ESE1-Teses
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Browsing ESE1-Teses by Author "Alexandre Manuel Costa Leitão"
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- Contributos para a compreensão da coadjuvação de expressão e educação musical, no 1.º ciclo do ensino básico, num agrupamento de escolas do AlgarvePublication . Alexandre Manuel Costa Leitão; Borges, Maria Leonor; Santos, Jorge Tomás Ferreira dosEste estudo pretende abordar a importância da coadjuvação na expressão e educação musical (EEM) no 1.º ciclo do ensino básico (CEB) enquanto medida pedagógica para melhorar a lecionação de EEM. A EEM é uma disciplina do currículo do 1.º CEB com importância para o desenvolvimento global dos alunos, que habitualmente é lecionada pelos professores do 1.º CEB. Estes professores, isoladamente, referem ter algumas dificuldades no ensino desta disciplina. Este sentir por parte destes profissionais motivou este estudo e a sua pergunta de partida: será importante a coadjuvação na EEM, no 1.º CEB, por um docente especializado na área da música? Tendo em conta a questão de partida, emergiu como objetivo geral conhecer as perceções e as práticas de coadjuvação na EEM, no 1.º CEB e os seguintes objetivos específicos: conhecer a importância da EEM; identificar as razões do diretor do agrupamento para a atribuição ou não de coadjuvação na EEM no 1.º CEB; identificar os principais constrangimentos na lecionação da EEM; perceber se o currículo de EEM é cumprido; saber se os professores do 1.º CEB pretendem/continuam a pretender ser coadjuvados por um professor especializado na área da música; conhecer o funcionamento da coadjuvação em EEM; identificar as vantagens e desvantagens da coadjuvação; entender a diferença de perceções entre docentes do 1.º CEB com e sem coadjuvação de professor especializado na área da música; identificar o perfil ideal do professor coadjuvante e identificar práticas e estratégias promotoras da coadjuvação no 1.º CEB na EEM. O estudo enquadra-se num paradigma qualitativo, sendo um estudo exploratório, na forma de estudo de caso, na escola do 1.º CEB de um agrupamento de escolas no Algarve. Para a recolha de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas ao diretor do agrupamento, à coordenadora de departamento do 1.º CEB, à coordenadora de estabelecimento do 1.º CEB, ao coordenador do grupo de educação musical (EM) e ao professor coadjuvante de EEM, um focus group com professores do 1.º CEB com e sem coadjuvação em EEM, um inquérito por questionário aplicado aos professores do 1.º CEB do agrupamento e procedemos, ainda, à análise de documentos do agrupamento O estudo permitiu identificar os constrangimentos na lecionação de EEM pelos professores do 1.º CEB, com consequências no cumprimento do programa. Os resultados evidenciam que estes professores pretendem ser coadjuvados em EEM, por um professor especialista na área da música, e que a coadjuvação em EEM é uma estratégia importante para melhorar o seu ensino, quer no que se ensina e como se ensina.
