No Thumbnail Available

Autonomia e competências sociais de crianças e jovens institucionalizados

Relatório de Estágio Final.pdf873.21 KBAdobe PDF Download

O presente Relatório de Estágio descreve o trabalho desenvolvido no âmbito do estágio académico, no 2º ano do Mestrado de Educação Social, da Escola Superior de Educação e Comunicação na Universidade do Algarve. O estágio foi desenvolvido na Cruz Vermelha Portuguesa- Delegação de Tavira, na Casa de Acolhimento |Centro de Apoio Integrado a Crianças– “A Gaivota” (CA|CAIC). O objetivo era preparar as crianças e jovens do CA|CAIC- “A Gaivota” para uma vida após a Casa de Acolhimento, e por esse motivo apoiá-las na aquisição da autonomia e das competências sociais das crianças e jovens dos 0 aos 17 anos. Para este estudo recorri à observação direta, às conversas informais e ao registo no diário de campo. Além destes instrumentos de recolha de dados foram também implementadas várias atividades a fim de trabalhar a autonomia e as competências sociais das crianças e jovens institucionalizados. Tendo em conta os resultados obtidos é possível verificar que a minha intervenção alterou positivamente essas competências.
This Internship Report describes the work developed within the scope of the academic internship, in the second year of the Master of Social Education, at Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. The internship was carried out at the Cruz Vermelha Portuguesa- Delegação de Tavira, na Casa de Acolhimento|Centro de Apoio Integrado a Crianças – “A Gaivota” (CA|CAIC). The objective was to prepare the children and young people from CA|CAIC- “A Gaivota” for a life after the Shelter, and for this reason support them in acquiring autonomy and social skills of children and young people aged 0 to 17. For this study, direct observation, informal conversations and recording in the field diary were recorded. In addition to these data collection instruments, several activities were also innovative to work on the autonomy and social skills of institutionalized children and young people. Considering the results obtained, it is possible to verify that my intervention positively changed these skills.

Autonomia Competências Sociais Crianças Jovens Institucionalização Educação Social