Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O processo de internacionalização das empresas portuguesas: o caso de Timor-Leste

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
RELATORIO ESTAGIO_MGE_MAP_21.12.2017.pdf5.02 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este Relatório propõe identificar oportunidades, motivações e obstáculos que as empresas portuguesas enfrentam nas relações comerciais no mercado timorense e, inclusive, fora das fronteiras do país, em particular com os vizinhos asiáticos. O objetivo principal deste trabalho foi conhecer como as empresas portuguesas abordam o mercado timorense e em que medida utilizam o país como plataforma de acesso ao mercado dos membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). Com o pilar do enquadramento teórico sobre o processo de internacionalização, foram analisados relatórios e documentação oficial, proveniente de entidades e organizações timorenses, portuguesas e internacionais. Foram realizadas entrevistas a pontos focais da esfera económica entre Timor-Leste e Portugal. Foram ainda auscultadas empresas presentes, exportadoras e interessadas no mercado de Timor-Leste, através de questionários online. Os resultados permitem conhecer as características dos mercados de Timor-Leste e da ASEAN, bem como das empresas portuguesas que contactam com o mercado timorense, como estas operam em Timor-Leste e como se expandem ou pretendem expandir-se para outros mercados de países vizinhos do Sudeste Asiático. As conclusões apuradas mostram que Timor-Leste atua como base de acesso facilitado ao mercado vizinho da ASEAN e levam, ainda, à apresentação das possíveis estratégias a adotar e dos obstáculos que existem, para o desenvolvimento de negócios na região.

Description

Keywords

Empresas Internacionalização Mercado Timor-Leste ASEAN Motivações Obstáculos Estratégias Plataforma

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License