Browsing by Author "Lopes-Neto, Miguel"
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- Desde la alfabetización mediática a la tourism literacy. La educomunicación para un turismo sosteniblePublication . Côrtes Moreira, Sandra Cristina; Pérez-Rodríguez, M. Amor; Lopes-Neto, MiguelEl trabajo conceptualiza la Alfabetización Turística y la competencia de ella derivada, desde la consideración de la necesidad de la Alfabetización Mediática en el contexto actual de interacciones en redes y plataformas. Para ello se analiza el papel de los mediadores turísticos, su relación a través de los medios, como actores competentes/agentes de sostenibilidad del sistema turístico, y sujetos de un proceso educomunicativo, mediante entrevistas estructuradas. Los resultados permiten delimitar el significado de la Competencia en Tourism Literacy, parte de una ecología de alfabetizaciones múltiples, relacionadas con la sostenibilidad y su promoción, y en el ámbito de lo educomunicativo.
- A igreja na sociedade em rede a partir de Manuel CastellsPublication . Lopes-Neto, Miguel; Fandos Igado, Manuel; Côrtes Moreira, Sandra Cristina; Mireya Rocío Carballeda CamachoSendo a nossa forma de comunicar uma marca inegável e indelével da humanidade, uma característica que nos faz partilhar ideias, sentimentos, emoções, conhecimentos e que nos faz viver em conjunto, sendo emissores e recetores, construtores de códigos e de mensagens, criadores e utilizadores de canais diversos, poderemos igualmente afirmar que a sociedade em rede, em que vivemos atualmente, não é fruto, nem do acaso, nem é uma mudança abrupta na história da humanidade. Esta forma de experimentar a existência humana, vivenciada na sociedade hodierna, mostra-nos uma humanidade marcada por uma profunda revolução tecnológica que já leva décadas.
- Literacia mediática: O caso do Clero Católico em PortugalPublication . Fandos Igado, Manuel; Lopes-Neto, Miguel; Côrtes Moreira, Sandra Cristina; Gadea, Walter FedericoNum tempo de profundas alterações tecnológicas e digitais, as redes sociais substituíram o espaço público tradicional e ganharam nova relevância. Por isso, também nesta área é importante que a Igreja Católica saiba ler os “sinais dos tempos”. Por nos parecer uma reexão relevante, o 7MARGENS publica este texto sobre a utilização das redes sociais pelo clero português, que resulta de um trabalho coletivo tendo por base um outro artigo já publicado pelos autores, aos quais agradecemos a disponibilidade para publicar esta versão.
- Literacia turística: A mediação como fator estruturante do conceitoPublication . Côrtes Moreira, Sandra Cristina; Pérez-Rodríguez, M. Amor; Borges, Gabriela; Tejedor, Santiago; Lopes-Neto, MiguelO que nos leva a considerar turistas e demais implicados no processo tu rístico como competentes para as tarefas associadas às várias fases que fazem parte da viagem – preparar, realizar, contar, repetir? Partindo destas ideias e considerando que: • no presente, a socialização e formação do conhecimento é gerada no processo de comunicação (Aguaded, 2005), pelos meios nele utilizados; • que essas aprendizagens ocorrem em ambientes não formais e informais, sendo todos sujeitos do conhecimento e aprendentes (Freire, 2007); • que as competências para se ser literato são diferentes e dinâmicas (Sco lari et al, 2018); • que somos prosumers/produsers (Bruns, 2006), numa ecologia mediá tica, que evoluiu para a convergência de instrumentos, redes, serviços, códigos e conteúdos, influenciadora das atividades económicas, sociais e de cidadania, gerando uma hibridação de géneros narrativos, formatos digitais, novos valores estéticos, semióticos e pragmáticos; • Ou seja: como salientam todos estes autores, as competências associadas à Literacia Mediática estão presentes no quotidiano de cada cidadão, ligando-se a todas as atividades, independentemente da área ou da te mática, pois a presença dos media manifesta-se, de forma muito pre mente, no que desenvolvemos, incluindo a atividade turística no seu todo.
- Potencial y desafíos de los smartphone y las redes en la educación preuniversitaria españolaPublication . Fandos Igado, Manuel; Lopes-Neto, Miguel; Côrtes Moreira, Sandra CristinaLa investigación busca determinar el uso de los docentes del área de comunicación social en Panamá de la Inteligencia Artificial (IA) en los programas académicos de pregrado y posgrado. La metodología es un estudio mixto, descriptivo y analítico, que consiste en la revisión bibliográfica y la aplicación de encuesta. Se concluye que la IA está aquí; pero y se requiere información sobre el uso de esta herramienta, conocer sus pro y contras. Se propone actualizar y capacitar en la incorporación de la AI en los contenidos curriculares con una propuesta de Educación Mediática.
- Promoting tourism literacy from an educommunicator’s point of viewPublication . Côrtes Moreira, Sandra Cristina; Pérez-Rodríguez, M. Amor; Lopes-Neto, MiguelThis work contributes to the conceptualization of tourism literacy from the approaches of media literacy. In this case, through structured interviews made with Tourism Management Organizations from Algarve, Portugal, we investigate the roles and perceptions of tourism mediators in terms of their relationship with the media and their role as agents of tourism processes from an educommunicative perspective, obtaining relevant information for the systematization of the tourism literacy competence, in terms of the dimensions and indicators for its development.
- Tourism literacy: building a proposal of competencies based on the mediators of the Algarve and their contributions to the conceptPublication . Côrtes Moreira, Sandra Cristina; Pérez-Rodríguez, M. Amor; Borges, Gabriela; Lopes-Neto, MiguelO artigo dá nota de uma investigação em curso, que analisa as produções mediáticas de três Organizações de Gestão de Turismo do Algarve/Portugal (Região de Turismo do Algarve – RTA, Associação de Turismo do Algarve – ATA e Município de Faro). O objetivo é poder conceptualizar a Literacia Turística, bem como as competências a ela associadas, assim como o papel desempenhado pelos mediadores envolvidos neste processo que os liga, através dos seus canais de comunicação, aos turistas. Com base nos modelos propostos por Pérez Rodríguez e Delgado-Ponce (2012), Ferrés e Piscitelli (2012) e Scolari et. al. (2018) estamos a construir uma proposta de competências, apontando o Conhecimento, a Compreensão e a Expressão como dimensões essenciais para a existência de uma alfabetização no âmbito da indústria turística, tendo em consideração que a Literacia Turística fará parte de um processo de aprendizagem contínuo e holístico, integrado numa nova ecologia de múltiplas alfabetizações.
- O turismo religioso e a promoção do património cultural – a pastoral do turismo – Portugal como estudo de casoPublication . Côrtes Moreira, Sandra Cristina; Franca, Margarida; Lopes-Neto, Miguel; Costa, Carlos; Fandos Igado, Manuel; BrunoO artigo que se apresenta procura demostrar de que forma as instituições nacionais religiosas podem dar o seu contributo à promoção do Património Cultural em Portugal e contribuir para um turismo mais inclusivo e com maior coesão social. Neste trabalho procura-se analisar a Pastoral do Turismo - Portugal, como instituição, mas ao mesmo tempo como uma ferramenta útil para a promoção e desenvolvimento do turismo religioso e/ou espiritual em Portugal. Procura-se, igualmente, dar nota das estratégias ligadas à sustentabilidade, que promovam o Património e a Religiosidade enquanto fatores identitários e parte de uma “ecologia integral”, que este organismo propõe como ferramentas para se repensar conceitos desta indústria e melhorar práticas ao nível da gestão, da governança, mas também da espiritualidade. Assim, abordam-se questões, não apenas de aplicação direta ao trabalho da Igreja, mas de promoção de uma abertura à sociedade, questões que se ligam diretamente a todas as dimensões da sustentabilidade e que incluem aspetos fundamentais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, procurando dar ao Turismo Religioso/Espiritual um rosto inclusivo, respeitador, promotor da cocriação e da integração social de todos os homens e mulheres.
- Turismo Religioso em Portugal: números de uma pandemia e um futuro por desenharPublication . Franca, Margarida; Santos, Maria da Graça Mouga Poças; Santos, Clara Almeida; Teixeira, Alfredo Jorge Costa; Côrtes Moreira, Sandra Cristina; Lopes-Neto, MiguelOs estudos no âmbito do Turismo Religioso receberam uma nova amplitude, na sociedade contemporânea, face às alterações significativas dos ritmos de vida e das sociabilidades, incluindo a forma de ocupação dos tempos livres e de lazer, das questões económicas, das expectativas culturais, e até das questões relacionadas com a saúde. A pandemia COVID-19 provocou um impacto, não planeado, no turismo, abraçando nos indicadores estatísticos que melhor descrevem este setor: o número de viagens de população estrangeira e dos portugueses diminui, e assim decresce também o número de dormidas, de hóspedes e os proveitos totais. Em Portugal, e no que diz respeito ao turismo religioso, esta diminuição foi assinalada nos principais Santuários Marianos, com foco no Santuário de Fátima, que registou uma diminuição de peregrinos e de peregrinações organizadas. Os meios telemáticos foram uma alternativa sustentada para alicerçar as comunidades e manter algumas práticas e rituais católicos. Na era pós-COVID-19, importa aprender com o passado e projetar o futuro, olhando para o turismo religioso como uma forma de promover a identidade de um país, preservar os valores e a cultura de um povo, sendo crucial criar um modelo mais capaz de olhar para a sustentabilidade económica, social e ambiental das comunidades religiosas que recebem turistas e que dependem do turismo para a sua manutenção e valorização.