Browsing by Author "Sousa, Fernando"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Inovação no ensino por projeto: um estudo de caso de resolução criativa de problemasPublication . Sousa, FernandoNa sequência de outras investigações sobre a aplicação do método de resolução criativa de problemas ao ensino, apresenta-se aqui uma experiência ocorrida no âmbito do ensino pré-escolar, cujos resultados surpreenderam todos os envolvidos, pela sua qualidade, unidade e respeito pelo planeado. O presente artigo enquadra-se na pedagogia construtivista de ensino por projetos. Para que se possa falar de projeto pedagógico, os aspetos metodológicos são essenciais para entender o compromisso e a apropriação do projeto pelo aluno. Relata um estudo de caso desenvolvido no Norte de Portugal com meia centena de crianças, dos ensinos básico e pré-escolar. Desenvolveram-se as fases da construção de projetos, subordinadas ao objetivo do Projeto-Escola, numa adaptação do método de resolução criativa de problemas ao trabalho com grupos grandes. Da implementação resultaram a concretização e a apresentação de seis projetos. Os resultados evidenciam que os participantes aliaram a imaginação ao planeamento e à distribuição de tarefas, sendo demonstrativos da efetiva implementação de resolução criativa de problemas.
- Managers' attitudes to creativity and innovation practices in the creative industriesPublication . Sousa, Fernando; Nunes, Florbela; Monteiro, IleanaThis article aims to demonstrate that the relationship between entrepreneurs' attitudes to creativity and business innovation practices is stronger in the case of creative industries. A sample of 454 managers of micro and medium-sized companies (94 belonging to creative industries) was surveyed using an inventory of innovative business practices and the scale of attitudes towards creativity. The results, derived from a linear regression model (two factors for the scale of attitudes - Leadership and Autonomy - and for the inventory of business practices - Performance and Strategy), confirmed the proposition by revealing the influence of the creative attitudes of managers regarding the company's innovative practices, fundamentally on Strategy, especially in the creative industries segment. The innovative manager appeared as a disciplined individual driven to collaborating with the employees. Although this research requires further evidence, the results suggest interesting characterisations of the managers who develop their activity in the cluster of creative industries.
- Manual de comportamento organizacional: guia de apoio ao estudante universitárioPublication . Almeida, H.; Orgambidez-Ramos, A.; Monteiro, Ileana Pardal; Sousa, FernandoNo contexto atual de negócio, de desenvolvimento tecnológico e de mudanças sistemáticas a par da procura incessante de busca de produtividade, de qualidade e de melhoria contínua, a vantagem competitiva das empresas deriva cada vez mais das próprias pessoas que lá trabalham. As pessoas produzem, vendem, atendem clientes, quer sejam internos ou externos, mas também participam em equipas de trabalho, tomam decisões, motivam, comunicam, lideram, fazem poder e política e introduzem mudanças vultuosas nas organizações tornando emergente o conhecimento de todos estes comportamentos e os que deles derivam num contexto organizacional. As pessoas que trabalham nas organizações, para além de as representar conferem-lhes uma personalidade própria. A forma como as pessoas se comportam, decidem, atuam, trabalham, executam as atividades e as alteram, cuidam dos seus clientes, assumem os negócios, têm iniciativas, são criativas e inovadoras varia amplamente nas organizações e depende, em grande medida, da visão, da estratégia, das políticas e práticas das organizações. O objetivo central deste manual é, primeiro para o aluno, apresentar de forma simples e estruturada os diversos modelos, teorias, abordagens e linhas de ação que lhes irão permitir tomar consciência da complexidade que é gerir e liderar pessoas e organizações e, depois para o Gestor, dar as ferramentas para fundamentar a sua prática profissional com conceitos sólidos, com vista a alcançar a excelência das organizações de sucesso e do capital intelectual simbolizando, mais do que tudo, a decisiva importância do capital humano em plena era da informação como fator crítico de sucesso. Este manual de estudo foi produzido com vista a criar o melhor texto disponível sobre o comportamento organizacional através de uma abordagem sistemática de conceitos, aplicações e investigações sobre o tema. Para que este manual se possa utilizar como uma ferramenta didática, apresenta-se estruturado de modo a apresentar uma parte textual e outra parte gráfica que ajuda a uma melhor contextualização. Os capítulos são finalizados com questões para revisão bem como da apresentação de referências bibliográficas com o propósito do estudante universitário poder complementar as suas leituras a partir das referências disponibilizadas.