Browsing by Author "Silva, Bruno"
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- A computer vision based web application for tracking soccer playersPublication . Rodrigues, J. M. F.; Cardoso, Pedro J. S.; Vilas, Tiago; Silva, Bruno; Rodrigues, Pedro; Belguinha, António; Gomes, CarlosSoccer is a sport where everyone that is involved with it make all the efforts aiming for excellence. Not only the players need to show their skills on the pitch but also the coach, and the remaining staff, need to have their own tools so that they can perform at higher levels. Footdata is a project to build a new web application product for soccer (football), which integrates two fundamental components of this sport’s world: the social and the professional. While the former is an enhanced social platform for soccer professionals and fans, the later can be considered as a Soccer Resource Planning, featuring a system for acquisition and processing information to meet all the soccer management needs. In this paper we focus only in a specific module of the professional component. We will describe the section of the web application that allows to analyse movements and tactics of the players using images directly taken from the pitch or from videos, we will show that it is possible to draw players and ball movements in a web application and detect if those movements occur during a game.
- Arenas Simbólicas VirtuaisPublication . Silva, BrunoEste trabalho propõe uma reflexão sobre o videojogo enquanto espaço simbólico onde a simulação transfigura a realidade em hiper-realidade, possibilitando, assim, a vivência controlada de perigos ficcionados. As facetas virtuais dos jogadores de consola transcendem os limites da vida quotidiana abrindo-lhe portas de mundos paralelos onde pode praticar aptidões fálicas e agressivas.
- Between the sacred and the profane in the S. João d'Arga's festivities: a digital art installationPublication . Silva, Bruno; Dominguez, Mário; Paulino, Fernando FariaThis paper describes the concept, creative process and development decisions regarding an interactive art installation that materializes a point of view on the conflict between the notions of ‘sacred’ and ‘profane’ in a particular Portuguese religious festival. The initiative, besides constituting an experiment on the usage of a physical pendulum as control method, aimed to combine three main domains: digital art (in particular generative art), documentary value and game-like chal- lenge. Each user undertakes a personal experience as interaction occurs with a poetic symbolic simulation of the real pilgrimage. As the user intervenes indirectly in the main struggle, the profane and sacred pilgrims, in the shape of digital au- tonomous agents, uncover a generated art piece that is both a product of the artist vision and the inevitable result of the users conscious and unconscious decisions.
- Os caminhos que se bifurcam: hipóteses de interatividade para o cinema do futuroPublication . Tavares, Mirian; Silva, Bruno; Reia-Baptista, VítorEste projeto de pós-doutoramento pretende continuar, numa perspectiva de investigação aplicada, a tese de doutoramento, eminentemente teórica, “Eterno Presente, o tempo na contemporaneidade” (2008), que deu origem ao livro “A Máquina Encravada, a questão do tempo nas relações entre Cinema, Banda Desenhada e Contemporaneidade” (2010). Foram desenvolvidas experiências no âmbito do cinema interativo integradas na plataforma online do projeto oscaminhosquesebifurcam.com. A plataforma propõe reunir filmes experimentais interativos de distintas origens, géneros e tipologias que procurem desenvolver novas relações entre o espetador que intervém e a narrativa.
- CibersexoPublication . Silva, BrunoAs comunidades virtuais proporcionam anonimato e privacidade, formando espaços lúdicos ideais para a experimentação sexual. Estes laboratórios virtuais possibilitam a recriação, interpretação e aniquilação de todos os tabus. O cibersexo aparece, assim, como uma opção válida, tendo em conta o risco de contaminação de doenças infecto-contagiosas e outras complicações que possam advir do sexo casual. Esta é uma das principais características do sexo virtual: fisicamente é totalmente seguro. Psicologicamente pode provocar decepção, ultraje e, até, um grau elevado de dependência. Numa relação real (resultante da dinâmica entre virtual [paixão ou amor] e actual [encontro físico]) a pessoa apaixona-se por si própria e não pela outra. Apaixona-se pelo seu próprio poder de sedução e capacidade de envolvimento. Nos casos de paixão virtual, ou melhor de ciber-paixão, essa relação de si para si, onde o outro surge apenas enquanto pretexto, é exacerbada pela mediação tecnológica. Entre tele-enamorados não existe contacto directo, contacto físico, com a suposta pessoa amada, dando uma nova dimensão ao facto da paixão acontecer enquanto mero reflexo. Os tele-enamorados não se apaixonam por um indivíduo, apaixonam-se por uma sensação. Numa ciber-relação, não importa a idade ou a aparência física, só o tele-contacto, os momentos de prazer proporcionados pelo parceiro virtual independentemente dos seus defeitos ou dos seus problemas. Uma vez que o tele-enamorado constrói uma imagem de si próprio e do seu parceiro virtual, a ciber-relação poderá tornar-se mais intensa que uma relação do mundo físico. É a relação perfeita, no limiar da fantasia.
- Cinema e interatividade. Da estação de CIOTAT rumo ao videoclip interativoPublication . Costa, Susana; Silva, Bruno; Prado Gimenez, Fernando AntonioAs tecnologias informáticas e os meios audiovisuais têm vindo a caminhar para uma progressiva e dominante utilização de interfaces quepossibilitam um maior diálogo com o utilizador/espetador. Esta abertura redimensiona a relação entre obra-autor-público. A conceção de conteúdos audiovisuais tem vindo a mudar e, por seu lado, o papel do espetador também sofreu alterações, tem vindo a assumir umaposturaprogressivamente mais ativana construção da narrativa. É neste contexto que surgeo videoclip Tempo Estado da Banda algarvia Orblua, que servirá de pretexto para uma contextualização da evoluçãoda interatividade audiovisual, tendo em conta que os indícios de interatividade,no audiovisual analógico, nomeadamente no cinema, remontam às suas origens. Este artigo procura, portanto, traçar o percurso evolutivo da ideia de interatividade relacionada com a imagem em movimento.
- Climate change is expected to severely impact protected designation of origin olive growing regions over the Iberian PeninsulaPublication . Guise, Inês; Silva, Bruno; Mestre, Frederico; Muñoz-Rojas, José; Duarte, Maria F.; Herrera, José M.The Iberian Peninsula is the world's largest olive ( Olea europaea subsp. europaea L. ) producing region due to its high environmental suitability for olive growing, consistently accounting for about half of the global share. Moreover, it includes a range of olive-producing regions with Protected Designation of Origin (PDO), aimed to safeguard and promote the distinctive geographical status of agricultural products linked to unique environmental characteristics. Despite the olive industry's economic importance, the impact of climate change on the environmental suitability and the environmental distinctiveness of olive-producing regions is still far from being understood. OBJECTIVE: The objective of our work was twofold. First, to evaluate changes in the spatial distribution patterns of environmental suitability for olive growing both within and outside PDOs across the Iberian Peninsula under two climate change scenarios within a 2050 time horizon. Second, to evaluate the ability of PDOs to retain their distinctive environmental characteristics in response to new climate regimes. METHODS: The study area was framed using 1 x 1 km square plots. We used an Ecological Niche Modelling approach, firstly, to model the environmental correlates of environmental suitability for olive growing and, secondly, to forecast their relative change within and outside PDOs. The estimated change in environmental suitability for olive growing was calculated as the percentage variation between the present and each climate change scenario. Additionally, a Random Forests Modelling approach was employed, firstly, to model the environmental correlates of PDOs and, secondly, to evaluate their environmental distinctiveness based on the probability of belonging to a given PDO. The estimated change in environmental distinctiveness of PDOs was calculated as the percentage variation between present and future in the probability of belonging to the same PDO. RESULTS AND CONCLUSIONS: Our results suggest significant climate-driven range shifts of environmental suitability toward northern latitudes, leading to widespread reductions in southern latitudes both within and outside PDO olive-growing regions. Climate change will also severely affect the idiosyncratic environmental envelope of most PDOs, leading to the loss of their environmental distinctiveness. SIGNIFICANCE: Our study demonstrates that climate change's impact on olive growing in the Iberian Peninsula might be stronger than previously thought. We propose exploiting the existing genotypic and phenotypic diversity related to climate- or climate diversity- as a way to adapt O. europaea crops to shifting climates and, in turn, allow olive growers to continue to grow in their current location for many years to come.
- Considerando o tempo (e o cinema [interativo]) – segunda partePublication . Silva, Bruno; Tavares, Mirian; Costa, Susana; Reia-Baptista, VítorEste artigo encontra-se dividido em duas partes: Considerando otempo (e o cinema [interativo]) –primeira partee Considerando otempo (e o cinema [interativo]) –segunda parte. Na primeira parte abordamosdiscussõesrelativas à ideia de tempo cronológico: modelos temporais, relação entre tempo e linguagem cinematográfica e, finalmente, a questão do tempo nocinema interativo. Neste sentido, tendocomoponto de partida as experiências interativas O livro dos Mortos(http://oscaminhosquesebifurcam.com/livros-dos-mortos.html) e Neblina (http://oscaminhosquesebifurcam.com/neblina.html#neblinaimagem), que integram o projeto Os Caminhos que se Bifurcam, desenvolvido no Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC).Na segunda parte do artigo,pretendemos desenvolver ideias relativas às possibilidades de experimentação de interatividade na linguagem cinematográfica, mantendocomo pano de fundo a questãodo tempo.
- Considerando o tempo (e o cinema [interativo]) –primeira partePublication . Silva, Bruno; Tavares, Mirian; Costa, Susana; Reia-Baptista, VítorEste artigo encontra-se dividido em duas partes: Considerando otempo (e o cinema [interativo]) –primeira partee Considerando otempo (e o cinema [interativo]) –segunda parte. Na primeira parte abordaremos discussões relativas à ideia de tempo cronológico: modelos temporais, relação entre tempo e linguagem cinematográfica e, finalmente, a questão do tempo no cinema interativo. Neste sentido, tendocomo ponto de partida as experiências interativas O livro dos Mortos(http://oscaminhosquesebifurcam.com/livros-dos-mortos.html) e Neblina (http://oscaminhosquesebifurcam.com/neblina.html#neblinaimagem), que integram o projeto Os Caminhos que se Bifurcam, desenvolvido no Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC). Na segunda parte do artigo pretendemos desenvolver ideias relativas às possibilidades de experimentação de interatividade na linguagem cinematográfica, mantendo como pano de fundo a questão do tempo.
- Considerando odocu-gamecomo modelo de representação do património cultural imateriaPublication . Dominguez, Mário; Paulino, Fernando; Silva, BrunoA proteção ao património cultural imaterial da humanidade consiste num tema de grande incidência mediática desde inícios da década anterior. O processo de seleção, critérios e as formas de preservação e registo constituem temas de pertinente debate na esfera social e científica. Um dos problemas prende-se com a legitimidade relativamente à materialização do património imaterial e como este processo subverte o próprio conceito de intangibilidade. Pretende-se explorar neste artigo a possibilidade de considerar os videojogos, por intermédio do género e das características de videojogo documentário (docu-game), como forma de registo na salvaguarda cultural.
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