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Authors
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Abstract(s)
Neste projecto pretendemos evidenciar a profunda crise que atinge as sociedades
dos anos 30 e 40 e que Jean Giraudoux transpôs na sua obra dramática. Desse modo,
estudámos quatro peças do dramaturgo numa perspectiva sociológica. As obras
seleccionadas para o nosso corpus são Judith, La guerre de Troie n’aura pas lieu,
Sodome et Gomorrhe e La Folle de Chaillot.
O nosso estudo foi dividido em quatro partes em que apontámos, de início,
algumas questões teóricas e metodológica acerca da sociologia da literatura e da
sociologia do teatro. As outras partes da dissertação abrangeram o estudo do nosso
corpus literário através de três domínios: o mítico e religioso, o privado, e o público. No
primeiro domínio, apresentámos as ligações que as obras tecem com a tradição, as
inovações das adaptações teatrais de Giraudoux, assim como as relações ou lutas que
existem entre os Homens e o divino e o destino/a fatalidade.
Seguidamente, dedicámo-nos ao domínio privado tendo em conta, por um lado,
as divisões que se verificam entre as personagens e, por outro, as causas e os remédios
do vazio interior que assombra a vida dos homens. A resolução da crise parece residir
no Amor, na originalidade.
Por fim, analisámos o domínio público tentando relacionar as obras não só com
o contexto político, histórico, social e cultural, mas também com as ideologias
antagónicas de cada um, mostrando as soluções que o dramaturgo defende no nosso
corpus, isto é, a Razão, o papel da mulher, a harmonia entre Estado, Humanidade,
Natureza.
Description
Dissertação mest., Literatura Francesa, Universidade do Algarve, 2007
Keywords
Teses Literatura francesa Teatro Estudos literários