UED01-Edições UAlg
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing UED01-Edições UAlg by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 252
Results Per Page
Sort Options
- Trammel net selectivity studies in the Algarve (southern Portugal), gulf of cadiz (Spain), Basque coutry (Spain) and cyclades islands (Greece)Publication . Erzini, KarimTrammel net fisheries were studied in four areas: the Cantabrian Sea (Basque Country, Spain), the Algarve (Southern Portugal), the Gulf of Cádiz (Spain) and the Cyclades Islands (Greece). Surveys were carried out in order to identify trammel net métiers and to characterise the gear used. Trammel nets were among the most important gears used in the small-scale fisheries, with up to 9 different métiers identified in each area. The most important métiers in the Algarve and the Gulf of Cádiz were those for cuttlefish (Sepia officinalis) and soles (Solea senegalensis, Microchirus azevia, Synaptura lusitanica). In the Cantabrian Sea, sole (Solea vulgaris), shellfish (several species) and scorpion fish (Scorpaena spp.) métiers dominated while a variety of species where targeted in the multi-species trammel net fishery in the Cyclades. In each area, experimental trammel nets of six different types (combinations of 2 large mesh outer panel sizes and 3 small mesh outer panels) corresponding to the most common métier, were constructed and fishing trials carried out on a seasonal basis (4 seasons in the Cantabrian Sea, Algarve and Cyclades and 2 in the Gulf of Cádiz) using chartered commercial fishing vessels. Overall, 271, 360, 185 and 185 km of trammel nets were fished in the experimental fishing trials in the Cantabrian Sea, Algarve, Gulf of Cádiz and Cyclades Islands respectively.
- As vias romanas do AlgarvePublication . Rodrigues, SandraO presente trabalho aborda o estudo da rede viária romana do Algarve (itinerários principais) que, até à data, não havia sido alvo preferencial de investigação exaustiva. Procurámos estabelecer o traçado viário do litoral, tentando definir as vias que, partindo do eixo costeiro, se dirigiam para norte através das serras e do barrocal, focando a rede de povoamento que àquele estava associado. Cremos que a articulação da rede viária com o povoamento e as mútuas influências daí decorrentes, questão que procurámos desenvolver, poderá posteriormente abrir novas perspectivas a futuros trabalhos de investigação. Abordámos também os aspectos económico - políticos directamente afectos às necessidades de construção e manutenção viária. Por último, e devido ao facto de considerarmos os traçados viários autênticos palimpsestos, fizemos, necessariamente, uma alusão aos troços de estradas medievais e mesmo posteriores, ainda que não profundando a questão exaustivamente, já que tal ultrapassaria os objectivos deste trabalho.
- The Bologna challenge for Portugal: credit recognitionPublication . Rodrigues, Susy A.A criação de uma Área Europeia de Ensino Superior associada à mobilidade alargada de estudantes e à sua empregabilidade na europa, tendo por base os objectivos do processo de Bolonha, mereceu um repensar profundo dos vários sistemas de créditos existentes na Europa, originando a necessidade das instituições de Ensino Superior procurarem medidas conducentes a um sistema de graus mais compatíveis e comparáveis. Uma medida importante delineada pela Declaração de Bolonha é a adopção de um sistema comum de créditos, como o ECTS (European Credit Transfer System). Este artigo examina as implicações e transformações profundas que a Declaração de Bolonha tem originado na Europa, assim como o estado de desenvolvimento actual do processo de Bolonha em Portugal, relativamente à implementação do ECTS. Também se sugere um modelo do tipo “bottom-up” de aplicação do ECTS à estrutura curricular da licenciatura em Economia da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve.
- A escassez e o valor da água (origens subterrâneas) : pistas para reflexãoPublication . Pereira, FernandaO valor da água, enquanto bem, é hoje um factor de discussão, nos mais diversos fóruns científicos, sociais e inclusive políticos. Para da além da discussão puramente conceptual e que nos tem levado a algumas alterações de posicionamento quanto à definição e enquadramento do bem, é necessário posicioná-lo face à característica mais difícil de definir e de ter em conta – A ESCASSEZ. Procurar-se-á fazer um enquadramento no âmbito da economia do ambiente e recorrendo a conceitos de contabilidade ambiental, tratando de forma sistemática a informação que estas ciências nos permitem utilizar. Encontramos a grande fonte de informação na análise das externalidades. O que se pretende com este artigo, é trazer para a discussão algumas ferramentas da área da economia e da gestão, que poderão contribuir para a elaboração de um modelo de valorização das origens subterrâneas de água, de forma a delinear a relação entre escassez e o valor da água.
- Factores determinantes de inovação nas pequenas empresas : uma aplicação ao sector agro-alimentar em PortugalPublication . Noronha, Teresa de; Cesário, M.Este trabalho desenvolve instrumentos para pesquisar, ao nível regional, sinais determinantes de inovação em pequenas empresas localizadas em zonas desfavorecidas da União Europeia. Foram criados indicadores de performance inovadora para diagnosticar factores internos e externos determinantes da inovação em empresas portuguesas do Ribatejo Oeste e do Alentejo. Foi utilizada uma amostra aleatória de 52 empresas do sector agro-alimentar, com dimensão inferior a 50 trabalhadores, à qual foi aplicado um inquérito composto por 90 questões fechadas. Tais questões focaram grupos de determinantes possíveis de inovação, tais como: as características do empresário, a história e perfil da empresa, a força de trabalho e sua formação, os tipos de produtos e processos utilizados, as relações inter-empresariais e os apoios públicos fornecidos. Através das correlações de Spearman encontrámos relações de causa - efeito entre determinantes e performance inovadora.
- Semelhanças entre análise de variância com classificação simples e análise de regressão com variáveis dummyPublication . Pinto, Patrícia; Rebelo, EfigénioNa sua abordagem aos procedimentos de análise da variância e covariância, os manuais de estatística limitam-se a proporcionar uma descrição mais ou menos extensiva destas técnicas, sem referir que os seus objectivos podem ser alcançados mediante a especificação de modelos de regressão linear com uma ou mais variáveis dummy. Do mesmo modo, alguns manuais de econometria referem, quanto muito, que um modelo de regressão linear que apenas considere regressores dummy pode ser encarado como um modelo de análise de variância enquanto que um modelo de regressão que combine regressores dummy com regressores quantitativos pode ser entendido como um modelo de análise de covariância. Todavia, estas afirmações não são fundamentadas pela apresentação de quaisquer demonstrações matemáticas, o que dificulta a sua compreensão e, até, aceitação. Assim, em estudos anteriores, demonstrou-se a relação estreita entre os procedimentos estatísticos de análise de variância com classificação dupla e análise de covariância e a especificação de determinados modelos de regressão linear com regressores dummy(Valle e Rebelo,2002a; 2002b). O presente estudo completa estas abordagens ao desenvolver o suporte matemático necessário à compreensão da semelhança existente entre a análise de variância com classificação simples e a análise de regressão apenas com variáveis dummy.
- Modelos de avaliação de hipotecas: uma revisão de literaturaPublication . Viegas, Cristina; Pereira, José AzevedoEste artigo analisa os modelos de avaliação de activos hipotecários baseados na técnica de análise de fluxos contingentes. Trata-se de modelos que tendem a considerar duas fontes de incerteza: o risco de taxa de juro e o risco de incumprimento. Tal facto permite-lhes incorporar, em simultâneo, o efeito induzido pela opção de compra americana inerente à possibilidade detida pelo devedor de terminar o contrato antecipadamente, mediante o pagamento do empréstimo, e o efeito induzido pela opção de venda, que corresponde à possibilidade de incumprimento, também detida pelo devedor. A coexistência de ambas as opções e das correspondentes fontes de risco tende a dificultar significativamente o desenvolvimento dos respectivos modelos de avaliação. Esta área de investigação tem sido marcada durante os últimos anos pela emergência de modelos de avaliação mais sofisticados e aproximados da realidade, que tomam em consideração outros aspectos capazes de influenciar a decisão de antecipar o pagamento ou de incumprir, tais como os custos de transacção e outras motivações de natureza não puramente financeira.
- The impact of the introduction of international accounting standards in ChinaPublication . Kit, Sam; TRIGUEIROS, DUARTEA China experimentou nos últimos 20 anos um processo de transição que, partindo de uma economia socialista, baseada no planeamento estatal, desembocou gradualmente numa economia liberal-regulada de tipo ocidental. Uma área sensível de tal processo foi o sistema contabilístico. Este estudo mede o impacto dessas mudanças nos profissionais chineses ligados à contabilidade. Usando metodologias baseadas em inquéritos e questionários, o estudo examina a metamorfose que levou uma vasta, economicamente vibrante nação, a transformar-se uma realidade totalmente nova. O estudo revela as dificuldades sentidas pelos contabilistas chineses ao longo deste processo e mostra quais os aspectos onde as novas norma são mais frequentemente mal interpretadas. O estudo também procura responder à questão de saber se as novas normas estão a satisfazer as espectativas dos investidores, empresas e outros interessados. As conclusões parecem sugerir que, se os profissionais chineses têm sido capazes de se adaptarem a mudanças radicais nas normas contabilísticas, isso deve-se ao facto de que estas mudanças são uma consequência directa de mudanças na economia.
- A informação contida nas rúbricas contabilísticas relativa à direcção dos lucros no ano subsequentePublication . Peixinho, Rúben; TRIGUEIROS, DUARTEO estudo aborda o problema da previsão de acréscimos ou decréscimos dos lucros por acção de empresas com base na informação contabilística do ano anterior. A amostra utilizada engloba as principais empresas portuguesas, industriais e de serviços, a transaccionar na Bolsa de Valores de Lisboa e Porto entre os anos 1993 e 1997. As variáveis independentes utilizadas na construção dos modelos baseiam-se em indicadores contabilísticos. Os resultados sublinham a importância da informação contabilística na previsão de acréscimos ou decréscimos nos lucros por acção. Ficou demonstrada a grande importância das variáveis artificiais associadas a alguns rácios na melhoria dos resultados. Certas transformações de dados podem, em alguns casos, melhorar a capacidade preditiva dos modelos Um outro factor inovador que contribuiu decisivamente para a melhoria da capacidade preditiva dos modelos foi a constituição de sub-amostras homogéneas segundo as características contabilísticas das empresas.
- Evolução do número de caixas automáticas multibancoPublication . Ferreira, F. A. F.; Pereira, Nuno Sidónio AndradeExistem diversos factores que têm vindo a influenciar e a promover profundas alterações no sector bancário em Portugal. Entre os principais, podemos salientar a inovação tecnológica e o crescente grau de exigência e conhecimento tecnológico dos clientes. Nesta perspectiva, parece lógico aceitar que a continua sofisticação dos sistemas de informação é uma potencial determinante de rentabilidade e poderá tornarse numa forte fonte de vantagem competitiva. Tratando-se de uma das principais regiões turísticas do nosso País, o Algarve deverá promover, nos próximos anos, um aumento da sua actual capacidade de 550 caixas multibanco, no sentido de maximizar os efeitos decorrentes da evidente ligação existente entre as novas tecnologias e o Turismo. Dado o impacto que as caixas multibanco têm tido na modernização da Região desde o seu aparecimento, o principal objectivo deste estudo está directamente relacionado com uma aplicação do Modelo Epidémico, no sentido de projectar a evolução do número destas máquinas para os próximos anos.