ESE1-Teses
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE1-Teses by advisor "Aniceto, Ana Paula Baião"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A integração de um personagem lúdico como estratégia de motivação na educação pré-escolar: o exemplo do fantochePublication . Fernandes, Cláudia Denise da Guia; Sousa, Carolina Moreira da Silva de Fernandes de; Aniceto, Ana Paula BaiãoA presente investigação, de caráter qualitativo, tem como título “A integração de um personagem lúdico como estratégia de motivação na educação pré-escolar: o exemplo do fantoche” e surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. A investigação tem como principal objetivo perceber a importância do uso do fantoche na sala de jardim de infância, quer para a criança quer para o próprio ambiente educativo. Neste sentido, numa primeira fase, começou-se por realizar uma entrevista à educadora cooperante. Numa fase posterior, realizaram-se algumas observações contextuais em que o fantoche foi utilizado na sala de jardim de infância. Essas observações, diretas e participantes, foram registadas e analisadas, juntamente com a entrevista, de modo a ser possível confrontar os resultados obtidos com o enquadramento teórico apresentado no presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada. Por último, procurou-se, ainda, refletir sobre a influência que o estudo teve no nosso percurso, quer pessoal quer profissional.