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- Efeito da diversidade cultural da equipa na cultura de aprendizagem organizacional e nos comportamentos inovadoresPublication . Miguel, Natacha Catarina Revez; Gonçalves, GabrielaA diversidade cultural está cada vez mais presente nas organizações, comportando algumas dificuldades na gestão das pessoas. Porém, existem algumas vantagens, nomeadamente a diversidade cognitiva que, segundo Wang et al. (2016), é importante para o estímulo de ideias novas e mais criativas, resultantes de diferentes perspetivas por parte dos membros de uma equipa. Aspeto que é cada vez mais relevante para as organizações associado à continua pressão para adaptação às mudanças sociais económicas. Pelo que, compreender o contributo da diversidade cultural para a promoção da inovação e da criatividade é relevante. Consideramos, no nosso estudo, que a diversidade cultural nas organizações contribui positivamente para o clima de grupo intercultural e para a cultura de aprendizagem, e por sua vez estas variáveis contribuem para comportamentos criativos e inovadores. Por outro lado, espera-se observar diferenças entre equipas nacionais e multiculturais relativamente a estas variáveis. Para o efeito, foi desenvolvido um estudo quantitativo de carácter correlacional e comparativo. Os 232 participantes de ambos os géneros responderam a um questionário self-reported. Para a análise comparativa considerou-se duas subamostras (equipa nacional vs. equipa multicultural). Além da nacionalidade portuguesa, a amostra tem participantes de 10 nacionalidades, sendo a mais representada, a brasileira. As análises de resultados, que são discutidos em termos de implicações científicas e organizacionais, mostraram não haver diferenças entre equipas nacionais e multiculturais. Além disto, pode-se observar que, ao contrário do esperado, os efeitos positivos da diversidade cultural são pouco significativos. Mediante este cenário, foram comparadas as respostas dos inquiridos com posição de chefia e não chefia. Assim, concluiu-se, com pouca margem de diferença nas respostas, a chefia considera ligeiramente mais positivo a diversidade cultural do que um colaborador não chefe.
- A auditoria e a gestão empresarial: o caso das empresas do distrito de FaroPublication . Silva, Maria Helena Sá Ferreira Lopes da; Baptista, Celísia; Marques, Fernando Manuel CorreiaA gestão empresarial eficaz é vital para o bom funcionamento de qualquer organização, requerendo a utilização eficiente de recursos materiais, financeiros, humanos e tecnológicos. Esta investigação concentrou-se nas áreas cruciais da gestão financeira e fiscal, reconhecendo a sua importância para o sucesso e sustentabilidade das empresas. A gestão financeira é crucial para o planeamento e orçamento, identificando falhas e fornecendo uma base financeira sólida. Paralelamente, a gestão fiscal envolve a análise e gestão das obrigações tributárias, otimizando os pagamentos de impostos e maximizando a eficiência. A Certificação Legal de Contas e o processo de auditoria, desempenham um papel fundamental, oferecendo uma avaliação independente e criteriosa das demonstrações financeiras, garantindo conformidade com normas e regulamentos contabilísticos e fiscais. Esta investigação tem como objetivo principal analisar como é que as empresas no distrito de Faro, utilizam os resultados da auditoria anual para apoiar a gestão empresarial no ano seguinte, abordando o controlo interno, gestão financeira, orçamentação e gestão fiscal, prevenindo fraudes e evasão fiscal. A metodologia utilizada combinou elementos exploratórios, qualitativos e quantitativos, com inico na pesquisa bibliográfica e documental. Posteriormente, aplicou-se um inquérito por questionário a duzentas empresas no distrito de Faro, combinando a análise estatística e de conteúdo para avaliar a perceção e práticas das empresas em relação à auditoria, gestão financeira e conformidade fiscal. Os resultados indicam uma tendência positiva na utilização dos contributos dos auditores, destacando a auditoria como ferramenta para aprimorar o relato financeiro, garantir conformidade fiscal e promover a melhoria contínua. A procura pela credibilidade foi destacada, refletindo a importância de estar em conformidade com as leis fiscais e regulamentos aplicáveis. Além disso, os resultados obtidos ressaltam a necessidade de futuras investigações, incluindo a implementação de avaliação de desempenho quantitativo e a análise das variáveis que influenciam os resultados dessa avaliação.
- Literacia fiscal: o caso dos alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico nos concelhos de Silves e AlbufeiraPublication . Quintos, Patrícia Sofia Nunes; Martins, Ana Isabel; Alves, FilomenaA presente dissertação debruça-se sobre o nível de literacia fiscal detido pelos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico nos concelhos de Silves e Albufeira. Pretende-se identificar o nível de conhecimento fiscal destes alunos, através da aplicação de um questionário que procura, não só aferir o nível de conhecimento detido e o impacto dos impostos na vida destes estudantes, mas também avaliar, nomeadamente, se estes têm consciência da utilidade dos impostos e da necessidade de todos os contribuintes contribuírem com as obrigações fiscais ou se têm por hábito falar sobre impostos com seus pais/familiares ou na escola e qual a ajuda que a receita do Estado proporciona às famílias. Os dados obtidos revelam que a maioria dos estudantes são pouco conhecedores dos principais impostos que compõem o sistema fiscal português, motivo pelo qual seria desejável, de forma a aumentar o nível de Literacia Fiscal dos adolescentes, a realização de palestras nas escolas sobre estes temas e a divulgação do Portal TaxEdu.
- Promoção da consciência lexical de estudantes de 5.º ano de escolaridade do 2.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Silva, Mariana Vicente; Sequeira, Teresa Cosmo Domingos MalóO desenvolvimento lexical promovido através do conhecimento e da consciência sobre o léxico da língua é um fator determinante no desenvolvimento linguístico do indivíduo para a construção de novos saberes, para a visão sobre o mundo, para a sua formação e instrução, para a convivência na comunidade e sociedade. Neste sentido, realizou-se um estudo onde as principais questões de investigação foram: (i) Como promover a consciência lexical de estudantes de 5.º ano de escolaridade do 2.º Ciclo do Ensino Básico? e (ii) Que estratégias didáticas promovem o desenvolvimento da consciência lexical? Para responder a estas questões, delineou-se e implementou-se um projeto de investigação numa turma de 5.º ano de uma escola algarvia. As técnicas e instrumentos de recolha de dados selecionados para este estudo foram a observação participante, as notas de campo, os testes aplicados durante a ação de diagnóstico, aquando da intervenção pedagógica e na avaliação final e, ainda, um inquérito por questionário. Os resultados desta investigação mostraram que promover a consciência lexical, através do ensino explícito de novas palavras, em sala de aula, potencia resultados positivos no conhecimento lexical do(a) estudante. De entre as várias estratégias aplicadas, as que deram origem a resultados mais significativos foram as relativas à exploração de família de palavras e de sinonímia.
- O uso da gamificação em sala de aula como estratégia de motivação e método de avaliação das aprendizagensPublication . Barbosa, Catarina de Ávila Raposo; Durão, Rosana Corga Fernandes; Gonçalves, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha DionísioA Gamificação é uma metodologia que aplica as mecânicas do jogo. No caso da educação, trata-se de uma estratégia educativa com o objetivo de envolver e motivar os/as alunos(as) a cumprir tarefas de forma dinâmica e apelativa. Esses elementos podem incluir pontos, níveis, recompensas, desafios e outros elementos de jogos que incentivam o comportamento desejado. A gamificação tem sido usada nas práticas educativas como uma ferramenta de aprendizagem, promovendo a motivação e o envolvimento dos/as alunos(as) nas atividades e tarefas de sala de aula. Permite aos/às alunos(as) aprenderem de forma mais envolvente e divertida, proporcionando emoções similares às que os/as adolescentes procuram nos jogos. A abordagem a esta temática surgiu no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), no ano letivo 2022/2023, numa Escola EB 2/3 no concelho de Faro. O estudo concentrou-se numa turma do 5.º ano, com a participação de 19 alunos. Com o propósito de explorar as potencialidades do uso da gamificação como método de avaliação e de estratégia de motivação para as aprendizagens, o estudo pretende dar resposta às seguintes questões: (i) De que modo é que a utilização de elementos do jogo serão uma boa estratégia de motivação na sala de aula? e (ii) Em que medida os elementos de jogo serão um bom método de avaliação? Este estudo de investigação-ação recorreu a uma metodologia qualitativa, com a recolha de dados baseada na observação direta e participante, o uso de questionários, a avaliação contínua das aprendizagens dos/as alunos(as) e uma entrevista semiestruturada à docente cooperante, que refletiu acerca das atividades desenvolvidas ao longo da prática pedagógica. Os resultados sugerem que o uso de estratégias de gamificação em contexto educativo é uma mais-valia, uma vez que envolve e motiva os/as alunos a realizarem atividades e tarefas de forma mais autónoma e responsável contribuindo para a autorregulação das suas aprendizagens.
- Liminaridades e Autenticidades; uma viagem à dimensão ritual e existencial do turismoPublication . Marques, João FilipeNeste pequeno ensaio reconstitui-se a viagem que liga os dois grandes paradigmas teóricos da Sociologia do Turismo que exploram a ideia segundo a qual a experiência turística pode ser indutora de mudanças significativas no sujeito viajante: a teoria da liminaridade turística -oriunda da Antropologia do Ritual -e a noção de Autenticidade Existencial, cujos fundamentos radicam na Filosofia Existencialista. Segundo a teoria da liminaridade, a viagem turística constitui um processo simbólico de marcação do tempo e das etapas da vida, dotado de uma estrutura comparável à do processo ritual, através do qual o viajante/turista sai dos locais que lhe são familiares (momento de separação) para um destino (espaço-tempo liminar), regressando posteriormente ao local de origem (reintegração).Essa situação de liminaridade é geradora de um sentimento de comunhão profunda (communitas) com os outros seres humanos e de dissolução momentânea das hierarquias sociais. A noção de Autenticidade Existencial, por seu turno, refere-se a um estado especial do Serque é ativado pelas experiências turísticas durante as quais os indivíduos têm oportunidade para serem verdadeiros para consigo próprios e para com os seus valores e convicções. Esta viagem efetua aindaas imprescindíveis paragens em nalgumas das principais declinações do tema da Autenticidade no turismo, deflow, de cocreação, de turismo criativo e do poder transformacional do turismo. Termina-se com uma crítica ligeira aos principais adversários daquelas duas abordagens, em concreto, aos defensores da chamada «teoria da desdiferenciação».
- Demonstrating a role of paxillin in adherens junction strengthening and in premalignant to malignant progressionPublication . Rodrigues, Vanessa; Janody, Florence; Carvalhal, SaraBreast cancer poses a substantial threat to women worldwide, often preceded by premalignant lesions that hold potential for progression to invasive cancer. However, accurately predicting which premalignant lesions will progress remains a significant challenge. This study addresses this issue by unravelling the intricate interplay between adherens junctions (AJs) and focal adhesions (FAs) in the progression of premalignant breast cells to invasive cancer. Both AJs and FAs are complex, multifunctional protein assemblies linked to the actin cytoskeleton. Recent advancements in mass spectrometry and adhesion-specific enrichment techniques have elucidated hundreds of proteins constituting integrin and cadherin adhesomes. Nevertheless, these adhesomes compositions are highly variable across cell types and experimental conditions. Despite their traditional distinction, AJs and FAs share numerous signalling molecules, including Paxillin, and are mechanosensitive structures, capable of transducing mechanical cues into transcriptional regulation of cellular processes. Utilizing a human mammary epithelial cell line with conditional Src protooncogene activation, which recapitulates molecular processes in breast cancer progression, the CRC group demonstrated that before undergoing Epithelial to Mesenchymal transition, premalignant MCF10A-ER-Src cells experience a transient state characterized by actomyosin stress fiber accumulation associated with larger FAs, exclusively to cells with E-cadherin/P-cadherin-positive adherens junctions. This mechanical stiffening promotes cell proliferation and amplifies Src activation, propelling cells toward a fully transformed state. In this project we aimed to investigate the influence of Src activation on FA dynamics in premalignant MCF10A-ER-Src cells connected through AJs and to investigate the role of FA component Paxillin, in the progression from premalignant to malignant. The findings obtained are directly aligned with our previous research as the measurements performed on FAs unveils that Src activation triggers the assembly of larger FAs associated with polarized stress fibers in premalignant MCF10A-ER-Src cells connected through AJs. Alongside, we showed that knocking down Paxillin could be an effective tool to weaken FAs strengthening.
- As implicações do metaverso na Indústria hoteleira: um estudo exploratórioPublication . Carvalheiro, Joana Inês da Silveira e Castro; Rassal, CarimoCom a constante evolução da tecnologia ao longo dos anos, torna-se relevante estudar a influência da aplicação e desenvolvimento do Metaverso na indústria hoteleira e estudar o comportamento da geração Z, por representarem os futuros consumidores e utilizadores do Metaverso. O metaverso é um ambiente virtual e tridimensional que pode ser acedido através de tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada. Esta investigação pretende averiguar, através de um estudo exploratório, as implicações do Metaverso na qualidade do serviço prestado na indústria hoteleira. Para este efeito, pretendese, por um lado, averiguar em que áreas ou procedimentos hoteleiros o Metaverso se poderá expressar e, por outro, que implicações terá no âmbito da qualidade do serviço prestado. Embora existam desafios para a sua implementação, as possibilidades de inovação e melhoria do grau de satisfação na hotelaria são notáveis. O estudo revela que o Metaverso pode permitir o desenvolvimento de oportunidades inovadoras para a indústria hoteleira e que existe reconhecimento da sua utilidade por partes dos profissionais da indústria e dos próprios consumidores. O problema da investigação aqui apresentado centra-se no facto do contexto do Metaverso ainda ser uma temática pouco desenvolvida, tanto na literatura como na aplicação em contexto real na indústria hoteleira. A compreensão dos futuros clientes e utilizadores do Metaverso, nomeadamente da geração Z, é crucial para a inventariação das implicações emergentes para a qualidade do serviço. Sendo este um estudo exploratório, para compreender a perspetivas de futuros consumidores e fornecedores de serviços foram desenvolvidos dois inquéritos a ambas as partes com o objetivo de explorar como o Metaverso, enquanto componente, pode ser aplicado e incluído na perceção da qualidade. As limitações da investigação passam por não haver literatura suficiente sobre o Metaverso e pela sua aplicação e criação estarem num momento embrionário, ainda esteja a ser desenvolvido.
- Biological properties of polyoxometalates against bacterial antibiotic resistancePublication . Almas, Sadaf; Faleiro, Maria Leonor; Alves, Manuel Aureliano Pereira MartinsThe current study addresses the urgent problem of antibiotic resistance and investigates the potential of metal-based compounds as antibacterial agents to combat important bacterial pathogens. Five Polyoxometalates (POMs), Mo17V3, PV2Mo12, Mo10V2, Co(pyz)V10, Co(nic)V10 and one metal complex V5P4O35C14N6H52, were examined for antibacterial activity, yet none exhibited any antibacterial effects against Staphylococcus aureus ATCC6538 and Escherichia coli DSM1077. The research also explored the osmotolerance of the methicillin susceptible S. aureus ATCC 6538 and the methicillin resistant S. aureus (MRSA16) in response to different NaCl concentrations. Both S. aureus strains demonstrated dose-dependent responses to salt, with increased susceptibility at 1.5%, 3%, and 4% salt concentrations, elevated susceptibility at 7%. These findings shed light on how S. aureus strains adapt to salt stress and its potential implications for antibiotic resistance and growth kinetics. The antimicrobial properties of P5W30 Preyssler-type polyoxometalates in combination with varying NaCl concentrations revealed that P5W30 effectively inhibits S. aureus ATCC 6538, with a MIC of 32 μM, and MRSA16, with a MIC of 600 μM. These findings provide insights into P5W30 potential for inhibiting bacterial growth and its interactions with salinity. The study also assessed the impact of salt and P5W30 on virulence using Galleria mellonella larvae as an infection model against S. aureus ATCC 6538. The results showed that while larvae injected with control bacterial culture alone experienced a significant decrease in survival over five days (6.7% survival), in contrast the exposure of bacterials cells to the MIC value of P5W30 (32 μM) enhanced the survival of larvae, reaching 26.7% by day-5. Furthermore, the research explored the inhibitory properties of Mo17V3, a molybdenum-based polyoxometalate (POMo), on Ca2+ -ATPase enzymes, with a specific focus on sarcoplasmic reticulum calcium ATPase (SERCA). It successfully determined an IC50 value of approximately 1.84 μM, demonstrating its superior inhibitory efficiency. The stability of Mo17V3 in experimental conditions, revealing its instability during a 2 hrs incubation at room temperature, potentially due to speciation or decomposition. A key point is Mo17V3 acts as a mixed-type inhibitor of SERCA, indicating direct binding and an impact on enzyme activity and indicating Mo17V3 as a promising mixed-type inhibitor of SERCA and highlights its potential in diverse biomedical applications.
- A marketing research for the company Vasco consultPublication . Sequeira, Rita Adrião; Pereira, Luís NobreThe present report explores the obstacles encountered by Vasco Consult during its entry into the Portuguese market, thus necessitating the gathering of information to design a communication strategy. The main aim was to carry out an extensive marketing research with a focus on brand awareness of the brand in the corporate customer market, ultimately leading to the formulation of a strategic communication plan. A survey of 125 individuals in leadership positions across various industries was analysed using quantitative research methods. The results showed the current status of brand awareness among business consulting firms in Portugal. Some established companies already pose significant obstacles for Vasco Consult's market penetration. The key results of the marketing research analysis show that the majority of respondents in the sample were aged 31 and 50, with a large percentage being executive managers. The sectors of health and wellness, hospitality, and industry had significant representation among respondents, with Lisbon emerging as the dominant geographic area. The preferred channels of communication were e-mail and personal referrals. Deloitte was the top-of-mind company, followed by PwC and McKinsey & Company. When looking for information on management consultants, respondents rely on people they know, followed by online search engines and e-mail was the preferred form of contact, followed by direct messaging on LinkedIn. Factors influencing their choice of consultancy included the quality/price ratio and satisfaction with results. These findings guided the development of an effective communication approach for Vasco Consult to differentiate itself in the Portuguese market. This study provides valuable insights into the market environment, clarify the current competitive scenario, and provide strategic recommendations to improve the brand awareness of the company Vasco Consult, who wants to forge a unique market position in Portugal and establish itself as a reliable and competent business consulting company.