Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/670
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAntunes, Maria João Cardona Correia-
dc.contributor.authorMateus, Carla Alexandra Correia Alves-
dc.date.accessioned2011-09-07T16:05:16Z-
dc.date.available2011-09-07T16:05:16Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.other373.21 MAT*Pap Cave-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/670-
dc.descriptionDissertação mest., Ciências da Educação, Universidade do Algarve, 2008por
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objecto de estudo o Diário de Turma do Movimento da Escola Moderna, como instrumento mediador para o desenvolvimento sócio-moral. O Diário de Turma regista enunciados de crianças e de adultos organizados em colunas: em que as trés primeiras recolhem avaliações qualitativas sobre os comportamentos sociais e o trabalho realizado (Gostámos, Não Gostámos, Fizemos) a última coluna regista propostas para o trabalho a realizar (Queremos). Este estudo procurou conhecer a natureza dos registos das colunas Não Gostámos e Gostámos e compreender de que modo ? que estes influenciam os comportamentos das crianças (3 aos 5 anos). Ao longo da investigação foram focados aspectos sobre a educação pré- escolar, realçando as Orientações Curriculares e os principais Modelos Pedagógicos. Foi caracterizado o Movimento da Escola Moderna (MEM), destacando o papel desempenhado pelo Diário de Turma nas práticas deste modelo. Entre outros autores, são focadas as teorias de Piaget e de Turiel de forma a contribuir para uma melhor compreensão do desenvolvimento sócio-moral e em contexto educativo. O estudo empírico realizou-se num colégio particular de Lisboa. Para a recolha de dados, optámos por uma metodologia qualitativa, analisando o conteúdo dos registos das colunas Não Gostámos e Gostámos do Diário de Turma de um grupo de jardim-de- infãncia (durante dois anos lectivos) e numa entrevista (semi-directiva) à educadora do grupo. Também foi realizada uma entrevista, a uma educadora com largos anos de experiência no modelo da Escola Moderna para uma melhor compreensão do papel desempenhado pelo Diário nas práticas pedagógicas. O presente estudo deu a conhecer as diferentes avaliações negativas e positivas, das crianças e adultos, ao nível dos comportamentos sociais do grupo e do trabalho de sala realizado inscritos no Diário. A reflexão final permitiu salientar o papel do Diário de Turma nos comportamentos das crianças, através da discussão e resolução dos conflitos no Conselho de Turma, da tomada de consciência dos comportamentos discutidos, assim como na construção das regras do grupo.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectTesespor
dc.subjectEducação de infânciapor
dc.subjectMovimento da Escola Modernapor
dc.titleO papel do diário de turma no Movimento da Escola Moderna: um estudo de caso em jardim-de-infânciapor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociaispor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação. Especialização em Educação de Infânciapor
Aparece nas colecções:FCH1-Teses
UA01-Teses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Carla Alves Mateus.pdf1,33 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.