Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
28.27 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo visa conhecer a forma como os alunos comunicam
matematicamente, por escrito, quando recorrem às tecnologias na aula de matemática.
Em particular, procura conhecer o tipo de representações escritas que são utilizadas
pelos alunos quando recorrem às tecnologias. Foram definidas três questões: i) Como é
que as tecnologias influenciam e facilitam o desenvolvimento da comunicação escrita
na aula de matemática? ii) De que forma os alunos utilizam as tecnologias ao serviço da
comunicação matemática? e iii) Será uma das ferramentas tecnológicas, calculadora
gráfica ou computador, mais potenciadora da comunicação escrita do que a outra?
O quadro teórico aborda dois temas essenciais para o desenvolvimento deste
estudo: a comunicação matemática e a utilização das tecnologias em sala de aula.
A intervenção pedagógica desenvolve-se nas aulas de Matemática A de uma
turma do 10.º ano. Foram propostas cinco tarefas e solicitado um relatório final ou uma
composição. Na exploração de duas tarefas, os alunos recorreram à calculadora gráfica,
em outras duas recorreram ao software matemático Geogebra e na última tarefa foi dada
oportunidade aos alunos para escolherem entre a calculadora e/ou o computador.
Neste estudo adotei uma abordagem qualitativa e interpretativa, centrada na
análise de dados recolhidos através de observação participante, um questionário
aplicado a toda a turma, entrevistas a alguns alunos e documentos produzidos durante as
várias sessões.
Os resultados mostram que todos os alunos envolvidos neste estudo privilegiam
a representação gráfica como veículo de comunicação matemática. A abordagem gráfica
das funções parece ajudar os alunos a compreender os problemas de modo mais claro.
Os alunos recorrem às tecnologias para obterem uma primeira representação gráfica da
função envolvida. As representações iniciais vão evoluindo, o que mostra uma evolução
na comunicação dos raciocínios por parte dos alunos e na compreensão da situação
apresentada bem como dos conceitos abrangidos pela tarefa.
Description
Keywords
Ensino de matemática Comunicação matemática Tecnologias Representações