Browsing by Author "Fernandez, Sara Rosa Faria da Silva Vitorino"
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- Duas poéticas individuais: a metaficção em Finisterra, de Carlos de Oliveira e em o Triunfo da Morte de Augusto AbelairaPublication . Fernandez, Sara Rosa Faria da Silva Vitorino; Petrov, PetarEste trabalho explora as ideias de pós-modernidade, de pós-modernismo e de metaficção nos romances Finisterra de Carlos de Oliveira e O Triunfo da Morte de Augusto Abelaira. Através do estudo da obra de Linda Hutcheon — Narcissistic Narrative. The Metafictional Paradox (1984) —, que tomámos como nossa base teórica, apresentámos os dois tipos de narrativa metaficcional: o overt, um tipo explícito de metaficção, e o covert, um tipo implícito e interiorizado de metaficção. Escolhemos como objecto de estudo os romances de Carlos de Oliveira e Augusto Abelaira, que acreditamos poderem ser estudados à luz das tipologias presentes na obra de Hutcheon. Tendo em conta que as duas obras são reconhecidas como metaficcionais e contemporâneas, resta-nos justificar a escolha do nosso estudo no âmbito da Literatura Comparada através da diferença nas tipologias. Procurámos mostrar que a obra de Oliveira se insere na tipologia de covert, embora com contaminações de metaficção explícita, enquanto que a obra de Abelaira se insere no tipo overt.
- A metaficção no romance pós-modernista portuguêsPublication . Fernandez, Sara Rosa Faria da Silva Vitorino; Petrov, Petar DimitrovDesde a década de 70 que teóricos procuram definir “metaficção” e críticos como Robert Scholes, Patricia Waugh ou Linda Hutcheon tentam descrever a nova tendência metaficcional, sendo de consenso a ideia de que é metaficcional todo o texto literário que reflicta sobre si mesmo conscientemente e criticamente. Linda Hutcheon, na obra Narcisistic Narrative. The Metafictional Paradox, de 1984, vai apresentar uma proposta de tipologias dentro da tendência metaficcional, ressalvando sempre a dificuldade de definir tipologias estanques com um corpus de análise tão vasto e díspar. O nosso trabalho terá, para além de uma explanação teórica sobre metaficção privilegiando as opiniões de Linda Hutcheon, a análise de um corpus literário para exemplificar e fundamentar a base teórica. Foram escolhidas para este estudo textos do pós-modernismo português que se enquadram na maior parte das tipologias descritas por Linda Hutcheon. Temos, para a metaficção overt os textos de José Cardoso Pires, O Delfim, de Augusto Abelaira O Triunfo da Morte, e de Mário de Carvalho Era bom que trocássemos umas ideias sobre o assunto. Para a metaficção covert temos os textos de José Cardoso Pires Balada da Praia dos Cães e Dinossauro Excelentíssimo, de Lídia Jorge O dia dos prodígios, e de Carlos de Oliveira Finisterra. Como exemplo de metaficção historiográfica temos as obras de Mário de Carvalho Um deus passeando pela brisa da tarde, de Hélia Correia Lillias Frazer e de Augusto Abelaira, O Bosque Harmonioso.