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Imaginação e criatividade em Jardim de Infância – o livro como fonte do imaginário
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Fonseca, Olga | |
dc.contributor.author | Assunção, Hélia Carina Guerreiro | |
dc.date.accessioned | 2018-12-20T16:04:14Z | |
dc.date.available | 2018-12-20T16:04:14Z | |
dc.date.issued | 2018-06-21 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.description.abstract | O presente relatório de investigação tem como objetivo a obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e partiu de três temáticas que têm muita importância para mim: a imaginação, a criatividade e a literatura para a infância. Ao longo deste relatório expõe-se um trabalho realizado com um grupo de crianças de uma sala heterogénea num jardim de infância em Olhão, com o objetivo de investigar se a literatura para a infância estimula a imaginação, a criatividade e o imaginário das crianças. Assim, o tema é a “Imaginação e criatividade no jardim de infância - o livro como fonte do imaginário.” Deste relatório é parte integrante o “Enquadramento teórico”, onde consta a pesquisa para fundamentar a investigação; a “Metodologia”, onde refiro qual o método de investigação utilizado; a “Conclusão”, onde apresento a resposta à questão de partida. Quando iniciei a minha PES, verifiquei que, na sala onde me encontrava a estagiar, as crianças tinham pouco contacto com os livros e, aquando da minha primeira intervenção, decidi levar para a sala uma história para perceber qual seria a reação do grupo de crianças. Consegui captar a atenção, a concentração e a participação espontânea. Para apoiar esta investigação, planifiquei duas sequências didáticas com duas fases cada. Planifiquei a primeira sequência didática partindo da obra “Não é uma caixa” do autor Antoinette Portis; na segunda, numa primeira fase, recorremos ao livro “The Paper Bag Princess”, e numa segunda fase explorámos o livro “Ainda Nada?” do autor Christian Voltz. Para obter resposta às questões, optámos por uma metodologia de natureza qualitativa, uma observação participante, recorrendo a instrumentos de registo como as notas do diário de campo, observação direta e fotografias. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202028186 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/12274 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Imaginação | pt_PT |
dc.subject | Criatividade | pt_PT |
dc.subject | Literatura para a infância | pt_PT |
dc.subject | Ilustração | pt_PT |
dc.subject | Imaginário | pt_PT |
dc.title | Imaginação e criatividade em Jardim de Infância – o livro como fonte do imaginário | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |