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Advisor(s)
Abstract(s)
O processo de envelhecimento é caracterizado por um conjunto de alterações,
destacando-se nesta fase da vida uma maior vulnerabilidade que pode provir da deterioração
das capacidades neurológicas, da dificuldade de adaptação a novos papéis, do isolamento e da
perda de autonomia. Neste processo, diversos fatores podem, no entanto, funcionar como
proteção e resiliência. Com o presente estudo pretende-se analisar se o suporte social, a
esperança, o otimismo e a frequência da Universidade Sénior influenciam a resiliência dos
gerontes.
A amostra é constituída por 65 gerontes (N=65), sendo que 31 gerontes frequentam a
Universidade Sénior e 34 não frequentam. Os inquiridos responderam a um questionário
sociodemográfico, ao Inventário Measuring State and Child Resilience (Hiew, 1998, adaptado
por Martins, 2005), ao Questionário de Suporte Social (versão reduzida - SSQ6) (Pinheiro &
Ferreira, 2001, 2002), à Escala de Esperança (Oliveira, 2003) e à Escala de Otimismo
(Oliveira, 1998).
O estudo revelou que existem diferenças estatisticamente significativas entre os
gerontes que frequentam a Universidade Sénior e os que não frequentam no que se refere à
sua resiliência, bem como no otimismo. São os gerontes que não frequentam a Universidade
Sénior que apresentam valores mais elevados nessas variáveis. Constatou-se que, quer no
grupo de gerontes que frequentam a Universidade Sénior, quer no grupo que não frequenta, a
resiliência atual se correlaciona positivamente com a resiliência desenvolvida em criança, a
esperança e o otimismo. Assinale-se que no grupo de gerontes que frequentam a Universidade
Sénior a resiliência atual correlaciona-se positivamente com a componente qualitativa do
suporte social e no grupo de gerontes que não frequenta a Universidade Sénior a resiliência
atual correlaciona-se positivamente com a componente quantitativa do suporte social.
Constatou-se que a resiliência desenvolvida em criança e o otimismo constituem
variáveis preditivas da resiliência atual neste grupo de gerontes.
Description
Dissertação de mestrado, Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2014
Keywords
Psicologia da educação Idosos Resiliência Otimismo Esperança Suporte social