Browsing by Author "Gamboa, Vitor"
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- Adaptabilidade de carreira e autoeficácia na transição para o trabalho: o papel da empregabilidade percebida: estudo com estudantes do Ensino SuperiorPublication . Gamboa, Vitor; Paixão, Olímpio; Palma, Ana IsabelA crescente complexidade do mercado de trabalho coloca novos desafios aos processos de inserção profissional dos diplomados do ensino superior, sobretudo num período em que se assiste a uma acentuada retração nas ofertas de emprego disponíveis. No âmbito dos fatores individuais, a adaptabilidade de carreira surge como um processo capaz de facilitar a transição para o mundo do trabalho, sobretudo no que diz respeito aos níveis de confiança com que os estudantes encaram a resolução das tarefas relativas à procura de emprego e à inserção profissional. Por outro lado, as instituições de ensino superior são cada vez mais chamadas a promover a empregabilidade dos seus alunos, embora ainda não seja suficientemente conhecida a relação entre a empregabilidade percebida e o investimento nas atividades de transição para o mundo do trabalho. Por conseguinte, este estudo teve como principal objetivo analisar o impacto da adaptabilidade de carreira na autoeficácia para a transição para o trabalho, considerando o efeito da empregabilidade percebida, numa amostra de 261 estudantes universitários (80.5% mulheres) com uma média de idades de 22.37 anos (DP = 6.77 anos). Os resultados encontrados sugerem que a adaptabilidade prediz a autoeficácia na transição para o trabalho, sobretudo através das dimensões confiança e curiosidade, e que a relação entre adaptabilidade e autoeficácia é parcialmente mediada pela empregabilidade percebida. Por último, são discutidas as implicações dos resultados para a intervenção vocacional, no âmbito do apoio aos processos de transição para o mundo do trabalho, junto dos estudantes do ensino superior.
- Atividade "Tinkering" uma ferramenta para a inclusão socialPublication . Gonçalves, Luis; Ramos, Alexandra; Antunes, Andrea; Coelho, Aurora; Miguel, Carlos; Veiga-Pires, Cristina; Fernandes, David; Reis, Emanuel; Afonso, João; Oliveira, Jorge; Freitas, Ricardo; Borges, Rita; David, Rute; Ventura, Telmo; Gamboa, VitorO Projeto C4 – Crianças C com Ciência baseia-se na apropriação pelas crianças C de conceitos científicos e tecnológicos, não pela aquisição de conhecimentos per se mas sim pelo despertar do interesse para esses conceitos e pela pertinência e necessidade da sua aquisição. Durante o ano letivo 2017/2018 desenvolveram-se sessões de Tinkering com duas turmas de 1º ano da Escola da Lejana, em Faro. A avaliação feita na escola deu resultados bastante positivos, ainda sustentados pelo êxito das atividades desenvolvidas pelas crianças de etnia cigana para a comunidade em geral (https://www.facebook.com/criancasccomciencia/). Esta apresentação consiste assim num balanço final do referido projeto nas diferentes vertentes comportamentais, sociais e científicas, que o mesmo abordou através das atividades realizadas.
- Autonomous versus controlled motivation on career indecision: the mediating effect of career explorationPublication . Paixão, Olímpio; Gamboa, VitorEffective career decision-making outcomes may depend on the type of motivation underlying career development. The purpose of this study was to analyze how autonomous and controlled motivation predict exploration behaviors and career indecision and in which degree the effect of motivation on indecision is mediated by career exploration (environmental exploration, self-exploration, intended-systematic exploration and amount of information), among a group of high-school students (10th, 11th, and 12th grades, N = 523, M = 16.40). An integrative model was tested using path analysis to test direct and indirect effects and model fit (AMOS 20.0). The final model showed good fit to the data. Three indirect effects were found significant, being self-exploration, and amount of information presented as mediators. Our results highlight the importance to design career interventions not only focusing on promoting exploration behaviors but also on creating purposeful planning, based on students' reasons underlying their involvement in the career decision-making process.
- A eficácia de uma intervenção de carreira para a exploração vocacionalPublication . Gamboa, Vitor; Paixão, Maria Paula; Jesus, SaúlA exploração vocacional pode constituir um importante facilitador da organização subjetiva da experiência de estágio e do consequente ajustamento e satisfação com esta atividade. Por esta razão, levamos a cabo uma intervenção vocacional, na modalidade programa, que teve como principal objetivo incrementar a atividade exploratória vocacional de um grupo de alunos estagiários do ensino secundário. Para avaliar o impacto do referido programa nas diferentes dimensões da exploração vocacional, recorreu-se a um desenho quasi-experimental, pré-teste/pósteste, com grupos não equivalentes. Globalmente, os resultados parecem-nos relevantes, uma vez que a intervenção vocacional teve um impacto positivo e signifi cativo nas duas principais dimensões da exploração vocacional: o self e o meio.
- Exploração vocacional e vivências académicasPublication . Gamboa, Vitor; Vieira, Luís SérgioEmbora exista uma expectativa teórica suficientemente estabelecida, a investigação que considerou a exploração vocacional na qualidade de preditor do desenvolvimento de carreira é ainda bastante limitada (Blustein, 1997) e não tem produzido resultados suficientemente consistentes. Globalmente, os estudos empíricos sugerem que a exploração vocacional tem impacto na identidade vocacional (Robitschek & Cook, 1999), no progresso na tomada de decisão (Blustein, Pauling, DeMania & Faye, 1994), na cristalização do auto-conceito vocacional (Brooks et al., 1995), no recurso a programas de formação (Zikic & Saks, 2009), na formulação de expectativas de trabalho realistas (Stumpf & Hartman, 1984), no ajustamento à universidade (Soares & Taveira, 1998), entre outros. No que se refere à transição para o ensino superior, a exploração vocacional pode constituir um importante facilitador da mesma, uma vez que este processo psicológico pode garantir a actualização entre o self e as diversas solicitações que os alunos experimentam no novo contexto de aprendizagem (e.g., Jordaan, 1963). Neste sentido, o presente estudo teve como principal objectivo esclarecer se a actividade exploratória que antecedeu a entrada no ensino superior constitui um preditor significativo das vivências académicas.
- O impacto da experiência de estágio no desenvolvimento vocacional de alunos dos cursos tecnològicos e profissionais do ensino secundárioPublication . Gamboa, Vitor; Paixão, Maria Paula; Jesus, Saul Neves deA aprendizagem em contexto real de trabalho constitui uma importante componente da formação dos alunos dos cursos Tecnológicos e Profissionais. No que se refere ao efeito deste tipo de experiências no desenvolvimento vocacional, os resultados da investigação não são muito conclusivos, tendo em consideração a expectativa teórica de que a experiência de trabalho afecta claramente o desenvolvimento vocacional dos adolescentes (e.g., Dawis, 2002, 2005; Lent, Brown & Hackett, 1994; Mitchell & Krumboltz, 1996; Savickas, 2005; Super, 1957; Super, Savickas & Super, 1996; Vondracek, Lerner & Schulenberg, 1986). No corolário desta observação, surge o principal objectivo deste estudo – esclarecer a relação entre as diferentes qualidades do estágio curricular e o desenvolvimento vocacional dos alunos dos cursos Tecnológicos e Profissionais. Recorrendo a um desenho longitudinal (pré e pós – estágio), realizámos um estudo (N=346) que explora a relação entre as qualidades percebidas do estágio (Inventário Qualidade do Estágio - autonomia, feedback dos colegas, suporte social, variedade de tarefas, oportunidades de aprendizagem, clareza das instruções, treino, feedback do supervisor e suporte do supervisor) e os processos de exploração (CES – Stumpf et al., 1983; adapt. Taveira, 1997), tomada de decisão (CDS– Osipow, Carney, Winer, Yanico & Koschier, 1976; adapt. Silva, 1997) e compromisso de carreira (CCCS Blustein, Ellis & Devenis, 1987; adapt. Silva, 1997). Os resultados obtidos sugerem a relevância da qualidade da experiência de trabalho no desenvolvimento vocacional dos alunos, sobretudo no âmbito do processo de exploração. A organização dos alunos em quatro perfis vocacionais distintos, por sua vez, tornou mais expressivo o efeito da interacção entre as diferentes qualidades do estágio e as variáveis psicológicas vocacionais. Os resultados encontrados reforçam ainda a importância dos objectivos ou planos de carreira, uma vez que os mesmos parecem ter um efeito diferenciador no modo como a qualidade do estágio interage com o desenvolvimento vocacional dos alunos. Por último, são discutidas as implicações destes resultados para a intervenção vocacional e para as futuras investigações a realizar neste domínio.
- O impacto da experiência de estágio no processo de exploração vocacional em alunos dos cursos tecnológicos e profissionais do ensino secundárioPublication . Gamboa, Vitor; Paixão, Maria PaulaO estágio surge, no processo de formação, como um contacto formal e estruturado com o mundo do trabalho. Vários autores salientam o valor da experiência directa em contexto de trabalho, apontando-a como a modalidade mais realista de exploração vocacional. Porém, o resultado das experiências de trabalho (nomeadamente os estágios) é extremamente variável e depende de vários aspectos. Os estudos empíricos que procuram relacionar a qualidade das experiências de trabalho, estágios incluídos, com o desenvolvimento global e vocacional / carreira dos estudantes não são suficientemente conclusivos, tendo em consideração a expectativa teórica de que a experiência de trabalho afecta claramente o desenvolvimento vocacional dos adolescentes. No corolário desta observação, surge o principal objectivo deste estudo – esclarecer a relação entre as diferentes qualidades do estágio curricular e o comportamento de exploração vocacional. Recorrendo a um desenho longitudinal (pré e pós – estágio), este estudo (N=309) explora a relação entre as qualidades percebidas do estágio (autonomia, variedade e oportunidades de aprendizagem, feedback dos colegas, suporte social e supervisão) e quatro dimensões do processo de exploração vocacional (exploração do meio, exploração de si próprio, exploração sistemática e quantidade de informação). Os resultados sugerem que entre o pré e o pós - estágio, os alunos assinalam um aumento da actividade exploratória, sobretudo naquela que se orientou para o meio. As análises de variância e de covariância com medições repetidas sugerem interacção entre algumas das qualidades do estágio e o comportamento exploratório. São discutidas as implicações destes resultados para a intervenção vocacional e para as futuras investigações neste domínio.
- O impacto do estágio na adaptabilidade de carreira em estudantes do ensino profissionalPublication . Silva, Carla; Gamboa, VitorA literatura vocacional sustenta que a experiência de trabalho pode ter impacto no desenvolvimento vocacional dos jovens, embora ainda sejam escassos e pouco conclusivos os estudos empíricos que sustentam as expectativas que decorrem da teoria. A presente investigação, que apresenta um desenho longitudinal (pré e pós estágio), teve como principal objetivo analisar a relação entre as qualidades percebidas do estágio curricular e a Adaptabilidade de Carreira, numa amostra de 60 estudantes do ensino secundário. Os resultados sugerem a relevância da qualidade do estágio ao nível das diferentes dimensões da adaptabilidade da carreira. Por último, são apresentadas as implicações para a intervenção de carreira, bem como as limitações do estudo.
- Motivational Profiles and Career Decision Making of High School StudentsPublication . Paixão, Olímpio; Gamboa, VitorBased on self-determination theory, this study sought to identify distinct motivational profiles in a sample of high school students (N = 396, mean age = 17.02 years) using a person-centered approach. Three motivational clusters of students emerged: self-determined students, non-self-determined students, and externally regulated students. Differences between and among these profiles across career exploration and career indecision levels were analyzed. Overall, self-determination theory appears to offer a conceptual framework for organizing career interventions. The fact that motivational profiles can distinguish students among career exploration and career indecision levels leads the authors to reaffirm the importance of differential career intervention practices. Future research should examine the stability of motivational profiles, their predictive power over career exploration and career decision making, and the differences between highly motivated students regarding the career decision-making process.
- The quality of the training experience: predictor variables of career explorationPublication . Gamboa, Vitor; Paixão, Maria Paula; Jesus, SaúlMany young people attending secondary education will do an apprenticeship by the end of their training, which will come as a new context of learning. The quality of this new context can have differentiated impacts on student’s lives and on their vocational development. For many students, it can be their first formal and structured contact with the workplace – experiencing a reality that, until then, has always been mediated by other sources and agents of information. Authors like Ducat (1980), Brooks et al. (1995) and Super (1963) evoke the value of work experience as the most realistic way of vocational exploration. However, the efficiency of work experiences is extremely variable (Ainley, P., 1990; Smith & Harris, 2000) and seems to depend significantly on factors like supervision, feedback, autonomy, learning opportunities and peer support. Several studies suggest that the quality of the work experience and the exploratory behavior associated to this have a considerable influence on the vocational development (e.g. Brooks et al.,1995; Carless & Prodan, 2003; Loughlin & Barling, 1998; Mortimer, 2003; Vondracek, 1997). The present study seeks to highlight which qualities of the apprenticeship are predictors of career exploration in a group of students attending the 12th grade.