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Efeito da valência no reconhecimento visual de palavras: estudo com monitorização da atividade pupilar

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O reconhecimento visual de palavras é um domínio bastante estudado em psicologia cognitiva. Tradicionalmente tem-se estudado o efeito de várias psicolinguísticas (como a frequência da palavra), mas só recentemente se tem vindo a considerar o papel da valência emocional no reconhecimento de palavras. Dado existir uma ligação entre o reconhecimento visual de palavras e os movimentos oculares que refletem o curso de tempo dos processos cognitivos envolvidos na leitura, neste estudo testamos 45 participantes durante uma Tarefa de Decisão Lexical enquanto os seus movimentos oculares e resposta pupilar eram registados. Na Tarefa de Decisão Lexical foram manipulados a frequência das palavras (alta vs. baixa), a valência emocional (positiva vs. neutra vs. negativa) e controlado o arousal. Os resultados foram de encontro às hipóteses levantadas comprovando que o tempo de resposta foi influenciado pela valência, mas apenas para as palavras de baixa frequência onde se observou um maior atraso no reconhecimento de palavras negativas em relação às positivas e neutras. Relativamente à duração média das fixações, para as palavras de alta frequência foi independente da valência, porém, para as palavras de baixa frequência, a duração média das fixações foi superior para as palavras negativas em relação às positivas e neutras. Por fim, a dilatação da pupila, apesar dos resultados não significativos, foi influenciada pela valência e pela frequência: maior dilatação nas palavras de baixa frequência e nas palavras negativas. A análise dos indicadores comportamentais e oculares sugerem que o conteúdo emocional veiculado pelas palavras pode ser processado numa fase posterior de reconhecimento, ou seja, processamento pós-lexical.
Visual word recognition is a well-studied domain in cognitive psychology. Traditionally, the effect of various psycholinguistics (such as word frequency) has been studied, but only recently has the role of emotional valence in word recognition been considered. Because there is a link between visual word recognition and eye movements that reflect the time course of the cognitive processes involved in reading, in this study we tested 45 participants during a Lexical Decision Task while their eye movements and pupillary response were recorded. In the Lexical Decision Task, word frequency (high vs. low), emotional valence (positive vs. neutral vs. negative) and arousal were controlled. The results were in line with the hypotheses raised, proving that the response time was influenced by valence, but only for low frequency words, where a greater delay in the recognition of negative words was observed in relation to positive and neutral ones. Regarding the mean duration of fixations, for high frequency words, it was independent of valence, however, for low frequency words, the mean duration of fixations was longer for negative words than for positive and neutral words. Finally, the pupil dilation, despite the non-significant results, was influenced by valence and frequency: greater dilation in low frequency words and negative words. The analysis of behavioral and ocular indicators suggest that the emotional content conveyed by words can be processed in a later phase of recognition, that is, post-lexical processing.

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Reconhecimento visual de palavras Valência emocional Frequência Tarefa de decisão lexical Movimentos oculares Atividade pupilar

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