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Advisor(s)
Abstract(s)
O presente artigo reporta-se a um estudo acerca de estudantes adultos que, por
via do processo de ingresso dos "Maiores de 23", acederam às universidades
portuguesas. Pretende analisar os principais problemas com que estas pessoas
se debatem, sobretudo as que já têm uma idade mais avançada e que, na
literatura da especialidade, são designados de mature students). Ponderadas
razões pessoais e profissionais, estes estudantes tomaram a decisão de
alcançar um grau académico, mas não estão em igualdade de circunstâncias
com os colegas que ingressam no Ensino Superior pela via tradicional, com
quem não partilham as mesmas motivações e interesses. Algumas limitações
que a idade coloca exigem um ajustamento constante entre a efetiva
capacidade de realização e as exigências do mundo universitário,
experimentando uma pressão para o sucesso que a vida pessoal e, muitas
vezes, profissional impõem. Foram realizadas entrevistas biográficas a 5
sujeitos com idades mais avançadas (entre 45 e 60 anos), com o objetivo de
compreender os desafios e as limitações com que se debatem, particularmente
os adultos com mais idade, mas também conhecer as estratégias que utilizam
para "sobreviver" e para alcançar o "sucesso" no meio universitário.
Description
Keywords
Ensino Superior Maiores de 23 anos Estudantes adultos Aprendizagem ao longo da vida
Citation
Monteiro, Rute Cristina Correia da Rocha. Estudantes adultos no ensino superior: o que os motiva e o que os desafia no regresso à vida académica. Revista Portuguesa de Educação, 27(2), 33-56. 27, 2, 33-56, 2014.
Publisher
Universidade do Minho. Instituto de Educação e Psicologia. Centro de Investigação em Educação