Publication
A natureza somos nós - representações da interação humana com outros animais: uma variável na planificação de atividades e escolha de recursos em ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Monteiro, Rute | |
dc.contributor.advisor | Fonseca, Olga Maria Costa da | |
dc.contributor.author | Coutinho, Helena Soraia Gomes Videira da Costa Pereira | |
dc.date.accessioned | 2019-03-11T13:24:28Z | |
dc.date.available | 2019-03-11T13:24:28Z | |
dc.date.issued | 2018-12-18 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.description.abstract | O trabalho A natureza somos nós - Representações da interação humana com outros animais: uma variável na planificação de atividades e escolha de recursos em ciências no 1º CEB, teve dois objetivos distintos. Primeiro: identificar, caraterizar e analisar as representações da interação humana com (outros) animais presentes no ambiente educativo e no discurso e produções de crianças de uma turma do 1º ano do 1º Ciclo. Segundo: planificar atividades e selecionar recursos em função das considerações teóricas e da análise das representações identificadas. Para o desenvolvimento deste trabalho, considerámos um quadro teórico que aborda o currículo e a gestão curricular, a sustentabilidade do planeta e a biodiversidade, a aprendizagem e ensino das ciências, a perceção ambiental e interação com animais, o desenvolvimento cognitivo, afetivo e de valores na interação com a natureza e a literatura para a infância com histórias de animais. Num processo de investigação-ação, foi utilizada uma metodologia de natureza qualitativa em que se consideraram documentos oficiais de referência e outros artefactos (planificações, manuais escolares adotados e restantes recursos didáticos), assim como entrevistas semiestruturadas. Fizemos a análise do discurso e das produções das crianças durante o desenvolvimento de propostas planeadas para trabalhar diferentes aprendizagens relacionadas com o mundo animal, onde tentámos perceber que estratégias, metodologias e recursos se mostram mais adequados. Apesar das limitações relacionadas com a diversidade das vivências de cada uma das crianças participantes, foi possível identificar regularidades e relações com os dados recolhidos no contexto educativo, de forma a poder refletir e adequar práticas futuras. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202178943 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/12403 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Natureza | pt_PT |
dc.subject | Animais | pt_PT |
dc.subject | Fauna silvestre | pt_PT |
dc.subject | Representações da interação | pt_PT |
dc.subject | Contexto educativo | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.title | A natureza somos nós - representações da interação humana com outros animais: uma variável na planificação de atividades e escolha de recursos em ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |