Repository logo
 
Publication

Imaginação e criatividade em Jardim de Infância – o livro como fonte do imaginário

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFonseca, Olga
dc.contributor.authorAssunção, Hélia Carina Guerreiro
dc.date.accessioned2018-12-20T16:04:14Z
dc.date.available2018-12-20T16:04:14Z
dc.date.issued2018-06-21
dc.date.submitted2018
dc.description.abstractO presente relatório de investigação tem como objetivo a obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e partiu de três temáticas que têm muita importância para mim: a imaginação, a criatividade e a literatura para a infância. Ao longo deste relatório expõe-se um trabalho realizado com um grupo de crianças de uma sala heterogénea num jardim de infância em Olhão, com o objetivo de investigar se a literatura para a infância estimula a imaginação, a criatividade e o imaginário das crianças. Assim, o tema é a “Imaginação e criatividade no jardim de infância - o livro como fonte do imaginário.” Deste relatório é parte integrante o “Enquadramento teórico”, onde consta a pesquisa para fundamentar a investigação; a “Metodologia”, onde refiro qual o método de investigação utilizado; a “Conclusão”, onde apresento a resposta à questão de partida. Quando iniciei a minha PES, verifiquei que, na sala onde me encontrava a estagiar, as crianças tinham pouco contacto com os livros e, aquando da minha primeira intervenção, decidi levar para a sala uma história para perceber qual seria a reação do grupo de crianças. Consegui captar a atenção, a concentração e a participação espontânea. Para apoiar esta investigação, planifiquei duas sequências didáticas com duas fases cada. Planifiquei a primeira sequência didática partindo da obra “Não é uma caixa” do autor Antoinette Portis; na segunda, numa primeira fase, recorremos ao livro “The Paper Bag Princess”, e numa segunda fase explorámos o livro “Ainda Nada?” do autor Christian Voltz. Para obter resposta às questões, optámos por uma metodologia de natureza qualitativa, uma observação participante, recorrendo a instrumentos de registo como as notas do diário de campo, observação direta e fotografias.pt_PT
dc.identifier.tid202028186pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/12274
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectImaginaçãopt_PT
dc.subjectCriatividadept_PT
dc.subjectLiteratura para a infânciapt_PT
dc.subjectIlustraçãopt_PT
dc.subjectImagináriopt_PT
dc.titleImaginação e criatividade em Jardim de Infância – o livro como fonte do imagináriopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório corrigido.pdf
Size:
3.93 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: