Browsing by Issue Date, starting with "2020-12-09"
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- Das sementes às plantas da região do Algarve.Construção do conceito em criançasPublication . Serina, Ana Margarida Amorim Carrapiço; Coelho, Ana CristinaEste relatório foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), do mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. O projeto de cariz investigativo seguiu a metodologia IBSE (Inquiry-Based Science Education) aplicada na construção de conhecimento relacionado com a flora da região do Algarve e com a relação que existe entre o fruto, a semente respetiva, e a árvore que o produz. Participaram no projeto 15 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos de um jardim de infância do concelho de Faro. O projeto seguiu o modelo de um ciclo investigativo, com várias etapas, iniciando-se com a apresentação das questões de investigação, passando pelas atividades delineadas para dar resposta às questões, e terminando com a partilha do conhecimento novo com a comunidade. As atividades integraram uma saída de campo para observar um laranjal, a utilização dos 5 sentidos para caracterização da laranja, da amêndoa e da alfarroba e a germinação de sementes provenientes de dois destes frutos, com visualização das plantas resultantes. Destaca-se a construção de novos conhecimentos relativos ao reconhecimento de uma estrutura organizada de árvores para produção de fruto (pomar) e à diferenciação de 3 frutos típicos do Algarve, designadamente, laranja, amêndoa e alfarroba, com base na cor, forma, textura, sabor, dureza, tamanho, número de sementes e árvores que os produzem. A abordagem experimental foi a estratégia usada para a construção do conceito de que as amendoeiras e as alfarrobeiras são provenientes da germinação de amêndoas e de sementes de alfarroba, produzidas pelas respetivas árvores ou por árvores da mesma espécie.
- Reproduction and cultivation of asparagopsis taxiformis (Delile) trevisanPublication . Batista, Miguel Melo; Santos, Rui; Martins, Gustavo M.Seaweeds have been receiving increased interest from the fisheries and aquaculture industries in recent years, with red algae continuing to be one of the more important components of seaweed aquaculture representing 54% of the harvested biomass (around US$ 6.3 billion). These seaweeds are important for both food and diverse of biotechnology usages. Asparagopsis taxiformis, a characteristic red alga, has been receiving increased attention for its biotechnological applications, the most interesting one being its ability to reduce methane emissions on the cattle. A. taxiformis presents a triphasic life history, passing from gametophyte to carposporophyte and finally to tetrasporophyte. The conditions for the lab manipulation and survival of this species are still not know, taking in consideration the difficulty of maintaining gametophyte cultures. In this work, some abiotic factors affecting gametophyte maintenance and reproduction were experimentally tested. A. taxiformis gametophyte did not survive any common pretreatment used, only surviving in culture if cleaned of epizoa in sterilized filtered seawater and by selecting the less epiphyted individuals. A. taxiformis showed the highest growth rate when cultivated at 15 ºC, not growing at 20 ºC and dying at 25 ºC. An industrial fertilizer used showed similar growth rates compared to the Von Stosch medium. Photoperiod manipulation did not result in any sexual differentiation on the gametophytes. A low stock density (1 g/L) was required since at higher densities there was reduced (2 g/L) or no (4g/L) growth rate. A. taxiformis was able to grow at both 20 and 40 μmol photon m-2 s-1, showing slightly higher (but not significant) growth rates at the latter. Attempts at inducing carposporophyte formation were unsuccessful. Temperature and light intensity were the two most important factors to maintain gametophyte culture.
- Estudo experimental com estratégias de focalização e distração no manejo do processamento pós-evento em universitários com sintomas de ansiedade socialPublication . Damasceno, Mirela Fernandes; Jiménez-Ros, Antonia MaríaO processamento pós-evento (PEP) trata-se de um processo persistente, ruminativo e voltado aos aspetos negativos de uma interação social. Este é considerado um dos fatores de manutenção da Perturbação de Ansiedade Social (PAS). Provas empíricas sobre técnicas e estratégias eficientes para a diminuição desse processamento ainda são consideradas restritas na literatura, fazendo-se necessária mais investigações voltadas sobre formas tratamento para essa demanda. Objetivo: Essa presente investigação teve como principal objetivo analisar e comparar de forma experimental os efeitos da utilização de três estratégias cognitivas: foco em aspetos positivos (FP), foco em aspetos negativos (FN) e distração (D) após uma manipulação experimental em laboratório. Fatores como memórias, afetos e a durabilidade do PEP nos indivíduos foram investigados e comparados a partir de suas condições. Método: Participantes universitários (n=30) com níveis elevados de ansiedade social (AS) realizaram uma tarefa de desempenho em um ambiente experimental e foram distribuídos de forma aleatória as suas respetivas condições. Posteriormente, pensamentos negativos, humor, níveis de ansiedade cognitiva e emocional, memórias e níveis de PEP foram mensurados. Os participantes registraram durante sete dias após o experimento em laboratório seus níveis de PEP. Resultados: Observou-se que a FN resultou na evocação de memórias ansiosas, negativas e negativas e produzindo menos pensamentos positivos em relação aos demais grupos. Nos sete dias posteriores ao experimento presencial, notou-se que a estratégia de D foi mais eficaz na diminuição da durabilidade do PEP, em comparação a FN. Conclusões: Este estudo contribui no desenvolvimento de técnicas que diminuam o PEP em pessoas que sofrem com a PAS. A distração e focalização em aspetos positivos demonstraram ser mais satisfatórias na redução à curto-tempo da ruminação cognitiva negativa.
- Ciberataques a infra-estruturas críticas, enquanto fonte de stress ocupacional: estudo qualitativo sobre os recursos e exigências reportadas por profissionais de ticsPublication . Aquino, Liza Martins de; Giger, Jean Christophe; Carvalho, Rui Filipe Gaspar deApesar de todos os benefícios da informatização à sociedade, atualmente observam-se cada vez mais desafios e medos relacionados à vulnerabilidade dos sistemas informáticos e de armazenamento de dados. Os crimes informáticos e ataques a esses sistemas (ciberataques) têm sido cada vez mais registados pelas autoridades. A presente dissertação é um estudo qualitativo, em que foram feitas entrevistas com 20 profissionais que trabalham diretamente com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Os dados coletados nas entrevistas foram analisados utilizando o método de Análise Temática. O principal objetivo da investigação foi estudar os efeitos de um ciberataque enquanto fator estressor para os trabalhadores de TICs. Como objetivos específicos, buscámos identificar os recursos e exigências relatados pelos participantes numa situação de ciberataque, além de perceber quais as estratégias usadas por eles para enfrentar o stress ocupacional que vão para além do recurso ao capital psicológico e considerando igualmente o capital social. Os resultados mostram que, apesar de cada participante descrever a experiência de um ciberataque de forma distinta, eles relatam essa ocorrência como uma situação de distress, que têm consequências negativas para si. Por outro lado, os participantes conseguem reconhecer os recursos disponíveis para lidar com as exigências impostas durante essa ocorrência, enfatizando a importância do capital psicológico e, principalmente, do capital social. Assim, eles reportaram adotar estratégias de coping adaptativas e funcionais para responder ao ciberataque enquanto fator estressor.
- Microalgae for the tertiary treatment of urban effluents in a pilot-scale systemPublication . Cerqueira, Paulo Ricardo Gonçalves; Barreira, Luísa; Morais, Etiele Greque deEste estudo relata o primeiro teste piloto dos fotobiorreatores GreenDune. No tratamento terciário de águas residuais urbanas, blooms naturais de microalgas foram em duas condições sazonais diferentes: outono e inverno. Foram realizados o isolamento e identificação de estirpes de microalgas, avaliação da eficiência de remoção de nutrientes pelas microalgas e avaliação das melhores condições operacionais e composição bioquímica da biomassa produzida. Na fase de caracterização do bloom, as principais classes que compuseram o consórcio foram: Cyanophyceae, Chlorophyceae e Bacillariophyceae. Para uma aprofundada identificação, as microalgas foram isoladas. Desmodesmus abundans GTM11, Scenedesmus sp. GTM2, Chlorella sp. GTM4 e Chlorella sp. GTM 5 foram as estirpes identificadas. A maior concentração celular registada ocorreu na experiência de inverno, W1.12 com uma média de 1,64 ± 2,23 gL-1. Relativamente às condições de cultivo, a temperatura registada no Algarve (Portugal), que oscilou entre os 15,2 e 30,5 ° C durante os estudos no outono e no inverno, revelou ter condições adequadas e favoráveis ao crescimento mesmo em estação mais fria. Em todas as experiências, o piloto foi eficiente na remoção de N-NH4 e a concentração de nitratos permaneceu abaixo dos limites legais estipulados pela legislação Portuguesa. Nitratos totais e fósfuros totais foram encontrado em altas concentrações como sendo reflexo da presença de sólidos suspenso nas amostras tratadas, provavelmente constituídas por células microalgais. Estes resultados de TN e TP poderão ter sido causa de baixa eficiência de sedimentação. Porém, de uma forma geral, todos os limites definidos pela legislação foram cumpridos com sucesso. A biomassa obtida apresentou elevados níveis de proteínas (27,99-31,98%) e carbohidratos (31,62-37,50%), o que é indicativo de possíveis aplicações promissoras para a produção de biogás, biometano ou bioetanol. O conteudo lipídico, neste caso, foram os mais baixos (6,61-8,12%), pelo que a produção de biodiesel não deverá ser uma opção. Relativo à composição mineral presente nas cinzas (25,63-32,61%), esta mostrou ser rica em macro- e micronutrientes, que são fundamentais e de enorme interesse para aplicações na agricultura como biofertilizantes. Neste estudo, é de destacar o potencial dos fotobioreactores piloto GreenDune, que foram capazes de operar em 2 dias ou menos com uma capacidade de trabalho de 450L por 1 m2 (relação volume / área elevada). Dessa forma, menos espaço será necessário, a pegada ambiental reduzida e a eficiência econômica aumentada.
- Ambientes de trabalho: uma perspetiva multigeracional sobre valores de trabalho e perceções entre geraçõesPublication . Machado, Teresa Andreia Almeida; Sousa, CátiaAtualmente, as organizações têm no seu capital humano trabalhadores de 3 gerações distintas. Quando associada a comportamentos característicos de cada faixa etária, a idade consiste num elemento distintivo entre grupos de trabalhadores. A multigeracionalidade pode ter impactos positivos e negativos na liderança e na gestão de recursos humanos, na medida em que a identidade geracional pode ser suscetível de determinar o que os indivíduos dessa geração querem do trabalho. Este estudo considera o conceito teórico de gerações e descreve as características distintivas que diferenciam as gerações Baby Boomers, Geração X e Geração Y. O objetivo deste estudo é observar a existência de diferenças nos valores de trabalho com base na segmentação por gerações e nas características comummente associadas a cada geração, no contexto específico da Administração Pública. É, ainda, objetivo deste estudo observar a existência de diferenças na perceção dos valores de trabalho valorizados pelas gerações e identificar quais os aspetos relacionados com o trabalho que cada geração considera como sendo positivos e negativos relativamente à sua e às restantes gerações. O estudo discute os resultados obtidos através da aplicação de 285 inquéritos a trabalhadores da Administração Pública. Os resultados obtidos evidenciam que não existem diferenças geracionais na graduação de valores de trabalho, contudo existem diferenças na perceção dos valores de trabalho valorizados pelas gerações. As diferenças percebidas podem resultar de crenças sobre gerações cabendo aos gestores de recursos humanos e à liderança intervir para desconstruir estereótipos. O estudo das gerações e da diversidade geracional no local de trabalho revela-se de interesse por ser um contributo para a análise das relações de trabalho, facilitando a compreensão de diferentes atitudes, valores e comportamentos dos trabalhadores de cada geração e por fornecer elementos para desenvolvimento de estratégias de trabalho em equipa.
- Temporal trends of plastic ingestion and fishing gear entanglement in aquatic birds from PortugalPublication . Rao, Silvia; Nicastro, Katy; Zardi, Gerardo I.Improperly disposed anthropogenic litter and fishing material acutely affect wildlife species in the terrestrial and aquatic ecosystems. The foraging behaviour of birds makes them suitable to monitor changes of anthropogenic litter over time in the environment. The general aim of the thesis is to quantify and qualify species-specific changes over time due to anthropogenic litter ingestion and fishing gear entanglements. In Chapter 2, the specific objective was to test for temporal changes of anthropogenic litter ingestion in aquatic and marine birds in southern Portugal. Across the seven years (2014-2020) and out of the four bird species (total sample size of 462) analysed, Ciconia ciconia had the highest frequency of occurrence (61.1%), followed by Larus fuscus (20.8%), Morus bassanus (20.3%) and Larus michahellis (13.4%). In all species, User plastics (plastic category) was the most abundant type of material ingested and white/off clear was the predominant ingested colour. In Chapter 3, the aim intent was to test for temporal trends in fishing gear entanglements in aquatic and marine bird species over a ten year period (2010 - 2019). Of the 5843 individuals processed, 256 were affected either by fishing nets, fishing lines with or without hook. Phalacrocorax carbo showed a significant decrease in entanglements, whereas Morus bassanus showed the opposite pattern. Our findings provided an overview on temporal litter ingestion and entanglements on bird species in southern Portugal.
- Biogeographic and diversity analysis of intertidal seaweeds and associated peracarids in the Northeast AtlanticPublication . Herrero, Javier Jimenez; Santos, Rui; Queiroga, HenriqueThe distribution and biodiversity patterns of intertidal seaweeds and associated peracarids were studied along the Northeast Atlantic region from 65ºN to 27ºN of latitude. In order to determine what factors drive the geographical distribution of intertidal communities of seaweeds and peracarids, twenty-seven stations and nine abiotic factors were considered (fetch, air temperature, precipitation, insolation, SST, chlorophyll-a, pH, aragonite saturation, OHI). A total of 12779 specimens were sorted and identified to the species or genus level, of which the vast majority belonged to the group of algae. In order to assess biogeographical groups of these species along the Northeast Atlantic, a CLUSTER analysis as well as a NMDS analysis were carried out, resulting in the identification of three ecoregions; 1)Northern Europe, 2)Central Iberian Peninsula and 3)Southern Macaronesia. CCA and NMDS analyses showed high correlations between environmental factors such as precipitation, insolation and SST minimum albeit to a lesser extent, and species distribution. Macaronesian species were correlated with higher temperature and insolation whereas those of the Iberian peninsula were correlated with higher pH and chlorophyll. On the other hand, the abundance that was similar among all species and the results of the SIMPER analysis indicated a certain homogeneity of species without dominance of one over another. Both the species richness (S) and α diversity (indexes of H’, Dsimp and eH’) presented a decreasing latitudinal gradient towards higher latitudes. An exception to this pattern was observed for β-diversity, probably due to the homogeneity of abundance of species observed between regions, mainly affected by abiotic factors of the local environment.
- A utilização de sistemas de transferência em circuito fechado na preparação de medicamentos citotóxicosPublication . Gonçalves, João Manuel da Ajuda Arrais João Manuel da Ajuda Arrais; Braz, L.Os sistemas de transferência em circuito fechado na preparação de medicamentos citotóxicos tornaram-se uma ferramenta essencial para os profissionais de saúde que executam estas tarefas. A natureza dos fármacos envolvidos obriga a cuidados redobrados e, como tal, o desenvolvimento destes dispositivos veio garantir uma maior segurança a um procedimento que cada vez se torna mais comum. Na presente monografia, é ilustrado o método convencional de preparação de medicamentos citotóxicos e demonstrado como a exposição ocupacional a estes fármacos acarreta sérios riscos para a saúde dos operadores, bem como para todos os profissionais de saúde envolvidos neste processo. Para além do mais, são também enumerados os diversos sistemas de transferência em circuito fechado existentes atualmente no mercado, a tecnologia associada a cada um deles, bem como os benefícios que a utilização de cada um destes dispositivos proporciona na melhoria da segurança, facilidade de preparação e diminuição das consequências para a saúde no que diz respeito à manipulação destes agentes de elevada toxicidade.
- Promover atitudes de respeito para com os animaisPublication . Graça, Elodie Correia; Coelho, Ana CristinaEste relatório de mestrado versa sobre a sensibilização das crianças para com os direitos dos animais. O projeto de intervenção educativa decorreu em contexto pré-escolar num jardim de infância público e os participantes tinham idades compreendidas entre 3 e os 6 anos. Para a recolha de dados, prepararam-se vários instrumentos que incluíram uma entrevista e um questionário efetuado às crianças e outro efetuado aos encarregados de educação, bem como, a realização de várias atividades com intencionalidade educativa. As atividades incluíram visitas de três animais ao jardim de infância, um borrego, uma tartaruga e uma galinha e a conceção de um modelo 3D dirigido para a exploração dos aspetos fenotípicos e fisiológicos do borrego. No projeto usou-se como estratégia educativa o reconhecimento das necessidades dos animais em função da sua constituição biológica. Observou-se que o grupo de crianças participantes interagia com vários animais domésticos, mas que não tinha participado na sua escolha. Também não participava nas tarefas de alimentar os animais, dar-lhes banho, passeá-los, levá-los ao veterinário. As crianças descreveram os animais de estimação através das características fenotípicas, nunca mencionando aspetos emocionais ou comportamentais. Os animais de companhia são importantes na vida das crianças, criando-se fortes ligações afetivas entre o animal e a criança. Cuidar de um animal requer sentido de responsabilidade, conhecimento das características do animal e sensibilidade. A forma como as crianças interagem com os animais decorre do exemplo que é dado pela comunidade mais próxima. A principal conclusão deste trabalho é a evidência de que os conceitos das crianças acerca do bem-estar dos animais, construídos com base nos referenciais familiares e comunitários, se podem sobrepor à sensibilidade natural do ser humano.