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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo, de carácter exploratório, visa criar um instrumento no âmbito da análise e observação da relação educativa, que permita averiguar, através da percepção dos professores inquiridos, se as atitudes das crianças ditas «normais» promovem a integração das crianças portadoras de Trissomia 21 no 2º Ciclo do Ensino Básico Regular.
A amostra deste estudo é constituída por professores do Ensino Especial e do Ensino Básico Regular que lidaram com a experiência de integração de crianças com Trissomia 21 na sala de aula, num total de 108 docentes, dos distritos de Leiria, Santarém, Castelo Branco, Lisboa, Portalegre e Évora.
O estudo, teoricamente, desenvolve-se através de dois conceitos, atitude e integração, a partir dos quais foi possível construir o modelo explicativo teórico como um esquema de influências entre as atitudes dos alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico Regular e a integração de crianças portadoras de Trissomia 21 na sala de aula.
Após a análise e interpretação dos resultados, foi possível concluir que a integração dos alunos portadores de Trissomia 21 nas aulas do Ensino Regular é feita com sucesso.
Face aos dados e aos resultados dos testes estatísticos realizados, consideramos possível validar o modelo explicativo teórico, passando este a constituir-se como modelo explicativo emergente.
Não se verificam diferenças de opinião estatisticamente relevantes entre quaisquer dos grupos definidos na caracterização da amostra.
De modo geral, esta investigação permitiu compreender e aprofundar o conhecimento sobre as atitudes dos alunos ditos «normais» face aos colegas portadores de Trissomia 21 num contexto escolar inclusivo, com especial relevância para a aplicação destes conhecimentos em práticas pedagógicas futuras, contribuindo, assim, para uma melhoria da qualidade do ensino/aprendizagem, numa escola inclusiva.
Description
Dissertação mest., Observação e Análise da Relação Educativa, Universidade do Algarve, 2007
Keywords
Teses Atitudes Necessidades educativas especiais Integração Trissomia 21