Browsing by Author "Fernandes, Susana"
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- Afinal o que são e como se calculam os quartis?Publication . Fernandes, Susana; Pinto, Mónica MartinsImaginemos que queremos calcular os quartis de um conjunto de dados. Se consultarmos vários manuais de matemática do ensino básico e do ensino secundário e sebentas de estatística do ensino superior encontramos diferentes definições e fórmulas para o cálculo dos quartis, que algumas vezes conduzem a resultados diferentes. Se recorrermos a meios tecnológicos para determinar o valor dos quartis do mesmo conjunto de dados, usando uma máquina de calcular, uma folha de cálculo ou um programa estatístico, pode acontecer ficarmos com mais algumas respostas diferentes. Afinal o que são e como se calculam os quartis? Neste texto abordaremos esta questão, considerando apenas dados discretos não agrupados. Salientamos que no ensino superior se ensinam formas de cálculo dos quartis distintas das apresentadas nos ensinos básico e secundário, o que confunde os alunos e gera neles uma certa desconfiança relativamente à estatística. Argumentamos que o método introduzido no ensino superior é preferível e apresentamos uma proposta de uniformização do cálculo dos quartis em todos os níveis de ensino.
- Detecção de corpos de água em imagens de satélite landsat 5TMPublication . Palmeirim, José Carlos; Fernandes, SusanaAs crescentes necessidades de utilização da água a níveis industrial, agrícola e urbano, tornam indispensável um planeamento e gestão mais eficientes dos recursos hídricos disponíveis. Este aumento de eficiência na gestão é mais sensível nos anos hidrológicos de características mais afastadas do comportamento médio, quando se intensificam conflitos de utilização da água e a activação de prioridades. Para que as actividades de planeamento e gestão permaneçam eficazes, é imprescindível um conhecimento actualizado da existência e localização dos armazenamentos superficiais de água, incluindo os de menor capacidade, que para além da significativa influência nos períodos de estiagem, podem ser extremamente úteis, por exemplo, no combate a incêndios e ser utilizados como bacias de retenção em cheia. O processamento digital de imagens de sensores remotos possibilita uma detecção territorialmente abrangente dos corpos de água e permite uma fácil e rápida actualização do inventário de armazenamentos superficiais. Produziu-se um modelo para detecção de corpos de água em Portugal Continental por processamento digital de imagens do satélite Landsat 5TM. O modelo resulta de combinações não lineares de valores extremos de radiâncias de água de seis das sete bandas espectrais do satélite ( todas excepto a banda térmica). Para testar a eficiência do modelo encontrado para classificar corpos de água em imagens de satélite Landsat 5TM é realizada uma análise comparativa com o Cadastro Nacional de Infraestruturas Hidráulicas e com Cartas Militares de Portugal 1:25000. Numa segunda fase criou-se uma imagem de satélite colorida, através da composição cromática de três das bandas espectrais do Landsat 5TM, com a sobreposição dos corpos de água classificados e à qual se agregou informação do Anuário das Albufeiras.
- Effectiveness and long-term retention of anti-tumour necrosis factor treatment in juvenile and adult patients with juvenile idiopathic arthritis: data from Reuma.ptPublication . Mourao, Ana F.; Santos, Maria J.; Melo Gomes, Jose A.; Martins, Fernando M.; Mendonca, Silvia C.; Ramos, Filipa Oliveira; Fernandes, Susana; Salgado, Manuel; Guedes, Margarida; Carvalho, Sonia; Costa, Jose A.; Brito, Iva; Duarte, Catia; Furtado, Carolina; Lopes, Ana; Rodrigues, Ana; Sequeira, Graca; Branco, Jaime C.; Fonseca, Joao E.; Canhao, HelenaMethods. We prospectively collected patient and disease characteristics from patients with JIA who started biological therapy. Adverse events were collected during the follow-up period. Predictors of response at 1 year and drug retention rates were assessed at 4 years of treatment for the first biologic agent.Results. A total of 812 JIA patients [65% females, mean age at JIA onset 6.9 years (s.d. 4.7)], 227 received biologic therapy; 205 patients (90.3%) were treated with an anti-TNF as the first biologic. All the parameters used to evaluate disease activity, namely number of active joints, ESR and Childhood HAQ/HAQ, decreased significantly at 6 months and 1 year of treatment. The mean reduction in Juvenile Disease Activity Score 10 (JADAS10) after 1 year of treatment was 10.4 (s.d. 7.4). According to the definition of improvement using the JADAS10 score, 83.3% respond to biologic therapy after 1 year. Fourteen patients discontinued biologic therapies due to adverse events. Retention rates were 92.9% at 1 year, 85.5% at 2 years, 78.4% at 3 years and 68.1% at 4 years of treatment. Among all JIA subtypes, only concomitant therapy with corticosteroids was found to be univariately associated with withdrawal of biologic treatment (P = 0.016).Conclusion. Biologic therapies seem effective and safe in patients with JIA. In addition, the retention rates for the first biologic agent are high throughout 4 years.
- Ensinando métodos de representação proporcionalPublication . Fernandes, SusanaO atual programa da disciplina Matemática Aplicada a Ciências Sociais (MACS) do ensino secundário inclui, sob o tema da teoria da partilha equilibrada, a representação proporcional, que é uma aplicação da teoria da divisão proporcional no caso discreto. O que é a representação proporcional? Nos Estados Unidos da América cada estado recebe um número de lugares no parlamento - “house of representatives” – proporcional à sua população, segundo o último censo realizado. Em inúmeros países da Europa, como é o caso de Portugal, cada lista eleitoral recebe um número de mandatos no parlamento proporcional ao número de votos obtidos nas eleições. Mais concretamente, em Portugal o número total de lugares no parlamento é distribuído pelos distritos do país (círculos eleitorais) de forma proporcional às respetivas populações, de acordo com o último censo; depois, em cada eleição, cada lista eleitoral elege em cada círculo eleitoral um número de deputados proporcional ao número de votos aí obtidos. Na disciplina MACS são abordados alguns métodos de representação proporcional de origem norte-americana (Hamilton, Jefferson, Adams, Webster, Huntington-Hill), pelo seu interesse histórico, e os dois métodos de origem europeia mais usados atualmente (D’Hondt e Sainte-Laguë). O método de Hamilton foi há muito abandonado por estar sujeito aos paradoxos do Alabama, da População e dos Novos Estados. Nesta comunicação serão expostas as características do método de Hamilton que tornam possível a ocorrência destes paradoxos. Clarificaremos como o conhecimento destas caraterísticas permite ao professor construir exercícios que confrontem os alunos com a existência destes paradoxos. Todos os restantes métodos de representação proporcional abordados são métodos de divisores modificados, que não estão sujeitos aos paradoxos. Os métodos norte americanos determinam de uma só vez a distribuição dos lugares no parlamento pelos estados, necessitando de algumas iterações até acertar no número total de lugares a distribuir. Os métodos europeus vão distribuindo um a um os lugares do parlamento pelas listas eleitorais. Na verdade o método de Jefferson e o método de D’Hondt são formas computacionais distintas do mesmo método. O mesmo sucede com os métodos de Webster e de Sainte-Laguë. Nesta comunicação será apresentada a construção de exercícios que confrontam os alunos com estes fatos.
- Ensinando métodos de representação proporcional - O método de Hamilton e os paradoxosPublication . Fernandes, SusanaO atual programa da disciplina Matemática Aplicada a Ciências Sociais (MACS) do ensino secundário inclui nos seus conteúdos programáticos métodos de representação proporcional; uns de origem norte-americana e outros de origem europeia. O método de Hamilton (norte-americano) foi há muito abandonado por estar sujeito a diversos paradoxos. Neste documento são expostas as características deste método que tornam possível a ocorrência de paradoxos. Conhecer estas caraterísticas permite ao professor construir exercícios que confrontem os alunos com a existência destes paradoxos.
- Familias Exploradoras - Caminos que cuentan | Faro - Vila AdentroPublication . Fernandes, Susana; Santos, Maria da Conceição; Nobre, Sandra; Ludovico, Olga; Veiga-Pires, Cristina; Reis, Emanuel; Gonçalves, Luis; Manhita, Jorge; Beja, Nuno; Guerreiro, Carla
- Familias exploradoras - percursos que contam | Faro - Vila AdentroPublication . Fernandes, Susana; Santos, Maria da Conceição; Nobre, Sandra; Ludovico, Olga; Veiga-Pires, C.; Reis, Emanuel; Colaço, Ana; Gonçalves, Luis; Manhita, Jorge; Guerreiro, Carla; Beja, NunoEste percurso pedestre foi pensado para familias explorarem a Vila Adentro da cidade de Faro, de uma forma lúdica e descontraída, observando e interagindo com pormenores que despertam para as mais variadas áreas do saber e estimulando a criatividade.
- Familles Exploratrices - Parcours qui comptent | Faro - Vila AdentroPublication . Fernandes, Susana; Santos, Maria da Conceição; Nobre, Sandra; Ludovico, Olga; Veiga-Pires, Cristina; Reis, Emanuel; Colaço, Ana; Gonçalves, Luis; Manhita, Jorge; Beja, Nuno; Guerreiro, Carla
- Optimised search heuristics: combining metaheuristics and exact methods to solve scheduling problemsPublication . Fernandes, Susana; Lourenço, Helena RamalhinhoScheduling problems have many real life applications, from automotive industry to air traffic control. These problems are defined by the need of processing a set of jobs on a shared set of resources. For most scheduling problems there is no known deterministic procedure that can solve them in polynomial time. This is the reason why researchers study methods that can provide a good solution in a reasonable amount of time. Much attention was given to the mathematical formulation of scheduling problems and the algebraic characterisation of the space of feasible solutions when exact algorithms were being developed; but exact methods proved inefficient to solve real sized instances. Local search based heuristics were developed that managed to quickly find good solutions, starting from feasible solutions produced by constructive heuristics. Local search algorithms have the disadvantage of stopping at the first local optimum they find when searching the feasible region. Research evolved to the design of metaheuristics, procedures that guide the search beyond the entrapment of local optima. Recently a new class of hybrid procedures, that combine local search based (meta) heuristics and exact algorithms of the operations research field, have been designed to find solutions for combinatorial optimisation problems, scheduling problems included. In this thesis we study the algebraic structure of scheduling problems; we address the existent hybrid procedures that combine exact methods with metaheuristics and produce a mapping of type of combination versus application and finally we develop new innovative metaheuristics and apply them to solve scheduling problems. These new methods developed include some combinatorial optimisation algorithms as components to guide the search in the solution space using the knowledge of the algebraic structure of the problem being solved. Namely we develop two new methods: a simple method that combines a GRASP procedure with a branch-and-bound algorithm; and a more elaborated procedure that combines the verification of the violation of valid inequalities with a tabu search. We focus on the job-shop scheduling problem.
- O problema de Monty Hall e as probabilidades condicionadasPublication . Fernandes, Susana; Pinto, Mónica MartinsO problema de Monty Hall, também conhecido como o problema das 3 portas, surgiu a partir de um concurso televisivo dos Estados Unidos apresentado por Monty Hall na década de 1970. O concurso chamava-se “Let’s Make a Deal” e incluía o seguinte jogo: São apresentadas ao concorrente três portas fechadas e este é informado que atrás de uma das portas existe um bom prémio (automóvel) e atrás das outras duas estão prémios sem valor. Numa primeira etapa o concorrente deverá escolher uma das portas para ficar com o prémio que esta oculta. Na segunda etapa, após a escolha do concorrente, o apresentador, que sabe onde está o bom prémio, abre uma das portas não escolhidas, que não esconda o automóvel. Na terceira etapa do jogo o concorrente pode optar por manter a porta que escolheu no início ou trocar a sua escolha para a outra porta não aberta. Coloca-se a questão: O que será mais vantajoso para o concorrente, manter a escolha que fez na primeira etapa ou trocar a porta escolhida para abrir? Intuitivamente somos levados a pensar que, em termos probabilísticos, será indiferente trocar ou não a porta escolhida, mas na verdade o concorrente tem mais hipóteses de ganhar se decidir trocar a sua escolha inicial.