Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/7073
Título: Estudantes adultos no ensino superior: o que os motiva e o que os desafia no regresso à vida académica
Autor: Monteiro, Rute
Quintas, Helena
Gonçalves, Teresa
Ribeiro, Carlos Miguel
Fragoso, António
Bago, Joana
Santos, Lucilia
Fonseca, Henrique
Palavras-chave: Ensino Superior
Maiores de 23 anos
Estudantes adultos
Aprendizagem ao longo da vida
Data: 2014
Editora: Universidade do Minho. Instituto de Educação e Psicologia. Centro de Investigação em Educação
Citação: Monteiro, Rute Cristina Correia da Rocha. Estudantes adultos no ensino superior: o que os motiva e o que os desafia no regresso à vida académica. Revista Portuguesa de Educação, 27(2), 33-56. 27, 2, 33-56, 2014.
Resumo: O presente artigo reporta-se a um estudo acerca de estudantes adultos que, por via do processo de ingresso dos "Maiores de 23", acederam às universidades portuguesas. Pretende analisar os principais problemas com que estas pessoas se debatem, sobretudo as que já têm uma idade mais avançada e que, na literatura da especialidade, são designados de mature students). Ponderadas razões pessoais e profissionais, estes estudantes tomaram a decisão de alcançar um grau académico, mas não estão em igualdade de circunstâncias com os colegas que ingressam no Ensino Superior pela via tradicional, com quem não partilham as mesmas motivações e interesses. Algumas limitações que a idade coloca exigem um ajustamento constante entre a efetiva capacidade de realização e as exigências do mundo universitário, experimentando uma pressão para o sucesso que a vida pessoal e, muitas vezes, profissional impõem. Foram realizadas entrevistas biográficas a 5 sujeitos com idades mais avançadas (entre 45 e 60 anos), com o objetivo de compreender os desafios e as limitações com que se debatem, particularmente os adultos com mais idade, mas também conhecer as estratégias que utilizam para "sobreviver" e para alcançar o "sucesso" no meio universitário.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/7073
ISSN: 0871-9187
Aparece nas colecções:ESE2-Artigos (em revistas ou actas indexadas)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
v27n2a03 Quintas et al 2014.pdf171,38 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.