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A marketing research for the company Vasco consult

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The present report explores the obstacles encountered by Vasco Consult during its entry into the Portuguese market, thus necessitating the gathering of information to design a communication strategy. The main aim was to carry out an extensive marketing research with a focus on brand awareness of the brand in the corporate customer market, ultimately leading to the formulation of a strategic communication plan. A survey of 125 individuals in leadership positions across various industries was analysed using quantitative research methods. The results showed the current status of brand awareness among business consulting firms in Portugal. Some established companies already pose significant obstacles for Vasco Consult's market penetration. The key results of the marketing research analysis show that the majority of respondents in the sample were aged 31 and 50, with a large percentage being executive managers. The sectors of health and wellness, hospitality, and industry had significant representation among respondents, with Lisbon emerging as the dominant geographic area. The preferred channels of communication were e-mail and personal referrals. Deloitte was the top-of-mind company, followed by PwC and McKinsey & Company. When looking for information on management consultants, respondents rely on people they know, followed by online search engines and e-mail was the preferred form of contact, followed by direct messaging on LinkedIn. Factors influencing their choice of consultancy included the quality/price ratio and satisfaction with results. These findings guided the development of an effective communication approach for Vasco Consult to differentiate itself in the Portuguese market. This study provides valuable insights into the market environment, clarify the current competitive scenario, and provide strategic recommendations to improve the brand awareness of the company Vasco Consult, who wants to forge a unique market position in Portugal and establish itself as a reliable and competent business consulting company.
O presente relatório ilustra o trabalho realizado durante o meu estágio na Vasco Consult, com foco no desenvolvimento de uma estratégia de comunicação para a afiliação da empresa em Portugal. O estágio ocorreu de outubro a dezembro de 2022 e teve como propósito explorar os obstáculos encontrados pela Vasco Consult, uma consultora de gestão fundada na Holanda em 2017, aquando da sua entrada no mercado português, tornando necessária a recolha de informação para o desenho de uma estratégia de comunicação para uma empresa B2B a atuar no setor de consultoria empresarial. O objetivo principal foi realizar um extenso estudo de mercado com foco na imagem e notoriedade da marca no mercado corporativo, levando ao desenho de um plano estratégico de comunicação. Para dar resposta ao problema de marketing foi realizado um estudo usando métodos de pesquisa quantitativa. O relatório é organizado em vários capítulos, incluindo a importância desta investigação, os objetivos gerais e específicos do estudo, a apresentação da entidade acolhedora do estágio, o problema de marketing, revisão da literatura, a metodologia, os resultados do estudo - onde também se encontram as análises PESTLE e SWOT, a discussão e a conclusão com o plano de comunicação e limitações do estudo. A metodologia utilizada envolveu, primeiramente, a recolha de dados secundários em bases de dados online para investigar a concorrência e identificar potenciais clientes. Esta recolha foi realizada por fases, em que primeiro foi recolhida o máximo de informação possível sobre empresas concorrentes e depois foram identificados possíveis clientes consoante a lista de clientes da concorrência, que mostraram que existe uma maior procura em determinados setores. Posteriormente, foi criado um questionário com base nessa pesquisa para recolher informações sobre os seguintes aspetos dos respondentes: a sua caracterização profissional, o seu comportamento na procura de informações, a brand awareness em empresas do setor, o nível de importância de certas características aquando da procura deste tipo de empresa e o seu perfil sociodemográfico. Foi realizado um pré-teste para garantir a clareza do mesmo e, em seguida, foi aplicado o inquérito por questionário por meio online através das redes sociais pessoais da investigadora. O método de amostragem utilizado foi por conveniência, e a análise de dados foi realizada utilizando métodos estatísticos descritivos, incluindo distribuições de frequências, medidas descritivas e análise de clusters. Esta pesquisa permitiu observar uma amostra de 125 indivíduos que ocupam cargos de board members, diretores, managers e líderes de equipa em diferentes indústrias. Os principais resultados da análise do estudo de mercado mostram que a maioria dos entrevistados da amostra encontra-se entre os 31 e os 50 anos, com uma grande percentagem com o cargo de executive manager e em termos de habilitações literárias, 56% possui o grau de mestrado. Os setores da saúde e bem-estar, hotelaria e indústria tiveram uma representação significativa entre os inquiridos, com Lisboa a emergir como a área geográfica dominante. As formas de comunicação preferenciais foram e-mail e referências pessoais. A Deloitte foi a empresa com maior notoriedade top-of-mind, seguida pela PwC e pela McKinsey & Company. Ao procurar informações sobre consultoras de gestão, os entrevistados recorrem principalmente a pessoas dentro da sua rede de contatos, seguidas por pesquisas online e o e-mail foi a forma de contato preferida, seguida por mensagens diretas no LinkedIn. Além disso, ao escolher uma consultoria, os entrevistados enfatizaram características como relação qualidade/preço e satisfação com os resultados como sendo os fatores mais importantes a pesar na sua decisão. Foi utilizado método de Ward para a realização da análise de clusters, que agrupa indivíduos com características semelhantes. Nesta análise de dados foram identificados três segmentos de mercado com base no grau de importância que os inquiridos atribuíram a algumas características. Os perfis de cada segmento incluem variadas informações, por exemplo, os seus cargos, o setor e quantidade de colaboradores da empresa. Além disso, destacou-se o facto dos executive managers dominarem todos os segmentos. Estes resultados contribuíram para o desenvolvimento de uma estratégia de comunicação e recomendações proficientes. Acredita-se que através da implementação destas ações, a Vasco Consult irá mostrar eficazmente a sua presença no mercado português, estabelecer uma identidade de marca forte e distinguir-se das suas concorrentes. O plano de comunicação teve como objetivo a melhoria da brand awareness da empresa em Portugal e para isso foram identificadas medidas como: aprimorar e harmonizar o branding marca nas redes sociais e em todas as atividades da empresa; mudar todos os documentos usados na comunicação interna para inglês; participar em feiras comerciais e eventos de networking; organizar webinars com target específico; desenvolver merchandising para distinguir os participantes em feiras; anunciar em jornais de negócios; criar conteúdo em vídeo sobre os serviços, eventos e estudos de caso da Vasco; criar uma página afiliada no LinkedIn para a Vasco Consult Portugal; melhorar o SEO do site; redirecionar o domínio .pt para .com; desenvolver uma newsletter interno a ser enviado a cada dois meses, com tópicos como destaques de eventos passados, curiosidades sobre dias especiais, aniversários da equipe, novos projetos, últimas postagens no blog, recomendações de livros/filmes/séries e novos membros, com vista a fomentar a comunicação entre as equipas e gerar tema de conversa; organizar eventos de team building - presencial e online; organizar eventos de networking; associar-se a uma causa social. Malhotra et al. (2017, p.871) destaca que em qualquer tipo de estudo de mercado existem limitações e, devido a inúmeras variáveis difíceis de controlar, não pode fornecer uma resposta completa para todas as questões apresentadas. Muitas variáveis intangíveis e subjetivas estão em “cima da mesa”, tornando-as difíceis de mensurar. Além disso, num ambiente em constante mudança, os dados recolhidos tornam-se rapidamente obsoletos, limitando a utilidade das conclusões da pesquisa. Um estudo de mercado requer esforço, dedicação e recursos financeiros, mas é frequentemente apontado como sendo menos dispendioso do que erros de marketing caros. Este estudo em particular apresenta algumas limitações: o tamanho da amostra é pequeno em relação ao universo, o método de amostragem não é aleatório pois só foi possível obter respostas dos inquiridos ao alcance da investigadora e ocorreram erros de não-resposta limitando a qualidade dos resultados. Recomenda-se que, no futuro, um estudo de mercado seja realizado com uma amostra maior e aleatória. Se possível, deverão ser oferecidos incentivos de forma a reduzir erros de não-resposta. Além disso, considerando a complexidade do marketing para empresas B2B, é importante estar ciente das limitações e desafios que poderão ocorrer na conceção da pesquisa a fim de a abordar todos os aspetos essenciais ao tema de forma abrangente.

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Vasco consult B2B marketing Communication strategy Marketing research Brand awareness

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