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Abstract(s)
O presente estudo, de natureza essencialmente qualitativa, visa, como sua principal finalidade, conhecer as perspectivas de professoras do 1º Ciclo do Ensino Básico acerca do currículo e o papel que as mesmas desempenham na construção e gestão desse mesmo currículo, ao longo das respectivas carreiras.
Procedemos, recorrendo à técnica da entrevista semi-estruturada, de carácter biográfico, à recolha, por rememorização retrospectiva, dos dados que nos permitiram identificar as perspectivas curriculares de quinze professoras do 1º Ciclo do Ensino Básico, de um concelho do Baixo Alentejo. Para o efeito, e como modelo de análise, baseámo-nos no “itinerário-tipo” da carreira das professoras do 1º Ciclo, definido por Gonçalves (1992; 2000).
A análise interpretativa dos dados conduziu-nos à identificação e caracterização das expectativas curriculares das entrevistadas, tanto em termos genéricos, como por referência às diversas etapas da carreira.
Entre outros aspectos, as protagonistas deste estudo enfatizaram a importância que atribuem aos seus parceiros curriculares, quer os que estão directamente ligados à escola, quer as entidades que localmente têm uma intervenção na área da educação, no processo de desenvolvimento do currículo. Por outro lado, não se mostraram, na generalidade, muito receptivas à reorganização curricular, embora não recusando a inovação e a mudança.
Description
Dissertação de mest., Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2003
Keywords
Perspectivas Desenvolvimento profissional Carreira docente Currículo Desenvolvimento curricular Ensino Básico
