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- Bioprospecting anti-inflammatory compounds in three diatoms, Cylindrotheca closterium, Cylindrotheca fusiformis and Nanofrustulum shiloiPublication . Kautzmann, Britta; Barreira, Luísa; Varela, J.As microalgas como produtores primários e na sua maioria fotossintéticos são consideradas organismos importantes para o equilíbrio ambiental, pela sua elevada capacidade de fixar CO2, o que contribui para o sequestro global deste composto. As microalgas pela sua diversidade e composição bioquímica são ainda descritas como uma fonte de compostos bioativos, que se encontra pouco explorada, mas que tem diversas aplicações biotecnológicas. Este grupo de organismos podem ser classificados de diversas formas, sendo a mais comum baseada no perfil de pigmentos, que lhes confere diferentes cores. Os grupos mais frequentemente descritos dividem-se em algas procarióticas, que engloba as "algas azuis" (Cyanophyta), algas eucarióticas, que inclui as algas verdes (Chlorophyta), castanhas (Phaeophyceae), castanho-douradas (Chrysophyceae), vermelhas (Rhodophyta), e mais dois grupos principais como dinoflagelados (Dinoflagellata) e as diatomáceas (Bacillariophyceae). Os compostos provenientes da biomassa de microalgas são utilizados em várias indústrias, como a alimentar humana e animal (produção de rações), agrícola (fertilizantes), farmacológica e energética. Compostos como ácidos gordos essenciais, proteínas e carotenoides, entre outros, podem ser encontrados em microalgas, tendo a maioria sido reportada como contendo atividades antioxidantes e anti-inflamatórias. A investigação ligada à procura de novos compostos tem como principal objetivo encontrar novos ingredientes ativos para desenvolvimento de fármacos que possam ser utilizados em doenças comuns na população, como as doenças inflamatórias crónicas. Um dos grupos de microalgas menos explorado na área biomédica e farmacêutica são as diatomáceas. Estes organismos, estão envolvidos por uma frústula bipartida, uma estrutura vítrea e translúcida formada por sílica e que forma a sua parede celular. As diatomáceas têm dois tipos de divisão celular, mitótica por divisão celular vegetativa e reprodução sexual, por meiose. A divisão celular vegetativa ocorre através da divisão da membrana plasmática na célula parental com a construção da respetiva segunda válvula nas células filhas. O conteúdo celular das diatomáceas inclui pigmentos fotossintéticos como a clorofila, em particular as clorofilas a e c1, c2 e c3, bem como a fucoxantina. Ambos os pigmentos são conhecidos pela sua forte capacidade antioxidante e anti-inflamatória. Foram ainda reportados na sua composição compostos bioativos com capacidade antioxidante, como fenólicos, ácidos gordos polinsaturados (PUFA), flavonoides, tocoferóis e alcaloides. A produção de diatomáceas marinhas requer nutrientes, fornecimento de luz e um sistema de cultivo adequado. Os sistemas de produção podem ser divididos em 2 grupos: sistemas fechados e abertos. Sistemas abertos, que podem ser tanques abertos ou raceways (sistemas que possuem uma pá mecânica que movimenta a cultura), são mais utilizados, em instalações de larga escala, para produção de biocombustíveis e fertilizantes. Os sistemas fechados, que incluem os fotobiorreatores (PBRs), podem apresentar vários formatos, desde colunas, painéis planos e PBRs tubulares. São sistemas translúcidos, equipados com sistemas de aeração e menos sujeitos aos fatores externos. São usados na produção de compostos de alto valor comercial uma vez que sendo sistemas fechados permitem exercer um maior controlo sobre as condições de cultivo. Neste sentido, o objetivo principal deste trabalho foi avaliar a capacidade antioxidante e anti-inflamatória para valorização da biomassa de três espécies de diatomáceas marinhas, nomeadamente Cylindrotheca closterium, Cylindrotheca fusiforme e Nanofrustulum shiloi. As microalgas Cylindrotheca eram provenientes da coleção do laboratório MarBiotech (CCMAR, Universidade do Algarve) e Nanofrustulum shiloi, foi fornecida como pasta ultracongelada pela empresa Necton (Olhão). No que respeita às duas espécies de Cylindrotheca em estudo, numa primeira etapa, foi necessário proceder em condições laboratoriais ao aumento de escala para produção de 10 g de biomassa seca de cada espécie. Numa segunda fase, a biomassa das três microalgas foi extraída com diferentes solventes, nomeadamente hexano, acetato de etilo e etanol. Por usa vez, os extratos gerados foram usados para a determinação da sua capacidade antioxidante e anti-inflamatória. Para a determinação da atividade antioxidante, foram realizados ensaios de DDPH (2,2-Diphenyl-1-picrylhydrazyl) e ensaios de atividade redutora de ferro, como uma etapa de triagem para os consequentes testes anti-inflamatórios. Estes consistiram em ensaios de inibição de enzima conversora da angiotensina (ECA) e de inibição da ciclooxigenase-2 (COX-2). A última fase correspondeu à identificação tentativa dos compostos bioativos responsáveis pelas atividades. Os extratos etanólicos de C. fusiformis e de N. shiloi demonstraram ser os mais ativo nos ensaios anti-inflamatórios, exibindo uma capacidade de inibição da COX-2 de 63.78% e de 67.73% para N. shiloi e C. fusiformis, respetivamente. No ensaio de inibição da ECA obtiveram-se valores de 58.93% e de 48.72% de inibição para N. shiloi e C. fusiformis, respetivamente, quando testados a uma concentração de 1 mg ml-1. Posteriormente o extrato etanólico de Nanofrustulum shiloi foi selecionado para ser fracionado por cromatografia líquida. As frações contendo massa suficiente foram novamente analisadas e os resultados obtidos levaram à seleção final de 2 frações (F10, F13). Ambas demonstraram inibição da ECA de 82.76% (F 10) e de 92.47 % (F13) à concentração de 0.5 mg ml-1. Ambas foram ainda testadas quanto à sua capacidade para inibir a ciclooxigenase-1 (COX-1), sendo a fração F10 inibidora seletiva da COX-2 (83.44% à concentração de 0.5 mg ml-1) e a fração F13 apresentando uma inibição significativamente mais forte da COX-2 (81.93% à concentração de 0.5 mg ml-1) do que da COX-1 (20.10% à concentração de 0.5 mg ml-1). As duas frações foram submetidas a cromatografia gasosa combinada com espectrometria de massa (GC-MS) para determinar os possíveis compostos ativos responsáveis pela atividade anti-inflamatória. Em ambas as frações foram detetados ácidos gordos polinsaturados (PUFAs) omega-3, com efeitos anti-inflamatórios conhecidos, que podem ter origem em compostos de natureza lipídica abundantes em microalgas como os acilgliceróis, fosfolípidos, glicolípidos, entre outros. Foram ainda observados carotenoides nas duas frações ativas, revelados pela intensa coloração laranja ou verde. Contudo, a sua análise por cromatografia líquida (HPLC), não possibilitou a identificação de carotenoides conhecidos. A presença de compostos com absorvância no comprimento de onda entre 230-260 nm indicam ainda a presença de compostos fenólicos. À escala laboratorial as culturas de C. fusiformis apresentaram melhores resultados de crescimento do que C. closterium, sugerindo a sua aplicação para ensaios de produção a escala industrial. Os resultados referentes às propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, demonstram que os extratos etanólicos para as microalgas C. fusiformis e N. shiloi possuem atividade antioxidante e anti-inflamatória e, assim, potencial biotecnológico.
- Experiência de consumo online: um olhar sobre as artes de palcoPublication . Silva, Jéssica Rodrigues de Aquino; Guerreiro, Manuela; Andraz, Jorge MiguelFace às mudanças sociais ocorridas devido às restrições sanitárias estabelecidas pela atual crise pandémica, principalmente no que diz respeito ao setor cultural, esta pesquisa tem como objetivo explorar a experiência de consumo online na perspetiva dos públicos, no caso de eventos de artes de palco ocorridos sob influência da Pandemia Covid-19. O estudo empírico, quantitativo, foi realizado através de inquérito por questionário online, partilhado através das redes sociais junto de uma amostra por conveniência e segundo o método da bola de neve. Os dados recolhidos foram analisados com o suporte do software IBM SPSS Statistics, versão 25. Esta pesquisa contribui para uma compreensão mais alargada sobre a experiência de consumo em ambiente digital por parte do público de eventos de artes de palco, explorando-se a sua relação com intenções comportamentais futuras. Os resultados obtidos identificam fatores que permitem um melhor conhecimento ao nível das intenções comportamentais relativamente a experiências de consumo online de eventos de artes de palco. Destacam-se, neste caso, o país de residência, o nível de formação escolar e o género dos respondentes.
- Response of thymus lotocephalus in vitro cultures to drought stress and role of green extracts in cosmeticsPublication . Mansinhos, Inês; Gonçalves, Sandra; Rodríguez-Solana, Raquel; Duarte, Hugo; Ordóñez-Díaz, José Luis; Moreno-Rojas, José Manuel; Romano, AnabelaThe impact of drought stress induced by polyethylene glycol (PEG) on morphological, physiological, (bio)chemical, and biological characteristics of Thymus lotocephalus López and Morales shoot cultures have been investigated, as well as the potential of iron oxide nanoparticles, salicylic acid, and methyl jasmonate (MeJA) as alleviating drought stress agents. Results showed that PEG caused oxidative stress in a dose-dependent manner, raising H2O2 levels and reducing shoots’ growth, photosynthetic pigment contents, and phenolic compounds production, especially phenolic acids, including the major compound rosmarinic acid. Moreover, Fourier Transform Infrared Spectra analysis revealed that PEG treatment caused changes in shoots’ composition, enhancing terpenoids biosynthesis. PEG also decreased the biological activities (antioxidant, anti-tyrosinase, and photoprotective) of the eco-friendly extracts obtained with a Natural Deep Eutectic Solvent. MeJA was the most efficient agent in protecting cells from oxidative damage caused by drought, by improving the biosynthesis of phenolics, like methyl 6-O-galloyl-β-D-glucopyranoside and salvianolic acids, as well as improving the extracts’ antioxidant activity. Altogether, the obtained results demonstrated a negative impact of PEG on T. lotocephalus shoots and an effective role of MeJA as a mitigating agent of drought stress. Additionally, extracts showed a good potential to be used in the cosmetics industry as skincare products.
- Estudo de mercado para introdução do chocolate pacari, no mercado portuguêsPublication . Tapia, Nora Cristina Ayala; Pereira, Luís NobreO presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo de mercado quantitativo que produza informação para suportar o desenho de uma estratégia de marketing para a comercialização de um chocolate de origem equatoriano no mercado português. O chocolate equatoriano - chocolate Pacari - é um produto que tem várias caracteristicas de diferenciação, nomeadamente é um chocolate 100% biológico, vegano, livre de soja, livre de laticínios, livre de glúten, não inclui organismos geneticamente modificados (transgénicos), livre de químicos e rico em antioxidante. Neste estudo de mercado foi estudada a população residente em Faro através de um inquérito por questionário através de entrevista pessoal. Foi observada uma amostra de 200 indivíduos com pelo menos 18 anos de idade, entre os meses de março e abril de 2021. A amostra foi selecionada da população de estudantes da Universidade de Algarve e da população residente em Faro. Foram estudados os hábitos de consumo, a influencia de conhecer o país de origem no momento de compra e consumo de chocolate, o lugar onde costuma comprar e tomar conhecimento de chocolates no mercado, assim como um estudo do preço, para o qual foram usadas as técnicas de avaliação contingente e de van westendorp. As conclusões apuradas permitem-nos fazer una recomendação acerca da estratégia de marketing mix, para as variáveis preço, distribuição e promoção, mais adequadas para a empresa introduzir o chocolate Pacari no mercado português. Recomenda-se que o principal meio de distribuição sejam os supermercados e hipermercados, devido à sua acessibilidade e variedade de produtos oferecidos. O meio de promoção preferido pelos respondentes para tomarem conhecimento do chocolate é o folheto, pelo que se recomenda que o chocolate Pacari seja divulgado desta forma em Portugal. Por último, recomenda-se que o preço para um chocolate de 50 g esteja comprendido entre 1,9 € e 3,0 €.
- Transformações geométricas no 2.º ciclo do ensino básico: conexões com o artesanatoPublication . Moita, Matilde Pato; Guerreiro, AntónioA forma como se aprende ou como se ensina matemática depende da predisposição e dedicação do professor. As tarefas que o docente utiliza na sala de aula e a forma como são exploradas são fatores primordiais na aprendizagem da matemática. A presente investigação foi desenvolvida numa turma do 6.º ano do 2.º ciclo do ensino básico, no concelho de Faro, composta por vinte e três alunos. O principal objetivo desta investigação era desenvolver diferentes estratégias de ensino de forma que as transformações geométricas sejam compreendidas e exploradas, sem recorrer à exposição tradicional e aos manuais escolares. Assim sendo, foram delineados quatro momentos de intervenção interligados com o artesanato, mais concretamente com os Tapetes de Arraiolos. Para sistematizar a investigação foram delineadas duas questões de pesquisa: (i) De que forma é que a geometria articulada com o artesanato promove aprendizagens significativas, associadas às transformações geométricas, em alunos do 6.º ano? (ii) Que potencialidades e limitações têm a implementação destas tarefas, na aprendizagem das isometrias? Para este estudo optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa de caráter exploratório. Os instrumentos de recolha de dados foram as observações diretas, os registos fotográficos, as gravações áudio, que possibilitaram registar os diálogos e as discussões em sala de aula, e as produções dos alunos. Desta forma, através de uma panóplia de instrumentos de recolha de dados, podemos concluir que as tarefas matemáticas contribuíram para o desenvolvimento da comunicação, do raciocínio e da argumentação, em que os alunos mostraram uma significativa participação, um desempenho satisfatório e, ainda, despertaram o gosto pela matemática e pelo artesanato.
- Experiência e intenções comportamentais online em plataformas digitais de comédiaPublication . Ponte, Patrícia Sofia Pereira; Guerreiro, Manuela; Andraz, Jorge MiguelO propósito desta investigação prende-se com o interesse em compreender a experiência do consumidor e as intenções comportamentais no caso do stand-up comedy, um género artístico cujo sucesso no âmbito dos espetáculos ao vivo é emergente e a investigação escassa. Assim, o objetivo geral do estudo é compreender a influência do envolvimento em comunidades online na formação da experiência de consumo e o seu impacto nas intenções futuras de recomendação. Os objetivos específicos procuram, pois, testar a influência 1) da experiência online do consumidor nas intenções comportamentais online, 2) do online community engagement nas intenções comportamentais online, 3) da interação online entre consumidores nas intenções comportamentais online, 4) da interação online entre consumidores na experiência online do consumidor, 5) do engagement com o conteúdo online na experiência online do consumidor e 6) da experiência online do consumidor no online community engagement. O estudo empírico decorreu junto de comunidades online subscritoras da plataforma Patreon. Concretamente, são analisadas comunidades online geridas por comediantes portugueses que, através da plataforma Patreon disponibilizam conteúdos exclusivos e pagos. No quadro de uma abordagem de marketing de experiências, e face aos objetivos propostos para este estudo, optou-se por uma pesquisa quantitativa, com recurso a inquérito por questionário administrado junto de uma amostra selecionada por conveniência entre os membros das referidas comunidades online. Para além de uma análise descritiva, a relação entre as variáveis foi analisada através da modelagem de equações estruturais. Os principais resultados confirmam a relação positiva entre a experiência online e o engagement em comunidades online na formação de intenções comportamentais online futuras. Além disso, o engagement com o conteúdo online influencia positivamente a experiência de consumo online e a experiência online do consumidor influencia positivamente o online community engagement. Por outro lado, as hipóteses de que a interação online entre consumidores teria um impacto positivo na experiência online do consumidor e nas intenções comportamentais online, não foram confirmadas. A principal limitação desta pesquisa está associada à escassez de literatura sobre o stand-up comedy ou conteúdos humorísticos aplicados à área do marketing, principalmente. quando estudada uma plataforma online de acesso a conteúdos exclusivos criada em 2013. O método de amostragem por conveniência, apresenta algumas limitações, bem como a própria amostra que, pela sua homogeneidade, dificulta a transposição das conclusões retiradas à população geral que aprecia este género artístico. A forma como os comediantes estudados organizam as funcionalidades disponibilizadas aos membros das suas comunidades online apresenta-se como uma limitação, ao impossibilitá-los de interagir, por sua iniciativa, com os outros membros. Todavia, esta interação e a sua ligação com a qualidade da experiência do consumidor estão fora do controlo da organização e apresentam dificuldade na sua monitorização e melhoramento. Através desta investigação é possível evidenciar o papel do online community engagement na experiência e intenções comportamentais online dos consumidores. Por se tratar de um resultado cujas implicações para a gestão podem ser potencialmente generalizadas a outros géneros artísticos e plataformas deste género, considera-se pertinente a realização de estudos mais aprofundados em investigações futuras. O valor acrescentado deste trabalho reside no seu caráter embrionário, não só no que diz respeito ao objeto de estudo – género artístico stand up comedy -, mas também no que diz respeito às variáveis consideradas e as relações entre elas.