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CompetĂȘncias parentais em pais com filhos portadores de deficiĂȘncia. Um estudo descritivo

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O presente estudo tem como objetivos: descrever e analisar as competĂȘncias parentais, o grau de coesĂŁo e adaptação familiar e os antecedentes de risco psicossocial nas famĂ­lias com filhos portadores de deficiĂȘncia. Utilizaram-se os seguintes intrumentos: Um questionĂĄrio de dados sociodemogrĂĄficos; a Escala de Avaliação da Adaptabilidade e CoesĂŁo Familiar, a Escala de Percepção das CompetĂȘncias Parentais e o InventĂĄrio de SituaçÔes Stressantes e de Risco. Os resultados sugerem que nas famĂ­lias com maior grau de escolaridade apresentam uma maior satisfação com a parentalidade. As mĂŁes sentem-se mais eficazes que os pais. Observamos igualmente aestabilidade laboral, a biparentalidade estĂŁo relacionadas com o sentimento de competencia parental. No entanto, observamos as famĂ­lias monoparentais sentem-se mais satisfeitas com a parentalidade. ObservĂĄmos ainda um menor grau de coesĂŁo e de adaptação nas famĂ­lias monoparentais em detrimento das biparentais. SĂŁo diversos os autores que evidenciam que as oportunidades para um bom desenvolvimento estĂŁo fundamentalmente, dependentes do contexto familiar que a criança cresce. Estas tarefas estĂŁo associadas Ă  Parentalidade, no entanto quando hĂĄ a ocorrĂȘncia de um filho “diferente” neste caso deficiente, hĂĄ que intervir precocemente desde o diagnĂłstico para que esta famĂ­lia se adapte e tenha um funcionamento eficaz de forma a prestar Ă  criança a maior qualidade para o seu desenvolvimento e crescimento. No futuro seria importante realizar este tipo de estudo ao casal, e nĂŁo apenas ao pai ou Ă  mĂŁe, porque verificou-se uma maior discrepĂąncia nas famĂ­lias monoparentais em termos de resultados. HĂĄ ainda muito poucos estudos feitos em população clĂ­nica no Ăąmbito da deficiĂȘncia mental, nomeadamente com famĂ­lias, hĂĄ todo o interesse em explorar este campo de forma a aumentar o conhecimento cientĂ­fico, com vista Ă  optimização dos cuidados no Ăąmbito da Psicologia ClĂ­nica Ă s famĂ­lias com filhos deficientes.

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Dissertação de mest., Psicologia ClĂ­nica e da SaĂșde, Faculdade de CiĂȘncias Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2013

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