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- Evolução das competências do brincar numa criança com necessidades educativas específicas: estudo de casoPublication . Silva, Isabel Cristina Canelas de Freitas; Baptista, Ana Catarina; Rodrigues, SusanaO presente estudo centra-se na importância do brincar livre no desenvolvimento e aprendizagem da criança, direcionando o estudo para a análise da evolução das competências do brincar da criança em estudo, através de um ambiente lúdico, com materiais desafiantes, permitindo um brincar livre, de modo a estimular e contribuir para o desenvolvimento global da criança com necessidades educativas especificas e na sua interação em contexto de uma educação inclusiva. Para a realização desta investigação optou-se por um estudo de caso, com metodologia quantitativa, através da utilização da Escala Pré-Escolar de Knox – revisada, aplicada em três momentos diferentes e qualitativa, através de questionários a alguns dos intervenientes diretos na vida quotidiana da criança com necessidades educativas especificas e de notas de campo, nas quais constam as atividades e dinâmicas desenvolvidas ao longo de toda a investigação como forma de potencializar e estimular as competências e o desenvolvimento global da criança inerente na investigação. O ambiente e os materiais que foram dispostos à criança, na sua interação, exploração e estruturação contribuíram para estimular e promover as competências do brincar da criança e através da observação e análise dos resultados obtidos. Constatou-se que a modificação e enriquecimento do ambiente lúdico e das atividades realizadas contribuíram para a evolução das competências do brincar, nos seus diferentes domínios e para o seu desenvolvimento global, realçando ao nível da integração sensorial, da participação e da interação e comunicação entre os pares, num ambiente livre e espontâneo, que promoveu e criou um ambiente muito mais inclusivo. A investigação revelou-se como um projeto dinâmico e de interação, no qual contribuiu para um brincar muito mais livre e espontâneo, com mais interação e rico em materiais e sensações, surgindo espaços de maior qualidade e muito mais inclusivos.
- Abordagem terapêutica da esclerose múltipla: presente e futuroPublication . Jogo, Mariana Nascimento; Serralheiro, AnaA esclerose múltipla é uma doença crónica, inflamatória, autoimune e degenerativa, que afeta a camada de mielina protetora dos neurónios do sistema nervoso central. Nesta doença a transmissão dos impulsos nervosos é afetada, torna-se mais lenta, ou não ocorre, pois, o sistema imunitário deixa de identificar a bainha de mielina como própria do organismo e degrada-a, dando origem a lesões. Trata-se da doença autoimune do sistema nervoso central mais comum nos jovens adultos sendo diagnosticada, maioritariamente, entre os 20 e os 40 anos de idade e apresenta uma incidência superior nas mulheres comparativamente aos homens. Estima-se que cerca de 2,8 milhões de pessoas, ou seja, um em cada 3 mil habitantes a nível mundial sofram de esclerose múltipla.(1) É uma doença atualmente sem cura, pelo que o tratamento assenta fundamentalmente no alívio sintomático, prevenção de episódios sintomáticos (surtos) ou diminuição da sua frequência e atraso da sua progressão. Neste trabalho são abordados, principalmente, os tratamentos com medicamentos modificadores da doença que têm como objetivo a modificação do curso da doença através da supressão ou modulação da atividade do sistema imunitário. Embora nos últimos anos se tenha verificado um extenso desenvolvimento de novas terapêuticas, são poucas as opções para os subtipos progressivos da doença. No entanto, de entre as terapêuticas emergentes constata-se que uma boa parte se foca na promoção da remielinização e da neuroprotecção, assumindo-se como promissoras para os subtipos progressivos onde predomina a neurodegeneração. Os farmacêuticos hospitalares e comunitários desempenham um papel importante na terapêutica da esclerose múltipla, pois contribuem para o alcance de melhores resultados clínicos e melhoria da qualidade de vida do doente. Posto isto, esta dissertação pretende recolher e sistematizar o conhecimento disponível sobre a fisiopatologia da esclerose múltipla, diagnóstico, e terapêutica farmacológica atualmente implementada na clínica bem como explorar as novas abordagens terapêuticas mais promissoras.
- Análise do processo de ensino-aprendizagem da farmacovigilância em PortugalPublication . Perdigão, Margarida Isabel Grenha; Advinha, Ana Margarida Molhinho; Lopes, Manuel JoséA farmacovigilância destaca-se pela importância que tem na obtenção do conhecimento existente sobre cada medicamento, bem como na segurança do doente, devendo ser reconhecida como uma linha contínua de estudo. Constitui-se como uma componente de grande relevância nas atividades dos profissionais de saúde, sendo a notificação espontânea de suspeitas de reações adversas a medicamentos a sua principal face. No entanto, as atividades em farmacovigilância são cada vez mais diversificadas e exigentes a nível do rigor técnico-científico, sendo indispensável uma formação académica adequada às necessidades. Os profissionais devem possuir uma formação diferenciada que lhes permita desempenhar as suas funções de farmacovigilantes da forma mais simples, intuitiva e rigorosa possível. A subnotificação que ainda persiste pode ser preenchida através de programas de desenvolvimento profissional contínuo, reforçando o conhecimento teórico e prático nos planos curriculares dos cursos da área da saúde. Em consequência, profissionais com maior formação permitirão também aos cidadãos reconhecer a importância da farmacovigilância. O principal objetivo desta dissertação passa por descrever e caracterizar o processo de ensino-aprendizagem da farmacovigilância em Portugal, analisando os conhecimentos, as perceções e as atitudes dos estudantes e profissionais da área da saúde. No total, foram analisadas noventa e três fichas de unidades curriculares, dos dezassete cursos da área da saúde incluídos, nas quais apenas três referem a farmacovigilância como obrigatória e trinta e nove não abordam qualquer termo-chave. O questionário aplicado foi respondido por 650 pessoas entre estudantes (62%) e profissionais (38%). Destes, 81,9% dos estudantes revelou já ter ouvido falar de farmacovigilância e 70,7% dos estudantes, assim como 78,1% dos profissionais concordam totalmente que a mesma deva integrar os seus planos de estudo. Face a estes resultados, foi notória a necessidade de uma maior reflexão acerca da formação contínua aos profissionais em exercício, bem como a aposta na criação de uma unidade curricular que integre a farmacovigilância nos cursos da saúde.
- Violência no namoro: desconstrução de mitos e crenças junto dos/as jovensPublication . Filipe, Andreia Pontes; Almeida, António Fragoso deO presente relatório de estágio apresenta o trabalho desenvolvido no âmbito do estágio académico, no 2º ano do Mestrado em Educação Social, da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, na Sê Mais Sê Melhor – Associação para a Promoção do Potencial Humano, em Faro. O trabalho desenvolvido no decurso do estágio, permitiu identificar e analisar os mitos e crenças associados às relações de namoro, de jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos, e elaborar um projeto de intervenção que contribuísse para a sua desconstrução e que os/as consciencializasse para a problemática da Violência no Namoro. Os resultados obtidos demostram que houve uma mudança significativa ao nível dos mitos e crenças, antes e após a intervenção, e que os/as jovens ficaram mais consciencializados/as para esta problemática. Os/As jovens participantes referiram ainda, a relevância deste tipo de ações, tendo gostado das atividades e das estratégias utilizadas no decorrer do mesmo.
- Educação física como meio facilitador de aprendizagens de padrões matemáticos em crianças de 3 anosPublication . Gabadinho, Catarina Isabel Gonçalves; Guerreiro, António; Correia, VandaA educação física e a matemática, embora constituam domínios integrados numa mesma área de conteúdo da educação pré-escolar, a da área de expressão e comunicação, são muitas vezes utilizadas de forma desassociada pelos educadores, ou seja, ou abordam a matemática ou dinamizam sessões de educação física, não usufruindo da possível interligação entre estes domínios na sua intervenção pedagógica para potencializar as aprendizagens das crianças. Este estudo procura aprofundar o conhecimento sobre esta relação e propor formas de articulação que potenciem o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Este estudo de cariz qualitativo e quantitativo contou com a participação de vinte e quatro crianças de três anos de idade em contexto de Jardim de Infância. Como objetivo principal esta investigação pretende dar resposta à seguinte questão: “Será que a educação física promove aprendizagens de padrões matemáticos?”. Para tal, foi fulcral a utilização de diversos procedimentos metodológicos e instrumentos, tais como observação participante, notas de campo e entrevistas semiestruturadas, bem como averiguar se toda a intervenção educativa contextualizada teve algum impacto nas conceções das crianças acerca dos padrões de repetição. Os resultados demonstraram que tanto as sessões de educação física como as sessões de matemática, com padrões de repetição em contexto de sala de atividades, tiveram um valor acrescentado nas conceções das crianças e no desenvolvimento do conhecimento acerca dos padrões de repetição. Contudo, o grupo de crianças que realizou as sessões de educação física teve ainda uma maior facilidade na construção dos padrões de repetição. Os resultados realçam a importância da ligação entre diferentes áreas de conteúdo, neste caso entre a matemática e a educação física, bem como a exploração do jogo, no contexto das aprendizagens das crianças no Pré-escolar.
- O cuidador informal de idosos: contribuições para o estudo das suas necessidades, sobrecarga, resiliência e otimismoPublication . Cabanita, Margarida Curado; Martins, Maria HelenaO aumento da população envelhecida, aliado à carência de instituições vocacionadas para o atendimento de idosos tem vindo a incrementar a necessidade de que os familiares se tornem eles próprios cuidadores informais dos seus familiares idosos. O presente estudo tem como objetivo analisar as necessidades percebidas, a sobrecarga, a resiliência e o otimismo dos cuidadores informais de idosos com dependência significativa. Participaram neste estudo descritivo-correlacional, 42 cuidadores informais de idosos (N = 42), com idades compreendidas entre os 22 e os 74 anos (M = 50.45; DP = 11.16). Utilizaram-se os seguintes instrumentos: Questionário Sociodemográfico; Questionário de Necessidades Percebidas (2015); Questionário de Avaliação da Sobrecarga do Cuidador Informal (QASCI, 2015); Escala Measuring State Resilience (MSR, 2015); e Escala sobre o Otimismo (1998). Os principais resultados apresentaram que a maior parte destes cuidadores são do género feminino, média de idades de 50.25 anos. Mais de metade dos inquiridos são filhos dos idosos cuidados. Estes cuidadores inquiridos no presente estudo apresentam necessidades moderadas e moderada sobrecarga, elevada resiliência e elevado otimismo. Estes dados significam que estes cuidadores informais percebem que têm necessidades que não estão a ser respondidas e que sentem alguma sobrecarga advinda do cuidado aos seus idosos. No entanto, mostram resiliência para enfrentar os obstáculos advindos deste papel e otimismo perante o presente e o futuro das suas vidas. Relativamente às variáveis em estudo, constata-se ainda que, quando as necessidades dos cuidadores aumentam, a sobrecarga aumenta também, enquanto a resiliência e o otimismo se apresentam menos elevados. Constata-se, ainda, que quando a sobrecarga aumenta, a resiliência e o otimismo tendem a apresentar resultados mais baixos. Por outro lado, quando a resiliência aumenta, o otimismo também aumenta. Face a estes resultados, é importante, promover a capacitação dos cuidadores informais dos idosos dependentes, permitindo simultaneamente uma melhor capacidade de enfrentamento das adversidades e otimismo.
- Application of SWASH to determine overtopping during storm events in the port of Ericeira and its introduction into HIDRALERTA systemPublication . Manz, Anika; Zózimo, Ana Catarina; Hervas, Juan Luis GarzonThe assessment of wave-induced overtopping in coastal areas is fundamental for the implementation of local safety measures, such as coastal defence structures. Coastal flooding forecast systems have gained importance in coastal areas in recent years to ensure the safety of people and goods and to reduce damage caused by wave overtopping during storm events. In Portugal, no fully operational early warning system exists. This dissertation is a contribution to the project To-SEAlert, which aims at increasing the efficiency and reliability of the wave overtopping and flooding forecast system HIDRALERTA, developed by the Portuguese National Laboratory of Civil Engineering. The main goal of this study was to test the capability of the numerical model SWASH to be implemented in the HIDRALERTA system for the Ericeira harbour prototype. In order to achieve this goal, the model was first applied to simulate a testcase and to conduct a sensitivity analysis. For Ericeira harbour, the model was calibrated for storms with different wave conditions and for two breakwater profiles with the approach currently implemented in HIDRALERTA, the neural network NN_OVERTOPPING2. The main work consisted in the calibration of the Manning coefficient for the two breakwater profiles with armour layers of Antifer cubes and Tetrpods. Five expressions for the determination of the Manning coefficient were developed: one equation for the profile with Antifer cubes under normal wave attack and four for the profile of Tetrapods under (i) normal wave attack, (ii) oblique wave attack with incident angles between 15 and 50°, (iii) oblique wave attack with incident angles between 15 and 30° and (iv) oblique wave attack with incident angles between 30 and 50°. The results showed that the SWASH model is sensitive to changes in grid size, the number of simulated waves and in bottom friction. SWASH is capable of matching the discharges estimated by NN_OVERTOPPING2 with a calibrated Manning coefficient. The developed expressions showed small errors between the calculated and calibrated Mannings and revealed that the incident wave angle has an influence on the Manning coefficient and must be included in the simulations. Despite an underestimation of the overtopping discharge in some cases (with respect to the ones estimated by NN_OVERTOPPING2) the SWASH model was found to deliver overall good results when applied with Manning coefficients calculated by the developed expressions and capable of being implemented in HIDRALERTA.
- Human-centered place branding: an integrated approach to place brandingPublication . Golestaneh, Seyed Homayoun; Guerreiro, Manuela; Pinto, Patrícia; Mosaddad, Seyed HashemRecently, several scholars have called for rethinking the concept of place branding (PB), articulating fundamental questions in favour of furthering its theory and practice. They have suggested the re-assessment of the applications, constructs, measures, and strategies of PB which necessitate the cross-disciplinary elaborations towards the development of the field. Place branding is, however, considered a complex social practice due to the multiplicity of stakeholders, diversity of components and approaches involved in the process, as well as the complexity of the places where the process takes place. Hence, an alternative integrated perspective is required that extends conventional approaches and frameworks beyond mere economic interests and fixed market-driven solutions. The purpose of this thesis is to conceptualise an integrated place branding (IPB) framework, to determine and demonstrate how such a framework can be developed, and to reflect upon what an integrated approach implies for the development of PB theory and practice. The research indicates that the development of such a process requires long-term negotiation and participation of internal stakeholders, an all-inclusive human-centred approach, and the application of social innovation (SI) strategies. The proposed framework is then examined through a survey of residents of six different cities in Canada, Iran, and Portugal. Partial Least Squares Structural Equation Modeling (PLSSEM) is used to empirically evaluate the proposed framework. This thesis provides several theoretical and practical contributions to the field. While developing an IPB framework based on SI strategies, this study represents a practical tool for policymakers and brand managers to foster, facilitate and enhance the processes of PB, development, and transformation in an integrated way. This thesis’ findings highlight the impact of IPB on several aspects of improvements in the place including sociocultural, institutional, and territorial developments. The results indicate such a framework can bring about changes in community values, beliefs, and norms, socio-political relations, and overall image of the place supporting the development of innovative practices and multi-purpose activities and fostering a creative atmosphere and competencies in the place that might improve the local economy. The findings also show the opportunities for the development of a multilevel governance system that involves disadvantaged groups in decisions, and new multiscalar social organisations that support social inclusion and community empowerment.
- Framework for controlling automation devices based on gesturesPublication . Santos, Jedid-jah Dorneles dos; Rodrigues, J. M .F.; Martins, I. M.Nowadays people's routine is becoming more and more fulfilled, when we are at home or in the office we have constant activities, appointments, and meetings. With the growth of technology, there are several ways it can help and even replace people in certain tasks. Nevertheless, many mundane tasks are not yet possible to be done only by a computer or a robot, and machines and people must work together to achieve the objective. Specifically, devices such as sensors or actuators have become very common in our daily life and they are a great help to have a more comfortable environment in our homes or our work, once they allow us to control the lighting, air conditioning, or multimedia, etc. With this in mind, it is important to develop adaptive interfaces that can instantly adjust to the needs and conditions of each user, making people’s activities more efficient. This dissertation presents a framework that performs the integration of human actions, being gestures and/or poses to activate and control devices that have the standard KNX protocol. A pose detection algorithm is used to detect different gestures/poses, where each gesture or group of gestures integrated with KNX allows easy and universal communication with various types of existing automation devices. The algorithm has standard gestures/poses which are obtained by making comparisons between the coordinates (key points) obtained by the pose estimation, comparing the key points, for example, of the wrist and shoulder for detection of a gesture where the user raises the arm vertically. In addition to standard gestures/poses, it is possible to carry out training so that the algorithm can learn new gestures and, in this way, being adaptive for each type of user. This way, with the detection of the user's gesture/pose, an interaction is then made with the home automation different types of equipment by KNX protocol, each user's gesture performs an interaction on the equipment, such as activating, deactivating, changing its intensity or its mode of operation. The results show that the framework is capable of effortlessly controlling different devices with different functionalities.
- Serviço de apoio domiciliário em crianças com necessidades específicas – o papel dos cuidadores formaisPublication . Rosa, Ana Sofia Coelho da; Martins, Maria Helena VenâncioA presente dissertação de mestrado tem como problemática central as perceções e experiências dos cuidadores formais sobre o seu papel nos serviços de apoio domiciliário a crianças com necessidades específicas. O interesse e justificação para a presente investigação reside na extrema importância do papel dos Cuidadores Formais no apoio às atividades da vida diária de crianças com necessidades específicas, e ainda pelo facto de que esta função é por vezes desvalorizada e esquecida pela nossa sociedade. Como objetivo geral pretende-se conhecer e analisar os fatores que influenciam a prática dos cuidadores formais nos serviços de apoio domiciliário. Para explorar o papel dos cuidadores formais, o presente estudo fundamentou-se numa metodologia fundamentalmente qualitativa de pesquisa fenomenológica, utilizando entrevistas semiestruturadas como instrumento de recolha de dados e a respetiva análise de conteúdo. Pretende-se ainda, alicerçando-se numa metodologia quantitativa, adicionar alguns dados quantitativos através da aplicação de um questionário para apoiar os resultados. Os questionários foram aplicados a 8 cuidadores formais (N = 8), com idades compreendidas entre os 30 e mais de 50 anos. Numa segunda fase do estudo, foram selecionados dois cuidadores formais para responderem às entrevistas semiestruturadas. Os resultados indicaram que os cuidadores formais sentem falta de apoio por parte dos responsáveis do SAD, e apontam a escassez de formações apropriadas para a realização dos serviços que desempenham, como sendo, a maior problemática no seu dia-a-dia e o maior fator de insatisfação. Espera-se que esta investigação contribua para que os participantes possam sentir que vão realizar aportações importantes que possam colmatar um pouco o hiato de informação no que diz respeito ao papel de um cuidador formal em contexto de serviço de apoio domiciliário com crianças com necessidades específicas, valorizando o seu papel enquanto profissionais, mas também, como seres humanos que diariamente procuram melhorar a qualidade de vida destas crianças.