FCH4-Vários
Permanent URI for this collection
Outras publicações de divulgação científica, técnica, cultural e artística
- Artigos ou capítulos de livros
- Materiais multimédia
- Livros
Browse
Browsing FCH4-Vários by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 93
Results Per Page
Sort Options
- Um falcão no punho – Diário 1: modos de auto-reflexividadePublication . Marques, João MinhotoNeste texto, procura-se compreender a designação de género proposta por Um Falcão no Punho (Diário 1) enquanto mecanismo auto-reflexivo que importa examinar não apenas no contexto desse livro particular, como igualmente no âmbito da obra de Maria Gabriela Llansol.
- A história contada às crianças. Duas versões contraditórias do herói fundador portuguêsPublication . Carmo, Carina Infante doÉ certamente indesmentível que a velho arte de contar histórias constitui uma necessidade humana, um estímulo à fantasia e ao sonho.
- A vinha, a figueira e os javalis: de Roma ao AlgarvePublication . Nogueira, AdrianaQuando se fala dos Romanos pensa-se, vulgarmente,no povo que invadiu a península, por cá ficou uns tempos, que trouxe as pontes, as estradas.
- Gostos antigosPublication . Nogueira, AdrianaO objetivo deste artigo é sentar à mesma mesa três homens que, em épocas diferentes da nossa história,trouxeram algumas curiosas anotações para o conhecimento da alimentação humana: Catão, Apício, Leonardo Da Vinci.
- Notas nas margens de uma crónica de José SaramagoPublication . Carmo, Carina Infante doAnálise da crónica de José Saramago "Ninguém se banha duas vezes no mesmo rio" in Deste Mundo e do Outro (1971).
- L’écriture historicisée de José Gomes Ferreira: une chronique de la Révolution des OeilletsPublication . Carmo, Carina Infante doRevolução Necessária (1975) de José Gomes Ferreira est un recueil de chroniques écrites dans la chaleur du Portugal de 1974. Entre l’historique et l’autobiographique, le chroniqueur y parle d’une révolution au quotidien et l’observe avec un regard ému, engagé et ironique. Il y réévalue l’histoire portugaise du XXe siècle et l’auto-image nationale, sans les euphémismes de la censure ni l’irréalité imaginaire d’un empire colonial, qui alors se désintègre définitivement. De même il y évoque tous ceux qui ont résisté à la dictature de Salazar, il y prend recul vis-à-vis des événements et définit sa position lucide et ravie dans la Révolution des Œillets.
- Tensão narrativa e subversão do poder no conto brevíssimo de Mário-Henrique LeiriaPublication . Carmo, Carina Infante doO exercício de tensão narrativa constitui, em Contos do Gin-Tónico e Novos Contos do Gin (1973), a matriz da forma e da leitura do conto brevíssimo que assim mutuamente se implicam. É afinal na miniatura do conto que Mário-Henrique Leiria encontra a estratégia poderosa e mordaz de subverter o poder.
- Recensão a O Estado dos Campos, de Nuno JúdicePublication . Marques, João MinhotoRecensão ao volume de poesia O Estado dos Campos, de Nuno Júdice.
- Os programas de Português: uma questão também de políticaPublication . Carmo, Carina Infante doMuito se tem dito e escrito sobre o assunto que ficou associado à caricata inclusão num manual do regulamento do Big Brother. Já no período de discussão pública, em 2003, aquela proposta, emanada do governo PS, suscitou justificada contestação, o que, todavia, não convenceu o ministro David Justino a suspender o processo, desculpando-se ele com os danos financeiros que tal decisão acarretaria para as editoras escolares.
- O desafio da autobiografia nos programas de português e de literatura portuguesa do ensino secundárioPublication . Carmo, Carina Infante doHoje, mais do que nunca, parece fazer sentido reconhecer no contexto português uma efervescência autobiográfica que se traduz na multiplicação de edições em livro ou de testemunhos publicados em periódicos, perfeitamente agrupáveis sob esse rótulo genológico. Sucedem-se os artistas, os políticos e as celebridades televisivas que não perdem a oportunidade de lançar obras autobiográficas, levando inúmeras livrarias a reservar-lhes uma secção à parte.