locais sejam adicionados como uma nova fonte aos modelos tradicionais de criação de imagem em relação à oferta de um e do lado da procura de outro, por exemplo. Tasci & Gartner (2007) (Garay & Cànoves 2016; Garay & Cànoves, 2017; Smith et al., 2018). Outra coisa que tem sido sugerida é uma mudança do modelo cognitivo-afetivo-conativo das dimensões da imagem para um modelo mais detalhado de Pocok et. al. (1978) que utiliza o modelo designativo-apreciador-avaliativo. Como a dimensão designativa é composta por componentes espaciais e temporais, o próprio modelo pode ser útil para medição de espaço e tempo (Marine-Roig, 2017). Além disso, foram encontradas implicações práticas. Uma das principais implicações é que os DMOs e profissionais de marketing devem ter em conta as fontes de informações orgânicas, como o exemplo do TGC, que pode ajudar a agir em tempo útil e melhorar as imagens positivas dos destinos turísticos. Além disso, o TGC pode ajudar a preencher a lacuna entre a imagem projetada que estão a tentar transmitir e a imagem prevista que os turistas têm de um destino. Além de melhorar os atributos únicos do destino turístico com a ajuda de sentimentos, especialmente a nostalgia, pode evocar no turista emoções positivas e, portanto, imagem positiva do destino. Além disso, sabendo que a imagem do Destino pode mudar ao longo do tempo e do espaço e também durante a crise, os DMOs avaliam suas estratégias de gestão de crise. Existem também algumas limitações para o estudo. Embora o SQLR seja uma forma eficaz de analisar a literatura de forma mais eficaz e abrangente, no caso deste estudo existem algumas melhorias a serem feitas. Como um dos critérios incluídos e elegíveis foi o Tripadvisor, seria interessante ver os resultados realizados em outras redes sociais e plataformas de OTRs como: Booking, Airbnb, Facebook, Instagram etc. talvez fosse melhor conferir o período de tempo ou expandir o período de tempo por, pelo menos, alguns anos. O período de tempo definido foi de 2015 a 2021, mas seria interessante ver, por exemplo. resultados no período de pelo menos 10 anos.
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Imagem de destino online SQLR Conteúdo gerado pelo turismo Tripadvisor