Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Ensinando métodos de representação proporcional - O método de Hamilton e os paradoxos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
SusanaFernandes_emrp_ENSPM2012.pdf225.46 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O atual programa da disciplina Matemática Aplicada a Ciências Sociais (MACS) do ensino secundário inclui nos seus conteúdos programáticos métodos de representação proporcional; uns de origem norte-americana e outros de origem europeia. O método de Hamilton (norte-americano) foi há muito abandonado por estar sujeito a diversos paradoxos. Neste documento são expostas as características deste método que tornam possível a ocorrência de paradoxos. Conhecer estas caraterísticas permite ao professor construir exercícios que confrontem os alunos com a existência destes paradoxos.

Description

Keywords

Método de Hamilton Paradoxos

Citation

S. Fernandes, Ensinando métodos de representação proporcional – o método de Hamilton e os paradoxos. Em Paula Reis, editor convidado, Boletim da SPM, Actas do Encontro Nacional da SPM, Faro, Julho de 2012, pg. 49-52, 2013.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Sociedade Portuguesa de Matemática

CC License