Browsing by Author "Rodrigues, J. I."
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- Análise da acessibilidade a equipamentos na cidade de Faro com recurso a SIGPublication . Martins, Catarina; Rodrigues, J. I.; Pires Rosa, ManuelaAtualmente é crescente a preocupação com o tema da sustentabilidade urbana e tem-se perceção do contributo da mobilidade e acessibilidade para a qualidade de vida dos cidadãos e para a qualidade ambiental e social do meio urbano. Neste domínio, há que promover uma mobilidade mais saudável, melhorando as infraestruturas pedonais que incentivam a marcha a pé. Promover um urbanismo de proximidade onde ocorra uma adequada localização dos equipamentos coletivos numa cidade pode potenciar o uso de modos suaves e de transportes coletivos em detrimento de modos individuais motorizados, levando a uma maior sustentabilidade urbana. Assim, pretendeu-se estudar, para o caso da cidade de Faro, a acessibilidade a determinados equipamentos coletivos e a percentagem de cidadãos que vivem na envolvente destes. É apresentada a localização e acessibilidade a espaços/áreas verdes públicos, a transportes públicos (paragens de autocarro e estação de comboio), ao centro de saúde/unidades de saúde, a estabelecimentos de ensino (secundário, primário e básico), e a mini e supermercados, tendo em conta distâncias padrão ideais estudadas internacionalmente. Para a análise da proximidade dos equipamentos às habitações dos residentes recorreu-se às funcionalidades dos sistemas de informação geográfica, em particular ao cálculo de distâncias sobre a rede pedonal. Os resultados obtidos indicam a presença de um urbanismo de proximidade na localização de alguns equipamentos e fornecem um importante contributo para a gestão municipal, para a definição de infraestruturas pedonais estruturantes na cidade, que poderão ser objeto de requalificação para potenciar a marcha a pé.
- Cave chamber data modeling and 3D Web visualizationPublication . Silvestre, Ivo; Rodrigues, J. I.; Figueiredo, Mauro; Veiga-Pires, C.Underground caves and its specific structures are important for geomorphological studies. In this paper we present tools to identify and map speleothems by surveying cave chambers interiors. The cave chamber was surveyed using Terrestrial Laser Scanning to acquire point clouds with high level of detail for 3D model generation. This data with 45 million points is useful for either reconstruction, geomorphological studies or virtual visits of caves. With this point cloud we generated a 3D-mesh to represent the surface model of the cave chamber, which is important to study its geomorphological features. A topological structure of the 3D-mesh was also implemented to get an efficient algorithm to help identifying stalactites. The possibility to publish 3D data on the Web is of particular interest for the geospatial field. For this reason, it was decided to make the cave model available in the Web by developing a 3D graphical interface where users can navigate and interact with the three-dimensional models of the cave. For this Web3D framework it was used X3D, WebGL and X3DOM. Such solution does not require any additional plug-ins or components.
- Computer vision and GIS for the navigation of blind persons in buildingsPublication . Serrão, M.; Shahrabadi, S.; Moreno, M.; Jose, J. T.; Rodrigues, J. I.; Rodrigues, J. M. F.; du Buf, J. M. H.This paper presents a system which integrates a geographic information system of a building with computer vision. It uses only one camera, for example, the one of a mobile phone. Visual landmarks, such as frontal and lateral doors, stairs, signs, and fire extinguishers, are employed for localizing the user in the building and for tracing and validating a route for the user’s navigation. The developed system clearly improves the autonomy of persons with a very low vision during indoor navigation. © 2014, Springer-Verlag Berlin Heidelberg.
- Framework for 3D data modeling and Web visualization of underground caves using open source toolsPublication . Silvestre, Ivo; Veiga-Pires, C.; Rodrigues, J. I.; Figueiredo, MauroTerrestrial Laser Scanning is a very useful technique for cave studies. This surveying method creates point clouds with high detail levels for 3D model generation, which is indeed useful for either reconstruction, geomorphological studies or virtual visits of caves. The present work generated a 3D model of a cave chamber and developed a framework for 3D data visualization on the Web. Identifying geomorphological structures is one of the goals of this project. The generated 3D-mesh represents the surface model of the cave chamber, which is important to study its geomorphological features. A topological structure of the 3D-mesh was implemented to get an efficient algorithm to help determining stalactites. The recognition and positioning of cave stalactites can provide information on hidden cave features responsible for cave geomorphology. The possibility to publish 3D data on the Web is of particular interest for the geospatial field. For this reason, it was decided to make the cave model available in the Web by developing a 3D graphical interface where users can navigate and interact with the threedimensional models of the cave. For this Web framework, X3D, WebGL and X3DOM were used. Such solution does not require any additional plug-ins or components.
- High-resolution digital 3D models of Algar do Penico Chamber: limitations, challenges, and potentialPublication . Silvestre, Ivo; Rodrigues, J. I.; Figueiredo, Mauro; Veiga-Pires, C.The study of karst and its geomorphological structures is important for understanding the relationships between hydrology and climate over geological time. In that context, we conducted a terrestrial laser-scan survey to map geomorphological structures in the karst cave of Algar do Penico in southern Portugal. The point cloud data set obtained was used to generate 3D meshes with different levels of detail, allowing the limitations of mapping capabilities to be explored. In addition to cave mapping, the study focuses on 3D-mesh analysis, including the development of two algorithms for determination of stalactite extremities and contour lines, and on the interactive visualization of 3D meshes on the Web. Data processing and analysis were performed using freely available open-source software. For interactive visualization, we adopted a framework based on Web standards X3D, WebGL, and X3DOM. This solution gives both the general public and researchers access to 3D models and to additional data produced from map tools analyses through a web browser, without the need for plug-ins.
- Indicadores de relação entre ambiente construído e padrões de mobilidade dos residentes na cidade de FaroPublication . Gameiro, Celeste; Pires Rosa, Manuela; Rodrigues, J. I.; Alves, RuiAs estruturas urbanas compactas e multifuncionais têm sido apontadas por muitos investigadores como fatores determinantes na necessidade, extensão e distribuição modal das deslocações. Argumenta-se que a diversidade no uso do solo tem um caracter influenciador no modo de transporte das populações e consequentemente na sustentabilidade da mobilidade. Utilizando o eixo urbano formado pela cidade de Faro e Montenegro/Gambelas, como área de estudo, analisa-se em que medida as áreas urbanas de uso misto com graus diferentes de densidade e de diversidade de funções e acessibilidade correspondem também a graus diferentes do uso dos modos de transporte suaves e motorizados. Apresenta-se a relação entre os usos do solo, recorrendo a 5 conjuntos de indicadores (densidade, diversidade, desenho urbano, acessibilidade e topografia), e variáveis caracterizadoras da mobilidade obtidas no inquérito à mobilidade da população residente nas várias zonas da cidade de Faro e Montenegro/ Gambelas.
- Indoor localization and navigation for blind persons using visual landmarks and a GISPublication . Serrão, M.; Rodrigues, J. M. F.; Rodrigues, J. I.; du Buf, J. M. H.In an unfamiliar environment we spot and explore all available information which might guide us to a desired location. This largely unconscious processing is done by our trained sensory a nd cognitive systems. These recognize and memorize sets of landmarks which allow us to create a mental map of the envi ronment, and this map enables us to navigate by exploiting very few but the most important landmarks stored in our memory. We present a system which integrates a geographic information system of a building with visu al landmarks for localizing the user in the building and for tracing and validating a route for the user's navigation. Hence, the developed system complements the white cane for improving the user's autonomy during indoor navigation. Although de signed for visually impaired persons, the system can be used by any person for wayfinding in a complex building.
- InLUT – Integração dos usos do solo e transportes em cidades de média dimensão. Relatório FaroPublication . Alves, Rui; Vale, David; Bento, Ricardo; Pires Rosa, Manuela; Ramos, Luís; Sérgio, Bispo; Madeira, Sara; Rodrigues, J. I.; Gameiro, CelesteO presente relatório enquadra-se no projeto de investigação “ Integração entre usos do solo e transportes em cidades de média dimensão” (InLUT) e pretende apresentar informação que contribua para a caraterização sumária da cidade de Faro em diversos aspetos relacionados com a temática do projeto. A informação apresentada foi obtida no Censo da População e da Habitação de 2011 e no Sistema de Informação Geográfica da cidade de Faro e nos inquéritos realizados junto da população residente, ambos desenvolvidos no quadro do projeto.
- Milage aprender+ uma app para aprender matemática usando smartphones e tabletsPublication . Figueiredo, Mauro; Rodrigues, J. I.O baixo desempenho dos estudantes na aprendizagem da matemática constitui problema que em alguns países se tem vindo a acentuar nos últimos anos. De acordo com um estudo realizado pelo Departamento de Educação dos EUA, em 2010, as aulas em regime de blended-learning, ou b-learning, apresentam melhores resultados do que as tradicionais aulas presenciais. Por outro lado, observa-se um número crescente de estudantes que usa smartphones e tablets nas escolas, cuja popularidade pode ser aproveitada para estimular a sua utilização em atividades educacionais para melhorar a aprendizagem. Nesta comunicação apresenta-se uma nova aplicação para dispositivos móveis, smartphones e tablets, app MILAGE, através da qual o aluno pode aceder a conteúdos pedagógicos, dentro e fora da sala de aula. De modo a estimular e apoiar a realização das várias atividades propostas, a interface incorpora características de gamificação e recursos multimédia.
- Mobilidade em cidades de média dimensão: o caso da cidade de FaroPublication . Gameiro, Celeste; Pires Rosa, Manuela; Rodrigues, J. I.; Alves, R. M. A.Recentemente em Portugal, finais 2013, através do projeto de investigação INLUT - “Integração dos usos do solo e transportes em cidades de média dimensão”, que está a ser desenvolvido em parceria por quatro Universidades Portuguesas (IPCB, FAUTL, UTAD e UALG) e financiado pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, realizaram-se inquéritos gerais à mobilidade em quatro cidades de média dimensão (Faro, Santarém, Vila Real, e Castelo Branco) com o principal objetivo de se analisar a relação entre os usos do solo e os padrões de deslocação da população residente. Com o presente artigo pretende-se apresentar a metodologia seguida, e uma síntese dos resultados obtidos nos 1257 inquéritos à mobilidade realizados à população residente no perímetro urbano de Faro e Montenegro/Gambelas, nas seguintes variáveis: dados da amostra, identificação das áreas homogéneas da área de estudo, distribuição espacial dos inquiridos por local de residência, sexo e estrutura etária dos inquiridos, habilitações literárias, situação face ao mercado de trabalho, potencial de mobilidade, posse de veículos, número de viagens em um dia, hora de início da primeira viagem, apresentação das atitudes (perfil do inquirido), rendimento mensal liquido do aglomerado, cadeia de atividades, taxa de imobilidade, número médio de viagens, tempo médio gasto em viagens, os motivos, as cadeias de atividades realizadas, o modo de transporte escolhido, principais razões da escolha do modo de transporte, número de transbordos efetuados, entre outras. Dado que em Portugal, nas últimas duas décadas, têm vindo a ser realizados inquéritos à mobilidade geral em duas cidades de grandes dimensões: a cidade de Lisboa e a cidade do Porto com a finalidade de estudar os padrões de deslocação dos residentes e visitantes e melhorar a oferta de transportes públicos nas áreas metropolitanas destas duas grandes cidades, apresenta-se também uma breve análise comparativa entre os padrões de mobilidade da cidade de Faro, com os padrões de mobilidade da grande cidade de Lisboa.