Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
225.46 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O atual programa da disciplina Matemática Aplicada a Ciências Sociais (MACS) do ensino secundário inclui nos seus conteúdos programáticos métodos de representação proporcional; uns de origem norte-americana
e outros de origem europeia. O método de Hamilton (norte-americano) foi há muito abandonado por estar sujeito a diversos paradoxos. Neste documento são expostas as características deste método que tornam possível a ocorrência de paradoxos. Conhecer estas caraterísticas permite ao professor
construir exercícios que confrontem os alunos com a existência destes paradoxos.
Description
Keywords
Método de Hamilton Paradoxos
Citation
S. Fernandes, Ensinando métodos de representação proporcional – o método de Hamilton e os paradoxos. Em Paula Reis, editor convidado, Boletim da SPM, Actas do Encontro Nacional da SPM, Faro, Julho de 2012, pg. 49-52, 2013.
Publisher
Sociedade Portuguesa de Matemática