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Advisor(s)
Abstract(s)
A crescente complexidade do mercado de trabalho coloca novos desafios aos
processos de inserção profissional dos diplomados do ensino superior, sobretudo
num período em que se assiste a uma acentuada retração nas ofertas
de emprego disponíveis. No âmbito dos fatores individuais, a adaptabilidade
de carreira surge como um processo capaz de facilitar a transição para o
mundo do trabalho, sobretudo no que diz respeito aos níveis de confiança
com que os estudantes encaram a resolução das tarefas relativas à procura
de emprego e à inserção profissional. Por outro lado, as instituições de ensino
superior são cada vez mais chamadas a promover a empregabilidade dos seus
alunos, embora ainda não seja suficientemente conhecida a relação entre
a empregabilidade percebida e o investimento nas atividades de transição
para o mundo do trabalho. Por conseguinte, este estudo teve como principal
objetivo analisar o impacto da adaptabilidade de carreira na autoeficácia
para a transição para o trabalho, considerando o efeito da empregabilidade
percebida, numa amostra de 261 estudantes universitários (80.5% mulheres)
com uma média de idades de 22.37 anos (DP = 6.77 anos). Os resultados
encontrados sugerem que a adaptabilidade prediz a autoeficácia na transição
para o trabalho, sobretudo através das dimensões confiança e curiosidade,
e que a relação entre adaptabilidade e autoeficácia é parcialmente mediada
pela empregabilidade percebida. Por último, são discutidas as implicações dos
resultados para a intervenção vocacional, no âmbito do apoio aos processos de
transição para o mundo do trabalho, junto dos estudantes do ensino superior.
Description
Keywords
Autoeficacia na transição escola-trabalho Adaptabilidade de carreira Empregabilidade percebida Ensino superior
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Imprensa da Universidade de Coimbra