Repository logo
 
Publication

A criatividade na educação pré-escolar como forma de expressão e comunicação

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBorges, Maria Leonor
dc.contributor.authorColaço, Helena
dc.date.accessioned2015-10-20T15:11:04Z
dc.date.available2015-10-20T15:11:04Z
dc.date.issued2013
dc.date.submitted2013
dc.descriptionDissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2013
dc.description.abstractConsiderando a importância da criatividade no desenvolvimento das crianças para que sejam capazes de se expressar e comunicar através de linguagens múltiplas, de compreender o mundo e de intervir socialmente de modo consciente, informado e criativo; e, tendo em conta o importante papel da educadora de infância nesse processo, o presente estudo, realizado no âmbito da prática de ensino supervisionada, do mestrado em educação pré-escolar, tem como objetivos principais:  Conhecer a opinião da educadora cooperante relativamente à importância da criatividade como forma de expressão e comunicação da criança em idade pré-escolar;  Identificar as estratégias utilizadas pela educadora cooperante que se constituam como estímulos à criatividade da criança em contexto de jardim de infância. Assente numa metodologia qualitativa, que contemplou como instrumentos de recolha de dados: a análise documental, a entrevista semiestruturada e a observação participante, o estudo tem como participantes uma educadora de infância e vinte e duas crianças entre os quatro e os cinco anos de idade. Os resultados obtidos permitem delinear as seguintes conclusões: i) o incentivo à criatividade é fundamental para o desenvolvimento equilibrado da criança; ii) o jardim de infância é efetivamente um local privilegiado para essa intervenção; iii) o estímulo, a valorização e o reforço positivo do trabalho da criança constituem atitudes facilitadoras do desenvolvimento da criatividade; iv) a realização de atividades abertas, que possibilitem o respeito pelo ritmo individual, integra o leque de estratégias adequadas ao desenvolvimento da criatividade; v) a expressão plástica é a área curricular que mais é associada à criatividade na prática pedagógica.pt_PT
dc.identifier.tid202210855
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/6926
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectCriatividadept_PT
dc.subjectPapel dos educadores da infânciapt_PT
dc.subjectExpressãopt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.titleA criatividade na educação pré-escolar como forma de expressão e comunicaçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório_Final.pdf
Size:
823.69 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: