Faculdade de Economia
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Browsing Faculdade de Economia by advisor "Agapito, Dora Lúcia Miguel"
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- A influência do olfato no comportamento do consumidor num restaurante de fine dining: o caso check-inPublication . Encarnação, Miguel Baião da; Agapito, Dora Lúcia Miguel; Pereira, Luís Miguel Soares Nobre de Noronha eO marketing sensorial e, em especial o marketing olfativo, tem vindo a tornar-se parte fundamental das estratégias de marketing de muitas empresas. Esta abordagem permite diferenciação e pode impactar o comportamento do consumidor. Apesar de se encontrar bastante literatura ligada ao marketing sensorial, existem muito poucos estudos experimentais realizados em ambiente real na indústria da restauração que se foquem na investigação da aplicação de técnicas de marketing olfativo e a existência de algum efeito no comportamento dos consumidores. O principal objetivo deste estudo é entender se existe uma relação causal entre um estímulo olfativo com aroma a chocolate e a escolha e intenção de compra, por parte dos clientes de um restaurante, da sobremesa com sabor a chocolate. O processo de pesquisa deste trabalho foi elaborado a partir de um desenho experimental clássico, com uma experiência realizada num restaurante de fine dining. O desenho experimental foi formado por um grupo de teste e um grupo de controlo, sendo que o grupo de teste foi exposto a um aroma a chocolate, enquanto o grupo de controlo apenas aos aromas presentes normalmente no restaurante. Este estudo adota uma abordagem quantitativa, tendo a recolha de dados sido realizada através da aplicação de um questionário a uma amostra de 152 clientes do restaurante. Estes dados foram posteriormente analisados através de análises descritivas e testes de hipóteses. Os resultados obtidos apontam para a existência de uma relação causal entre a exposição ao aroma a chocolate e a escolha da sobremesa de chocolate no final da refeição. A escolha da sobremesa de chocolate destacou-se claramente no grupo de teste, quando comparado com o grupo de controlo, onde não foi a primeira opção dos clientes. Apesar dos resultados apontarem que a exposição ao aroma não aumenta o apetite por chocolate, estes demonstram que a presença do estímulo olfativo tem influência direta na escolha da sobremesa de chocolate e na existência de uma sobremesa dominante.
- Innovation in tourism: the importance of collaborative networks for innovation in tourism-related sectorsPublication . Ademuyiwa, Abiola Sodeeq; Cesário, Marisa; Agapito, Dora Lúcia MiguelThis study examines how tourism firms in Portugal innovate, with a specific focus on product and process innovation, collaboration, and barriers that prevents them from collaborating for innovation activities. The research is based on a subsample of 505 tourism-related companies. The main findings of the research shows that tourism firms in Portugal focus more on process innovation than product innovation. In addition to that, our findings also revealed that innovation activities in Portugal is mostly firm-based and not cooperation based. The methodological approach of this research involves quantitative analysis of firm-level data from the Community Innovation Survey (CIS) 2020. Descriptive statistics and chi-square tests were employed to examine the relationships between cooperation for innovation activities and process/product innovation. The study also discusses the theoretical implications and how these findings can help improve theories about innovation and collaboration, especially in the tourism industry in Portugal. Recommendations made for policymakers and stakeholders include, but not limited to initiating all forms of incentive to encourage and motivate firms to invest in research and development, making it flexible to get access to funding, and encouraging partnerships between firms and academia. Firms should also develop their own innovation strategies and create a culture that supports innovation.
- Marketing e comunicaçãode eventos: um estudo de caso do Algarve Tech Hub (ATH) Summit 2023Publication . Silva, Andressa Kelly Alves da; Guerreiro, Maria Manuela Martins; Agapito, Dora Lúcia MiguelEste trabalho aborda a relação entre Gestão de Eventos e Marketing a partir de um estudo de caso, detalhando as tarefas desempenhadas durante a participação no projeto Algarve Tech Hub (ATH) Summit 2023. O objetivo principal foi compreender a interligação entre essas duas áreas. O estudo investigou o papel crucial desempenhado pelo marketing na concepção, comunicação e divulgação de eventos, recorrendo a conceitos de Gestão, MIX de Marketing e Comunicação Integrada. Além disso, é apresentada uma contextualização da entidade na qual o projeto foi conduzido e, em sequência, descrevem-se as atividades realizadas, além das propostas e recomendações para a próxima edição do evento. As conclusões sublinham o papel fundamental da integração de estratégias de marketing e comunicação para o sucesso dos eventos.