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- Interesses, adaptabilidade na carreira e bem-estar psicológico: estudo na transição do ensino superior para o mercado de trabalhoPublication . Ribeiro, Sara; Vieira, Luís SérgioO ciclo de vida de cada pessoa é recheado de inúmeras transições de variada natureza e de distinta relevância no seu desenvolvimento. Uma das transições com maior impacto na vida adulta, consiste na transição do ensino superior para o mercado de trabalho. De entre os diversos fatores que a literatura refere selecionámos, para o nosso estudo, os interesses vocacionais, o bem-estar psicológico e a adaptabilidade de carreira. Os interesses vocacionais expressam o nível de atração da pessoa por distintos domínios profissionais e, a sua congruência com a área de formação, as necessidades e os valores da pessoa, tende a refletir a consistência com os objetivos de vida e, por consequência, favorável aos processos de adaptabilidade de carreira e de bem-estar psicológico. Desta forma, o objetivo principal deste estudo é contribuir para o conhecimento do papel da adaptabilidade, do bem-estar psicológico e dos interesses vocacionais na transição do ensino superior para o mercado de trabalho. Em específico, avaliar em que medida os interesses vocacionais e o bem-estar psicológico contribuem para a adaptabilidade de carreira. Neste âmbito, pretende-se, ainda, avaliar o impacto de uma intervenção vocacional alicerçada na promoção da adaptabilidade. Deste modo, esta investigação recorre a um desenho metodológico quasi-experimental, utilizando procedimentos de estatística descritiva e inferencial que possibilite a análise das relações entre os construtos em estudo e da sua variância de resultados, em função da idade, do género, do grau académico, do estatuto do estudante e do nível de congruência dos interesses vocacionais. Para a recolha de dados foi aplicado um questionário sociodemográfico e uma bateria constituída pelo Inventário de Interesses Vocacionais – Versão reduzida (IIV-r), as Escalas de Bem-Estar Psicológico (EBEP) e a Escala de Adaptabilidade de Carreira (CAAS – Portugal). A análise de resultados sugere, no global, poucas diferenças significativas nas variáveis estudadas em função nos fatores considerados; relações de associação relevantes entre bem-estar psicológico e adaptabilidade da carreira; e um contributo intervenção no incremento da adaptabilidade da carreira. São discutidas as limitações do estudo, assinaladas algumas sugestões para futuras investigações e para a prática psicológica no domínio da intervenção de carreira.
- Bem-estar subjetivo na transição para a reforma: o papel da otimização seletiva com compensaçãoPublication . Aguiar, Regina Lucília Pestana; Vieira, Luís SérgioA reforma é uma etapa da vida com relevante significado psicológico na vida de cada pessoa. O modo e qualidade da transição da vida profissionalmente ativa para a reforma é refletida em diversos aspetos psicológicos, nomeadamente em termos de bem-estar. O objetivo deste trabalho é analisar o papel das estratégias de otimização seletiva com compensação (SOC) na transição para a reforma e, o seu contributo para o bem-estar subjetivo. Efetuamos, uma análise comparativa da satisfação com a vida (SWLS), dos afetos positivo e negativo (PANAS) e das estratégias SOC em função de determinadas caraterísticas sociodemográficas (género, empregado ou reformado, reforma voluntária ou involuntária, escolaridade), bem como se analisam as associações entre elas. Participaram no estudo 193 indivíduos (M = 81; F = 112), entre os 60 e os 89 anos (M=65.23, DP=5.62). A população empregada (N=110) tinha entre 12 a 50 anos de serviço (M = 35.73; DP=5.89), com menos de 1 ano a 7 anos para chegarem à reforma (M=3.88, DP=1.70). Nos participantes reformados (N=83) verificou-se que estes reformaram-se entre os 49 e os 70 anos (M=61.40, DP=4.71), estando reformados entre 1 a 25 anos (M=11.29, DP=6.85). Foi aplicado um questionário sociodemográfico e as seguintes medidas psicológicas: Escala de Afeto Positivo e Negativo (PANAS), Escala de Satisfação com a Vida (SWLS) e o Questionário de Otimização Seletiva com Compensação (SOC-Q). Os resultados parecem sugerir que a maioria dos participantes se encontra satisfeita com a vida, experiencia afetos positivos e, por isso, revela maior nível de bem-estar subjetivo. Também conseguimos apurar que são utilizadas as estratégias SOC de uma forma homogénea entre a população reformada e empregada, sendo a estratégia de seleção eletiva a mais utilizada. O tipo de reforma e a escolaridade são variáveis que parecem influenciar o tipo de estratégia utilizada e o bem-estar subjetivo dos participantes.
- Projeto de melhoria de eficiência energética de edifício escolar: bloco principal do Ise de FaroPublication . Coelho, Nuno Marcelo Correia Silva; Lana Miguel, RaulA velocidade de crescimento da consciencialização ambiental e necessidade de reduzir o consumo energético é superior à vida útil dos edifícios. Ou seja, nos anos de vida útil de um edifício, desde que é concluído o projeto, as exigências de preocupação ambiental e custo de operação evoluem e ultrapassam aquelas para as quais o edifício foi idealizado tornando-o obsoleto e quase insustentável. Neste projeto pretende-se, por um lado, apresentar soluções de forma a melhorar o desempenho energético e o conforto térmico dos utilizadores e por outro, melhorar a gestão do edifício construindo um modelo virtual tão próximo do real quanto possível de forma que permita a sua visualização e edição centralizada. O levantamento dimensional e a construção do modelo BIM permitirão a utilização do modelo do edifício com programas de cálculo e simulação de várias especialidades como por exemplo climatização, eletricidade, arquitetura, estabilidade, etc. Não se trata de um objetivo unidirecional, mas de utilização coletiva e polivalente. Serão estudadas e propostas medidas de melhoria do desempenho energético e conforto térmico bem como, avaliação de rentabilidade de sistema de produção fotovoltaico para venda de eletricidade à rede elétrica de serviço público. Neste trabalho pretende-se estudar medidas de forma a tornar o edifício energeticamente mais eficiente e confortável aos ocupantes, abrindo caminho para que outros estudos complementares a este, possam vir a ser desenvolvidos.