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- Características psicométricas do Inventário de crenças atitudinais sobre o comportamento suicida (CCCS-18) numa amostra de profissionais de saúdePublication . Agostinho, Maria Margarida Palma; Brás, MartaO suicídio é uma das maiores preocupações de saúde pública em todo o mundo, não só pela sua relevância epidemiológica, como também pelo estigma que lhe está associado. Os profissionais de saúde têm um papel crucial na referenciação e prestação de cuidados aos indivíduos com esta conduta, no entanto as suas crenças e atitudes podem comprometer a intervenção, sendo fundamental avaliá-las. O Inventário de Crenças Atitudinais sobre o Comportamento Suicidário (CCCS-18) desenvolvido por Hernández et al. (2005) é um instrumento utilizado para avaliar atitudes e crenças face ao comportamento suicida, porém não existe nenhuma adaptação à população portuguesa, nem a profissionais de saúde. O objetivo do presente estudo foi analisar as características psicométricas do CCCS-18 numa amostra de profissionais de saúde. A amostra foi constituída por 278 participantes, nomeadamente, 115 médicos e 163 enfermeiros com idades compreendidas entre os 22 e os 67 anos. Através da análise fatorial confirmatória foi possível concluir que o modelo trifatorial proposto por Villacieros et al. (2016) é o que revela os índices de ajustamento mais adequados. A fiabilidade, medida através do alfa de Cronbach revelou-se satisfatória, verificou-se também a presença de validade convergente, discriminante e concorrente. Observaram-se ainda diferenças significativas nas atitudes em função da formação na área de suicidologia, tendo os participantes com formação demonstrado menores níveis de aceitação do suicídio em geral e na religião. Não foram observadas diferenças significativas no sexo nem na categoria profissional. Os resultados obtidos permitem concluir que o CCCS-18 detém boas características psicométricas, é de breve e fácil aplicação e por isso constitui uma medida fiável para os profissionais de saúde em Portugal. Esta adaptação é uma mais-valia para a ciência, pois permite avaliar e interpretar as atitudes e crenças e auxiliar no desenvolvimento de programas de prevenção do suicídio.
- Acontecimentos negativos na infância, problemas psicopatológicos e competências percebidas de resiliência em adolescentes institucionalizadosPublication . Barracosa, Lúcia André do Carmo; Lemos, IdaA institucionalização pressupõe a exposição precoce a fatores de risco psicossocial que marcam o desenvolvimento das crianças, colocando-as numa situação de maior fragilidade emocional e suscetibilidade ao desenvolvimento de problemas psicopatológicos. A presente investigação teve como objetivo principal comparar adolescentes com idades entre os 11 e os 22 anos, acolhidos em instituições (N=138) com adolescentes que residem com as suas famílias (N=91) em relação às competências de resiliência e a indicadores de psicopatologia. As relações entre essas variáveis e a perspetiva temporal dos adolescentes foram também estudadas. Nesse sentido foram aplicados os seguintes instrumentos: escala Healthy Kids Resilience Assessement Module (HKRAM- versão 6.0), Brief Symptom Inventory (BSI), o Inventário de Perspetiva Temporal e um questionário de dados sociodemográficos. De acordo com os resultados obtidos, verificou-se a existência de diferenças significativas entre os dois grupos relativamente à manifestação de sintomas psicopatológicos, com o grupo de adolescentes institucionalizados a revelar maior prevalência de sintomas de Somatização, Ansiedade, Hostilidade, Ansiedade Fóbica e Psicoticismo. Relativamente à escala HKRAM, esta permitiu concluir que, no global, os adolescentes a viver em contexto institucional percebiam-se menos resilientes, comparativamente aos adolescentes em contexto familiar. Ao nível da perspetiva temporal, os adolescentes institucionalizados apresentaram pontuações mais elevadas nas escalas Orientação para o Futuro e Orientação para o Passado, comparativamente aos valores de referência para a população geral. Atendendo às conclusões obtidas, salientamos a necessidade de uma melhor intervenção das instituições na promoção da saúde mental dos adolescentes, procurando otimizar os seus recursos de resiliência, de forma a permitir-lhes o melhor ajustamento possível. Reforça-se, no entanto, a premissa de que o acolhimento institucional, embora necessário para garantir os cuidados essenciais às crianças que deles estão privadas, não se constitui a melhor opção para um desenvolvimento equilibrado, devendo apostar-se em intervenções direcionadas às famílias em risco psicossocial, evitando medidas de institucionalização.
- A Meditação e a área do conhecimento do mundoPublication . Lourenço, Beatriz Correia; Vieira, Luís SérgioA presente investigação tem como principal objetivo perceber se a prática da meditação aliada à área do conhecimento do mundo, definida nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, é vantajosa pra a aprendizagem das crianças em idade pré-escolar, mais propriamente, 17 crianças dos 3 aos 5 anos. Para realizar este estudo foi definida uma questão de investigação: “Será a meditação uma prática vantajosa para a aprendizagem do conhecimento do mundo, em Educação Pré-escolar?”, assim como um conjunto de objetivos, sendo eles: conhecer a perspetiva da educadora cooperante e da auxiliar de ação educativa face à prática da meditação; entender a conexão da educadora cooperante com à área do conhecimento do mundo; entender a perspetiva da educadora cooperante e da auxiliar de ação educativa face à utilização da meditação como método de aprendizagem; perceber se a meditação é uma possível estratégia favorável à aprendizagem do conhecimento do mundo para este grupo. Para recolher informação foram definidos como métodos de recolha de dados: a técnica de observação direta participante e a entrevista semiestruturada. Para a elaboração deste relatório, foi realizada uma pesquisa de forma a ser contruído um enquadramento conceptual constituído por informações fidedignas acerca dos temas abordados. O estudo tem como base a investigação qualitativa. Através da recolha de dados de diagnóstico, pretendeu-se conhecer a opinião, tanto da educadora cooperante como da auxiliar de ação educativa que acompanha o grupo participante, acerca do tema em estudo, assim como a opinião das crianças antes e depois das sessões de meditação aliadas à área de conhecimento do mundo. É importante referir que este relatório foi realizado em plena pandemia COVID-19, onde grande parte da prática foi realizada via aprendizagem à distância em confinamento. Por estes constrangimentos, a vertente prática desta mesma investigação não foi possível de realizar. Consequentemente, os resultados são constituídos por suposições e conclusões que a investigadora elaborou a partir do diagnóstico que realizou e das pesquisas que realizou para a investigação.
- Behavioural ethograms & social hierarchy of carcharhinus limbatus (blacktip) during a simulated-feeding scenario within South African MPAPublication . Parkes, Candice-Jade; Serrão, Ester; Andreotti, SaraIt has become apparent that elasmobranchs form more complex social organisations than previously thought, and recent improvement of new technologies and analysis has provided valuable information into their social behaviour. Here, a simulated-feeding scenario was utilized to investigate the behaviour of Carcharhinus limbatus within Aliwal Shoal MPA, by defining and testing species-specifics ethograms. Ten behavioural units were identified and grouped in the following categories: i) dominant category: ‘fast turn’, ‘upward swim’, ‘downward swim’; ii) semi-dominant category: ‘parallel swim’; iii) submissive: ‘body tilt’, ‘avoid’, ‘giveway’, follow’; and iv) neutral category: ‘pass’, ‘patrol’. A total of 1014 individual behaviours were recorded, with ‘fast turn’ representing 39% and ‘avoid’ representing 19%. There were 475 dominant displays, 32 semi-dominant, 331 submissive and 176 neutral displays. Ten individuals were successfully identified using photographic-identification of their dorsal fin. The observed sharks were mostly females, with average sizes of 146.3 cm ± 3.088 (e.g. sub-adults). The data indicated that size played a significant role in the position of the individual within the hierarchy, with larger individuals showing more displays of dominance and smaller individuals showing more submissive displays. One particularly large female shark, named ‘Broken Tail’, appeared to be consistently more dominant than the other individuals, with also the highest level of re-sightings over the sample period, and the most displays of dominance (33% of the total). Finally, in the few instances where larger species (e.g. Galeocerdo cuvier or Carcharhinus leucas) were present, the number of blacktip sharks observed appeared to be less. Although the observations in the presence of other sharks were too few for drawing statistically significant conclusions, these preliminary observations suggest interspecific interactions during a simulated-feeding scenario. Given the influence of size and possibly individual behaviour, the observed structure and hierarchy displayed by the blacktip sharks in this study is likely to have further fitness and survival implications that will require further studies.
- A importância da deteção precoce da perda auditiva no desenvolvimento comunicativo de uma criança: estudo de casoPublication . Martins, Carla Sofia Aires de Mendonça Correia; Baptista, Ana CatarinaO presente trabalho foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Especial com o intuito de perceber qual a importância da deteção precoce da perda auditiva no desenvolvimento comunicativo de uma criança e consequente intervenção. Pretendeu-se compreender qual contributo da deteção precoce da perda auditiva no desenvolvimento comunicativo de uma criança. Sabemos que os primeiros anos de vida da criança são particularmente vitais para o seu desenvolvimento posterior e a forma como a criança irá conseguir ultrapassar as suas dificuldades. Para a realização desta investigação optou-se por um estudo de caso. Recorreu-se a uma metodologia quantitativa através da aplicação dos seguintes instrumentos: escala de inteligibilidade em contexto (Lousada, 2015); Checklist do desenvolvimento linguístico de Rigolet (2000) e ainda o Teste de Identificação das Competências Linguísticas – TICL (Viana et al., 2004). Tratou -se de um estudo longitudinal com dois momentos de recolha – antes e depois da aplicação de um conjunto de atividades de enriquecimento linguístico. Privilegiando sempre a inclusão, tornou-se assim necessário determinar qual a importância que uma intervenção precoce adequada e sistemática no contexto escolar que na promoção do desenvolvimento linguístico de uma criança com perda auditiva. Foi igualmente importante a participação ativa da família no processo educativo da criança.
- Elaboração de um projeto eletrotécnico e projetos complementares para um edifício residencial energeticamente eficientePublication . Soares, Francisco Andreazza; Sousa, António Fernando Marques de; Gomes, JoãoEste relatório vem apresentar o trabalho desenvolvido durante o estágio curricular na empresa Cláudio Estevens Eletricidade Lda para conclusão do Mestrado em Engenha ria Eletrotécnica e de Computadores no Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve. A empresa tem como missão elaborar soluções na área de eletricidade, assis tência e consultoria em projetos de eletricidade, infraestrutura de telecomunicações, sis temas de alarme e vídeo vigilância, e sistemas de segurança contra incêndio em edifícios públicos e privados. No estágio foram realizadas diversas atividades, como elaborar orçamentos, di mensionamento de cargas elétricas, pedidos de ligação à rede elétrica e visita às obras. Para apresentação deste relatório foi utilizado como exemplo uma dessas obras, uma mo radia unifamiliar com três pavimentos que permite a aplicação dos conceitos de projeto e a inclusão de recursos para eficiência energética. Para elaborar os projetos do edifício foram utilizadas normas técnicas da legisla ção em Portugal, nomeadamente as Regras Técnicas de Instalações Elétricas em Baixa Tensão (RTIEBT), o manual de Infraestrutura de Telecomunicações em Edifícios (ITED) e o Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Habitação (REH). E dessa forma utilizar os conceitos e fundamentos das instalações em baixa tensão na prática da atividade do engenheiro eletrotécnico.