Browsing by Issue Date, starting with "2024-05-01"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Acompanhamento de proximidade social às pessoas e famílias em situação de emergência, vulnerabilidade e exclusão social do concelho de PortimãoPublication . Luz, Suzana Isabel Pacheco Rocha da; Almeida, António Fragoso deO presente trabalho de investigação insere-se no mestrado em Educação Social, da Universidade do Algarve e tem como objetivo compreender a realidade de emergência social do Concelho de Portimão, tendo por base o Serviço de Atendimento e o Acompanhamento Social - SAAS, a celebração e o acompanhamento dos Contratos de Inserção dos Beneficiários da Medida Rendimento Social de Inserção e o Serviço de Emergência Social. Estes problemas sociais respeitam a situações de vulnerabilidade e exclusão social, sendo que o Serviço de Emergência Social exige uma capacidade de perceber todas as realidades circundantes, ou seja, todos os sistemas para melhor os colocar em interação, principalmente no que respeita ao sistema familiar, de modo a intervir com estas famílias para as inserir socialmente, procurando aprofundar os conhecimentos sobre o fenómeno em causa, dando resposta aos problemas e necessidades identificados deste grupo populacional, numa intervenção enquadrada no contexto da autarquia. O método de investigação utilizado neste estudo foi de natureza qualitativa e descritiva. O estudo decorreu no concelho de Portimão, no Algarve, tendo como foco principal o SAAS de Portimão. A análise dos resultados mostra que existem muitos fatores que afetam a dificuldade de inserção social destes beneficiários. Alguns destes fatores estão intrinsecamente ligados à falta de habitação, à falta de formação profissional e à baixa qualificação, que constituem obstáculos à obtenção de determinados postos de trabalho que exigem qualificações. Algumas das estratégias para a inserção laboral incluem o reforço de recursos humanos, para um acompanhamento de maior proximidade com os beneficiários da medida, de modo que se verifique uma integração plena nas valências económica, social e cultural.
- Autonomia e competências sociais de crianças e jovens institucionalizadosPublication . Pires, Núria Isabel Teixeira; Almeida, António Carlos Pestana Fragoso deO presente Relatório de Estágio descreve o trabalho desenvolvido no âmbito do estágio académico, no 2º ano do Mestrado de Educação Social, da Escola Superior de Educação e Comunicação na Universidade do Algarve. O estágio foi desenvolvido na Cruz Vermelha Portuguesa- Delegação de Tavira, na Casa de Acolhimento |Centro de Apoio Integrado a Crianças– “A Gaivota” (CA|CAIC). O objetivo era preparar as crianças e jovens do CA|CAIC- “A Gaivota” para uma vida após a Casa de Acolhimento, e por esse motivo apoiá-las na aquisição da autonomia e das competências sociais das crianças e jovens dos 0 aos 17 anos. Para este estudo recorri à observação direta, às conversas informais e ao registo no diário de campo. Além destes instrumentos de recolha de dados foram também implementadas várias atividades a fim de trabalhar a autonomia e as competências sociais das crianças e jovens institucionalizados. Tendo em conta os resultados obtidos é possível verificar que a minha intervenção alterou positivamente essas competências.
- Chlamydia trachomatis and Neisseria gonorrhoeae detection: Comparing the recommended detection methods and the ones used in a regional hospital laboratoryPublication . Ling, T.; Pereira, A.; Loureiro, A.; Silva, M. J.Sexually Transmitted Infections (STI) are a group of infections that spread primarily through unprotected sexual contact and can cause serious consequences if not treated. STIs continue to be a significant public health issue with a direct impact in the sexual health of millions of people worldwide.
- Hemolytic uremic syndrome in children: a case reportPublication . Ling, T.; Loureiro, A.; Silva, M. J.The Hemolytic Uremic Syndrome (HUS) is characterized by the simultaneous occurrence of microangiopathic hemolytic anemia, thrombocytopenia, and acute kidney injury, caused by microvascular thrombosis. HUS can be classified as acquired or hereditary according to its pathophysiology. The main cause of acquired HUS are infections caused by Shiga toxin-producing Escherichia coli infections (STEC-HUS), while hereditary HUS is mainly caused by complement factors gene mutations. Worldwide incidence of HUS is estimated to be 2-3 cases per 100.000 children, of which 90% are STEC-HUS.