Publication
A criatividade na educação pré-escolar como forma de expressão e comunicação
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Borges, Maria Leonor | |
dc.contributor.author | Colaço, Helena | |
dc.date.accessioned | 2015-10-20T15:11:04Z | |
dc.date.available | 2015-10-20T15:11:04Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.description | Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2013 | |
dc.description.abstract | Considerando a importância da criatividade no desenvolvimento das crianças para que sejam capazes de se expressar e comunicar através de linguagens múltiplas, de compreender o mundo e de intervir socialmente de modo consciente, informado e criativo; e, tendo em conta o importante papel da educadora de infância nesse processo, o presente estudo, realizado no âmbito da prática de ensino supervisionada, do mestrado em educação pré-escolar, tem como objetivos principais: Conhecer a opinião da educadora cooperante relativamente à importância da criatividade como forma de expressão e comunicação da criança em idade pré-escolar; Identificar as estratégias utilizadas pela educadora cooperante que se constituam como estímulos à criatividade da criança em contexto de jardim de infância. Assente numa metodologia qualitativa, que contemplou como instrumentos de recolha de dados: a análise documental, a entrevista semiestruturada e a observação participante, o estudo tem como participantes uma educadora de infância e vinte e duas crianças entre os quatro e os cinco anos de idade. Os resultados obtidos permitem delinear as seguintes conclusões: i) o incentivo à criatividade é fundamental para o desenvolvimento equilibrado da criança; ii) o jardim de infância é efetivamente um local privilegiado para essa intervenção; iii) o estímulo, a valorização e o reforço positivo do trabalho da criança constituem atitudes facilitadoras do desenvolvimento da criatividade; iv) a realização de atividades abertas, que possibilitem o respeito pelo ritmo individual, integra o leque de estratégias adequadas ao desenvolvimento da criatividade; v) a expressão plástica é a área curricular que mais é associada à criatividade na prática pedagógica. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202210855 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/6926 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Criatividade | pt_PT |
dc.subject | Papel dos educadores da infância | pt_PT |
dc.subject | Expressão | pt_PT |
dc.subject | Comunicação | pt_PT |
dc.title | A criatividade na educação pré-escolar como forma de expressão e comunicação | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |